A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945 |
Resumo: | Resumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionais |
id |
CAMP_46f98eef5968f1ab372784c6b5dd1469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376020 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-CunhaThe viola and its sounds : exploration of expressive aspects in the concerto for viola and orchestra by Antônio Borges-CunhaMúsica brasileiraPerformance (Arte)ViolaBrazilian musicMúsica contemporâneaPerformance artContemporary musicArtigo originalResumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionaisAbstract: Based on observations gained while preparing for the performance of the Concerto for Viola and Orchestra by Antônio Borges-Cunha (2007) the aim is to investigate how the composer explored the sonorous possibilities of the solo viola in this work by questioning the relationship between the composer’s stylistic attributes and the fundamentals of instrumental technique. In order to enhance the means of discussing the topic, concepts like "tradition"– as it relates to the viola specifically – and "timbre" are also analyzed. In conclusion, there is a predominance of writing that provokes an atmosphere associated to the idea of tradition and that, even in passages where the prevailing sonority moves away from this notion, instrumental technique stays within traditionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKubala, Ricardo LoboBiaggi, Emerson Luiz de, 1961-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15945KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376020porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T18:30:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-13T18:30:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha The viola and its sounds : exploration of expressive aspects in the concerto for viola and orchestra by Antônio Borges-Cunha |
title |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
spellingShingle |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha Kubala, Ricardo Lobo Música brasileira Performance (Arte) Viola Brazilian music Música contemporânea Performance art Contemporary music Artigo original |
title_short |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
title_full |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
title_fullStr |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
title_full_unstemmed |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
title_sort |
A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha |
author |
Kubala, Ricardo Lobo |
author_facet |
Kubala, Ricardo Lobo Biaggi, Emerson Luiz de, 1961- |
author_role |
author |
author2 |
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kubala, Ricardo Lobo Biaggi, Emerson Luiz de, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música brasileira Performance (Arte) Viola Brazilian music Música contemporânea Performance art Contemporary music Artigo original |
topic |
Música brasileira Performance (Arte) Viola Brazilian music Música contemporânea Performance art Contemporary music Artigo original |
description |
Resumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionais |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945 KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945 |
identifier_str_mv |
KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835726254080 |