A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubala, Ricardo Lobo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945
Resumo: Resumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionais
id CAMP_46f98eef5968f1ab372784c6b5dd1469
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376020
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-CunhaThe viola and its sounds : exploration of expressive aspects in the concerto for viola and orchestra by Antônio Borges-CunhaMúsica brasileiraPerformance (Arte)ViolaBrazilian musicMúsica contemporâneaPerformance artContemporary musicArtigo originalResumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionaisAbstract: Based on observations gained while preparing for the performance of the Concerto for Viola and Orchestra by Antônio Borges-Cunha (2007) the aim is to investigate how the composer explored the sonorous possibilities of the solo viola in this work by questioning the relationship between the composer’s stylistic attributes and the fundamentals of instrumental technique. In order to enhance the means of discussing the topic, concepts like "tradition"– as it relates to the viola specifically – and "timbre" are also analyzed. In conclusion, there is a predominance of writing that provokes an atmosphere associated to the idea of tradition and that, even in passages where the prevailing sonority moves away from this notion, instrumental technique stays within traditionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKubala, Ricardo LoboBiaggi, Emerson Luiz de, 1961-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15945KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376020porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-13T18:30:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-13T18:30:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
The viola and its sounds : exploration of expressive aspects in the concerto for viola and orchestra by Antônio Borges-Cunha
title A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
spellingShingle A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
Kubala, Ricardo Lobo
Música brasileira
Performance (Arte)
Viola
Brazilian music
Música contemporânea
Performance art
Contemporary music
Artigo original
title_short A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
title_full A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
title_fullStr A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
title_full_unstemmed A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
title_sort A viola e seus sons : exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha
author Kubala, Ricardo Lobo
author_facet Kubala, Ricardo Lobo
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
author_role author
author2 Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kubala, Ricardo Lobo
Biaggi, Emerson Luiz de, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Música brasileira
Performance (Arte)
Viola
Brazilian music
Música contemporânea
Performance art
Contemporary music
Artigo original
topic Música brasileira
Performance (Arte)
Viola
Brazilian music
Música contemporânea
Performance art
Contemporary music
Artigo original
description Resumo: Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploracão das possibilidades sonoras na escrita para a viola solista, por meio de questionamentos a respeito das relações entre seus atributos estilísticos e elementos da técnica instrumental. A fim de aprimorar mecanismos para discussão do tema, também são trabalhados conceitos como os de "tradição", no que se relaciona a especificidades da viola, e de "timbre". Concluindo, observa-se um predomínio de escrita que remete a atmosferas associadas à ideia de tradição e que, mesmo em trechos onde sobressaem sonoridades que apontam para o afastamento dessa noção, a técnica instrumental não se distancia de seus aspectos tradicionais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945
KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945
identifier_str_mv KUBALA, Ricardo Lobo; BIAGGI, Emerson Luiz de. A viola e seus sons: exploração de aspectos expressivos no Concerto para viola e orquestra, de Antônio Borges-Cunha. Opus. Campinas, SP : Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2012. v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15945. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835726254080