Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001 (PNPD/Capes – Processo no. 88887.477526/2020-00), razão pela qual também deixamos registrados aqui nossos agradecimentos |
id |
CAMP_4a6c6ac977258b2a33fcbbfe0cafa8b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341383 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudançasBrazilian public universities coping with COVID-19 : learning and new capacities in a context of changeTerceira missãoCiência e tecnologiaPandemiasThird MissionScience and technologyPandemicsArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001 (PNPD/Capes – Processo no. 88887.477526/2020-00), razão pela qual também deixamos registrados aqui nossos agradecimentosResumo: Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento realizado, no decorrer de 2020, para identificar iniciativas de universidades públicas brasileiras para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em termos de produção técnico-científica, de orientação à sociedade, bem como de soluções baseadas em conhecimento científico, tais como testes de diagnóstico e desenvolvimento de vacinas. Além disso, com base em um referencial teórico de caráter interdisciplinar, também reflete sobre a evolução dos papéis da Universidade, de suas missões e relações com a sociedade. Constatamos que, mesmo diante de um cenário adverso que as universidades públicas vêm enfrentando, desencadeado pelo negacionismo científico crescente, ataques à autonomia universitária e à comunidade acadêmica, bem como reduções ou mesmo cortes nos financiamentos, houve uma grande e rápida mobilização dessas instituições e da comunidade científica em geral, com redirecionamento de agendas de pesquisa e o desenvolvimento de novas formas de interação e comunicação – mais intensa e direta – com a sociedadeAbstract: This paper presents the results of a survey conducted in the course of 2020 to identify initiatives implemented by Brazilian public universities for coping with the COVID-19 pandemic regarding technical-scientific production, guidelines for the overall society, as well as solutions based on scientific knowledge, such as diagnostic tests and vaccine development. From an interdisciplinary theoretical framework, this paper also discusses the evolution of the roles of the University’, its missions, and relations with society. Despite the adverse conditions now faced by public universities, triggered by growing scientific denialism, attacks on university autonomy and the academic community, as well as reductions or even cuts in funding, these institutions and the scientific community managed to rapidly mobilize themselves, redirecting research agendas and developing new forms of interaction and communication, more intense and direct, with societyCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGimenez, Ana Maria Nunes, 1968-Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10752GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19: aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças . Revista desenvolvimento em debate. Rio de Janeiro, RJ : Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, 2021. Vol. 9, n. 3 (jun., 2021), p.141-163. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341383porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T13:42:00Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-31T13:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças Brazilian public universities coping with COVID-19 : learning and new capacities in a context of change |
title |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
spellingShingle |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Terceira missão Ciência e tecnologia Pandemias Third Mission Science and technology Pandemics Artigo original |
title_short |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
title_full |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
title_fullStr |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
title_full_unstemmed |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
title_sort |
Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19 : aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças |
author |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- |
author_facet |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
author_role |
author |
author2 |
Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terceira missão Ciência e tecnologia Pandemias Third Mission Science and technology Pandemics Artigo original |
topic |
Terceira missão Ciência e tecnologia Pandemias Third Mission Science and technology Pandemics Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001 (PNPD/Capes – Processo no. 88887.477526/2020-00), razão pela qual também deixamos registrados aqui nossos agradecimentos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752 GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19: aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças . Revista desenvolvimento em debate. Rio de Janeiro, RJ : Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, 2021. Vol. 9, n. 3 (jun., 2021), p.141-163. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752 |
identifier_str_mv |
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Universidades públicas brasileiras no enfrentamento da covid-19: aprendizado e novas capacidades num contexto de mudanças . Revista desenvolvimento em debate. Rio de Janeiro, RJ : Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, 2021. Vol. 9, n. 3 (jun., 2021), p.141-163. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10752. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829196771328 |