O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Sidnei, 1977-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-, Greco, Roberto, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022
Resumo: Resumo: Este artigo configura-se como uma proposta de ensino interdisciplinar em que professores de química, geografia e biologia articulam intervenções didáticas junto a um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio técnico em química de uma escola pública do Estado de São Paulo. As atividades que compõem esta articulação são baseadas em pesquisas elaboradas pelos estudantes, a partir de materiais, informações e dados obtidos em visitas de campo a três diferentes áreas do município e da região da escola. Os resultados desta proposta interdisciplinar foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando a construção de importantes compreensões e interações entre conteúdos e conceitos pelos estudantes, demonstrados pelo desenvolvimento de pesquisas, seguido da apresentação dos materiais, dados e informações investigados junto aos docentes e à comunidade, culminando na produção de uma mostra científica permanente sobre aspectos químicos, geográficos e biológicos presentes no município da escola, para compor o acervo do museu histórico e pedagógico da própria cidade
id CAMP_4bcee2d50385b327e9194a9047e9502a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345022
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinarRecursos didaticosEnsino interdisciplinarAprendizagem ativaDidactic resourcesInterdisciplinary teachingActive learningAmbiente natural como recurso didáticoParte de eventoResumo: Este artigo configura-se como uma proposta de ensino interdisciplinar em que professores de química, geografia e biologia articulam intervenções didáticas junto a um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio técnico em química de uma escola pública do Estado de São Paulo. As atividades que compõem esta articulação são baseadas em pesquisas elaboradas pelos estudantes, a partir de materiais, informações e dados obtidos em visitas de campo a três diferentes áreas do município e da região da escola. Os resultados desta proposta interdisciplinar foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando a construção de importantes compreensões e interações entre conteúdos e conceitos pelos estudantes, demonstrados pelo desenvolvimento de pesquisas, seguido da apresentação dos materiais, dados e informações investigados junto aos docentes e à comunidade, culminando na produção de uma mostra científica permanente sobre aspectos químicos, geográficos e biológicos presentes no município da escola, para compor o acervo do museu histórico e pedagógico da própria cidadeAbstract: The natural environment as a resource for promoting interdisciplinary teaching. This article is a proposal of interdisciplinary teaching in which chemistry, geography and biology teachers articulate a didactic intervention with a group of 1st-year students of a public, technical chemistry high school from São Paulo State (Brasil). The proposed activities are based on research developed by the students on materials, information and data obtained in field visits to three different areas of the school municipality and neighbor counties. Important understandings and interactions between content and concepts among students, evidenced by the development of researches and the presentation of the results to teachers and the community, culminated in the production of a permanent scientific exhibition on chemical, geographic and biological aspects present in the school municipality, offered to the collection of the local historical and pedagogical museumAbertoEncontro Nacional de Ensino de Química (19. : 2019 : Rio Branco, AC)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima Júnior, Sidnei, 1977-Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-Greco, Roberto, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022LIMA JÚNIOR, Sidnei; ALMEIDA, Diógenes Aparecido; GRECO, Roberto. O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar. Química nova na escola. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Quimica, 2019. Vol. 41, n. 4 (abr., 2019), p. 369-376. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-17T18:04:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345022Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-17T18:04:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
title O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
spellingShingle O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
Lima Júnior, Sidnei, 1977-
Recursos didaticos
Ensino interdisciplinar
Aprendizagem ativa
Didactic resources
Interdisciplinary teaching
Active learning
Ambiente natural como recurso didático
Parte de evento
title_short O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
title_full O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
title_fullStr O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
title_full_unstemmed O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
title_sort O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar
author Lima Júnior, Sidnei, 1977-
author_facet Lima Júnior, Sidnei, 1977-
Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
Greco, Roberto, 1973-
author_role author
author2 Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
Greco, Roberto, 1973-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Encontro Nacional de Ensino de Química (19. : 2019 : Rio Branco, AC)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior, Sidnei, 1977-
Almeida, Diógenes Aparecido, 1980-
Greco, Roberto, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didaticos
Ensino interdisciplinar
Aprendizagem ativa
Didactic resources
Interdisciplinary teaching
Active learning
Ambiente natural como recurso didático
Parte de evento
topic Recursos didaticos
Ensino interdisciplinar
Aprendizagem ativa
Didactic resources
Interdisciplinary teaching
Active learning
Ambiente natural como recurso didático
Parte de evento
description Resumo: Este artigo configura-se como uma proposta de ensino interdisciplinar em que professores de química, geografia e biologia articulam intervenções didáticas junto a um grupo de alunos da 1ª série do ensino médio técnico em química de uma escola pública do Estado de São Paulo. As atividades que compõem esta articulação são baseadas em pesquisas elaboradas pelos estudantes, a partir de materiais, informações e dados obtidos em visitas de campo a três diferentes áreas do município e da região da escola. Os resultados desta proposta interdisciplinar foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando a construção de importantes compreensões e interações entre conteúdos e conceitos pelos estudantes, demonstrados pelo desenvolvimento de pesquisas, seguido da apresentação dos materiais, dados e informações investigados junto aos docentes e à comunidade, culminando na produção de uma mostra científica permanente sobre aspectos químicos, geográficos e biológicos presentes no município da escola, para compor o acervo do museu histórico e pedagógico da própria cidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022
LIMA JÚNIOR, Sidnei; ALMEIDA, Diógenes Aparecido; GRECO, Roberto. O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar. Química nova na escola. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Quimica, 2019. Vol. 41, n. 4 (abr., 2019), p. 369-376. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022
identifier_str_mv LIMA JÚNIOR, Sidnei; ALMEIDA, Diógenes Aparecido; GRECO, Roberto. O ambiente natural como recurso para promover um ensino interdisciplinar. Química nova na escola. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Quimica, 2019. Vol. 41, n. 4 (abr., 2019), p. 369-376. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830417313792