A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade : entre narrativas, culturas e arquivo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo, 1964-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11857
Resumo: Resumo: O artigo buscou refletir sobre a produção de murais a partir de um olhar sensível, o que permitiu aproximar as histórias de vida dos sujeitos às narrativas que eram expressas nos murais. Tal percepção possibilitou tecer articulações com Goodson (2007b), tendo em vista a proposição de uma pedagogia, assentada na narrativa, voltada para um aprendizado que representa, de outros modos, as disputas pelo caráter prescritivo do conhecimento escolar. A função narrativa como um saber pedagógico pavimentou o caminho para o entendimento do aprendizado que se espera na educação de mulheres adultas e em condição de privação de liberdade. Problematizou-se como as narrativas, presentes na formação de nossas sensibilidades, potencializam práticas educativas em uma escola prisional feminina. Resultados indicam que a materialidade da produção escolar das estudantes, elemento significativo para conhecer as práticas pedagógicas, precisa ser preservada, passando a compor os arquivos escolares, pois estes revelam outros aspectos das práticas culturais
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spelling A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade : entre narrativas, culturas e arquivo escolarThe pedagogical practice of murals in the freedom privacy context : between narratives, cultures and school archiveLa práctica pedagógica de murales en el contexto de privación de libertad : entre narrativas, culturas y archivo escolarNarrativasArquivo escolarNarrativesSchool archiveMuraisCulturaArtigo originalResumo: O artigo buscou refletir sobre a produção de murais a partir de um olhar sensível, o que permitiu aproximar as histórias de vida dos sujeitos às narrativas que eram expressas nos murais. Tal percepção possibilitou tecer articulações com Goodson (2007b), tendo em vista a proposição de uma pedagogia, assentada na narrativa, voltada para um aprendizado que representa, de outros modos, as disputas pelo caráter prescritivo do conhecimento escolar. A função narrativa como um saber pedagógico pavimentou o caminho para o entendimento do aprendizado que se espera na educação de mulheres adultas e em condição de privação de liberdade. Problematizou-se como as narrativas, presentes na formação de nossas sensibilidades, potencializam práticas educativas em uma escola prisional feminina. Resultados indicam que a materialidade da produção escolar das estudantes, elemento significativo para conhecer as práticas pedagógicas, precisa ser preservada, passando a compor os arquivos escolares, pois estes revelam outros aspectos das práticas culturaisAbstract: The article sought to reflect on the production of murals from a sensitive look, which allowed the subjects' life histories to be approximated to the narratives that were expressed in the murals. Such perception made it possible to weave articulations with Goodson (2007b), in view of the proposition of a pedagogy, based on the narrative, focused on a learning that represents, in other ways, the disputes over the prescriptive character of school knowledge. The narrative function as a pedagogical knowledge paved the way for understanding the learning that is expected in the education of women, adults and in conditions of deprivation of liberty. It was questioned how the narratives, present in the formation of our sensibilities, potentiate educational practices in a female prison school. Results indicate that the materiality of the students' school production, a significant element to know the pedagogical practices, needs to be preserved, starting to compose the school archives, because they reveal other aspects of the cultural practicesResumen:En este artículo se reflexiona sobre la producción de murales a partir de una mirada sensible, lo que permitió aproximar las historias de vida de los sujetos a las narrativas expresadas en los murales. La reflexión posibilitó tejer articulaciones con Goodson (2007b), teniendo en cuenta la propuesta de una pedagogía basada en la narrativa, volcada para un aprendizaje que representa, de otros modos, las disputas por el carácter prescriptivo del conocimiento escolar. La función narrativa como un saber pedagógico posibilitó el camino para el entendimiento del aprendizaje que se espera en la educación de mujeres adultas y en condición de privación de libertad. Se problematizó cómo las narrativas, presentes en la formación de nuestras sensibilidades, potencian prácticas educativas en una escuela ubicada en una prisión femenina. Los resultados indican que la materialidad de la producción escolar de las estudiantes, elemento significativo para conocer las prácticas pedagógicas, requiere ser preservada, pasando a componer los archivos escolares, pues estos revelan otros aspectos de las prácticas culturalesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Maria do Carmo, 1964-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11857MARTINS, Maria do Carmo. A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro, RJ : Universidade Estácio de Sá, 2021. Vol. 18, n. 53 (2021), p. 163-181. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11857. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345641porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-23T10:07:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-23T10:07:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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