Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985
Resumo: Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométrica
id CAMP_5723b5fbed23bf61adda10c6b080c644
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361265
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitivaWentworth & Hill and Heitor Lyra da Silva : circulation and appropriation of an intuitive geometryWentworth & Hill et Heitor Lyra da Silva : circulation et appropriation d'une géométrie intuitiveSeculo XXEnsino primárioGeometriaTwentieth centuryPrimary schoolGeometryHistória da geometria escolarDossiêResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométricaAbstract: This article aims to analyze the appropriation of the Brazilian Heitor Lyra da Silva in the textbook Geometria (Observação e Experiência), published in 1923 of an intuitive geometry defended in the work First Steps in Geometry, written by George Albert Wentworth & G. A Hill, in 1901. The period is marked by the circulation and appropriation of international educational proposals for the teaching of geometry, in particular, the intuitive method as a methodological proposal for the primary school. Both works introduce objects from everyday life, professional instruments, spaces for students to socialize as a starting point for geometric notions, intuitive movement traits. On the other hand, the idea of "geometric equality" approached as fundamental in the work of Wentworth & Hill is not appropriated by Heitor Lyra, revealing uniqueness and differentiation in the Brazilian contextRésumé: Cet article vise à analyser l'appropriation par le brésilien Heitor Lyra da Silva dans l'ouvrage Geometria (Observação e Experiência), publié en 1923 d'une géométrie intuitive défendue dans l'ouvrage First Steps in Geometry, écrit par George Albert Wentworth & G.A Hill, in 1901. La période est marquée par la diffusion et l'appropriation de propositions pédagogiques internationales pour l'enseignement de la géométrie, en particulier la méthode intuitive comme proposition méthodologique pour le cours primaire. Les deux œuvres présentent des objets du quotidien, des instruments professionnels, des espaces de socialisation pour les étudiants comme point de départ de notions géométriques, traces de mouvement intuitif. D'un autre côté, l'idée de «l'égalité géométrique» considérée comme fondamentale dans le travail de Wentworth & Hill n'est pas appropriée par Heitor Lyra, révélant l'unicité et la différenciation dans le contexte brésilienAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Célia Leme da, 1966-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12985SILVA, Maria Célia Leme da. Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectiva. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação, 2021. Vol. 39, n. 1, pt Dossiê Aprendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar (jan./mar., 2021), p. 01-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361265porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T08:54:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-22T08:54:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
Wentworth & Hill and Heitor Lyra da Silva : circulation and appropriation of an intuitive geometry
Wentworth & Hill et Heitor Lyra da Silva : circulation et appropriation d'une géométrie intuitive
title Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
spellingShingle Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
Seculo XX
Ensino primário
Geometria
Twentieth century
Primary school
Geometry
História da geometria escolar
Dossiê
title_short Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
title_full Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
title_fullStr Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
title_full_unstemmed Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
title_sort Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
author Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
author_facet Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Seculo XX
Ensino primário
Geometria
Twentieth century
Primary school
Geometry
História da geometria escolar
Dossiê
topic Seculo XX
Ensino primário
Geometria
Twentieth century
Primary school
Geometry
História da geometria escolar
Dossiê
description Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométrica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985
SILVA, Maria Célia Leme da. Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectiva. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação, 2021. Vol. 39, n. 1, pt Dossiê Aprendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar (jan./mar., 2021), p. 01-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985
identifier_str_mv SILVA, Maria Célia Leme da. Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectiva. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação, 2021. Vol. 39, n. 1, pt Dossiê Aprendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar (jan./mar., 2021), p. 01-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832624566272