Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométrica |
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Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva : circulação e apropriação de uma geometria intuitivaWentworth & Hill and Heitor Lyra da Silva : circulation and appropriation of an intuitive geometryWentworth & Hill et Heitor Lyra da Silva : circulation et appropriation d'une géométrie intuitiveSeculo XXEnsino primárioGeometriaTwentieth centuryPrimary schoolGeometryHistória da geometria escolarDossiêResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométricaAbstract: This article aims to analyze the appropriation of the Brazilian Heitor Lyra da Silva in the textbook Geometria (Observação e Experiência), published in 1923 of an intuitive geometry defended in the work First Steps in Geometry, written by George Albert Wentworth & G. A Hill, in 1901. The period is marked by the circulation and appropriation of international educational proposals for the teaching of geometry, in particular, the intuitive method as a methodological proposal for the primary school. Both works introduce objects from everyday life, professional instruments, spaces for students to socialize as a starting point for geometric notions, intuitive movement traits. On the other hand, the idea of "geometric equality" approached as fundamental in the work of Wentworth & Hill is not appropriated by Heitor Lyra, revealing uniqueness and differentiation in the Brazilian contextRésumé: Cet article vise à analyser l'appropriation par le brésilien Heitor Lyra da Silva dans l'ouvrage Geometria (Observação e Experiência), publié en 1923 d'une géométrie intuitive défendue dans l'ouvrage First Steps in Geometry, écrit par George Albert Wentworth & G.A Hill, in 1901. La période est marquée par la diffusion et l'appropriation de propositions pédagogiques internationales pour l'enseignement de la géométrie, en particulier la méthode intuitive comme proposition méthodologique pour le cours primaire. Les deux œuvres présentent des objets du quotidien, des instruments professionnels, des espaces de socialisation pour les étudiants comme point de départ de notions géométriques, traces de mouvement intuitif. D'un autre côté, l'idée de «l'égalité géométrique» considérée comme fondamentale dans le travail de Wentworth & Hill n'est pas appropriée par Heitor Lyra, révélant l'unicité et la différenciation dans le contexte brésilienAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Célia Leme da, 1966-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12985SILVA, Maria Célia Leme da. Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectiva. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação, 2021. Vol. 39, n. 1, pt Dossiê Aprendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar (jan./mar., 2021), p. 01-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12985. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361265porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T08:54:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-22T08:54:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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