O perigo mora ao lado : jornalismo policial televisivo e paranoia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13077 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a forma como a violência é apresentada nos programas de jornalismo policial televisivo e debater os possíveis efeitos dos programas em seus telespectadores. Selecionamos como material de análise algumas edições de programas do gênero: do Brasil Urgente (TV Bandeirantes São Paulo), do Cidade Alerta e do Balanço Geral (ambos da TV Record São Paulo). Uma amostra aleatória de sete edições foi gravada, transcrita e submetida à análise qualitativa de discurso. Como fundamentação teórica para a interpretação dos programas, utilizou-se um referencial oriundo da Teoria Crítica da sociedade. A partir da análise, chegamos à conclusão de que a estrutura do jornalismo policial parece provocar dois grandes efeitos em seu público: 1) ela coloca seus telespectadores em uma posição conformista, por meio da qual o sistema social é protegido e reforçado; 2) os programas alimentam uma forma paranoica de relação com a realidade social, a partir da construção de uma visão de mundo fundada no medo. O estudo indica, por fim, que programas do gênero podem alimentar processo de exclusão social, ao consolidar estigmas e preconceitos, além de reforçar demandas por um Estado autoritário e violento |
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O perigo mora ao lado : jornalismo policial televisivo e paranoiaDanger lives next door : police television journalism and paranoiaEl peligro vive al lado : periodismo policial televisivo y paranoiaLe danger habite à côté : journaux télévisés policiers et paranoïaJornalismoPoliciaViolência na televisãoParanóiaTeoria críticaJournalismPoliceViolence on televisionParanoiaCritical theoryJornalismo policialArtigo originalTelevisão - Programas policiaisTelevision cop showsResumo: O objetivo deste artigo é analisar a forma como a violência é apresentada nos programas de jornalismo policial televisivo e debater os possíveis efeitos dos programas em seus telespectadores. Selecionamos como material de análise algumas edições de programas do gênero: do Brasil Urgente (TV Bandeirantes São Paulo), do Cidade Alerta e do Balanço Geral (ambos da TV Record São Paulo). Uma amostra aleatória de sete edições foi gravada, transcrita e submetida à análise qualitativa de discurso. Como fundamentação teórica para a interpretação dos programas, utilizou-se um referencial oriundo da Teoria Crítica da sociedade. A partir da análise, chegamos à conclusão de que a estrutura do jornalismo policial parece provocar dois grandes efeitos em seu público: 1) ela coloca seus telespectadores em uma posição conformista, por meio da qual o sistema social é protegido e reforçado; 2) os programas alimentam uma forma paranoica de relação com a realidade social, a partir da construção de uma visão de mundo fundada no medo. O estudo indica, por fim, que programas do gênero podem alimentar processo de exclusão social, ao consolidar estigmas e preconceitos, além de reforçar demandas por um Estado autoritário e violentoAbstract: This article aims to analyze how violence is presented on television in police journalism programs and to debate the possible effects of the programs on their viewers. The material for analysis of some editions of programs of the genre was Brasil Urgente (TV Bandeirantes São Paulo), Cidade Alerta, and Balanço Geral (both from TV Record São Paulo). A random sample of seven editions was recorded, transcribed, and submitted to qualitative discourse analysis. A framework derived from the Critical Theory of Society was used as a theoretical foundation for the interpretation of the programs. Based on the analysis, we conclude that the structure of police journalism seems to have two major effects on its audience: 1) it places its viewers in a conformist position, through which the social system is protected and reinforced, and 2) the programs feed a paranoid form of relationship with social reality, based on the construction of a worldview based on fear. Finally, the study indicates that programs of this kind can fuel a process of social exclusion, by consolidating stigmas and prejudices, in addition to reinforcing demands for an authoritarian and violent StateResumen El objetivo de este trabajo es analizar la forma como se presenta la violencia en los telediarios policiales y debatir los posibles efectos de los programas en sus telespectadores. Seleccionamos como material de análisis algunas ediciones de programas del género: del Brasil Urgente (TV Bandeirantes São Paulo), del Cidade Alerta y del Balanço Geral (ambos de la TV Record São Paulo). Una muestra aleatoria de siete ediciones fue grabada, transcrita y sometida a análisis cualitativo de discurso. Como fundamentación teórica para la interpretación de los programas, se utilizó un referencial proveniente de la Teoría Crítica de la sociedad. A partir del análisis, concluimos que la estructura del periodismo policial parece provocar dos grandes efectos en su público: 1) pone sus telespectadores en una posición conformista, por la cual el sistema social es protegido y fortalecido; 2) los programas alimentan una forma paranoica de relación con la realidad social, a partir de la construcción de una visión del mundo basada en el miedo. Es trabajo indica, por fin, que programas del género pueden alimentar procesos de exclusión social al consolidar estigmas y prejuicios, además de reforzar demandas por un Estado autoritario y violentoResumé: L'objectif de cet article est d'analyser la manière comme la violence est présentée dans les journaux télévisés policiers et de débattre des effets possibles de ces programmes sur leurs téléspectateurs. Nous avons sélectionné comme matériel d'analyse quelques éditions de journaux télévisés policiers, tel que "Brasil Urgente" (TV Bandeirantes, São Paulo), "Cidade Alerta" et "Balanço Geral" (tous deux chez TV Record, São Paulo). Un échantillon aléatoire de sept éditions a été enregistré, transcrit et soumis à une analyse qualitative du discours. Comme base théorique pour l'interprétation des journaux, un cadre dérivé de la théorie critique de la société a été utilisé. Après l'analyse, nous arrivons à la conclusion que la structure du journal télévisé policier semble avoir deux effets majeurs sur son audience : 1) elle place ses téléspectateurs dans une position conformiste, à travers laquelle le système social est protégé et renforcé ; 2) elle nourrit une forme paranoïaque de rapport à la réalité sociale, dont la vision du monde est fondée sur la peur. Enfin, l'étude indique que des programmes de ce genre peuvent alimenter un processus d'exclusion sociale, en consolidant les stigmates et les préjugés, en plus de renforcer les revendications d'un État autoritaire et violentAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOsmo, Alan, 1986-Romão, Davi Mamblona Marques2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13077OSMO, Alan; ROMÃO, Davi Mamblona Marques. O perigo mora ao lado: jornalismo policial televisivo e paranoia . Revista subjetividades. Fortaleza, CE. v. 21, n. 3, n. art. e11317, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13077. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361571porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T16:02:54Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T16:02:54Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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