O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis Junior, Edivaldo, 1976-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4214
Resumo: Agradecimentos: Os autores agradecem o ? nanciamento da pesquisa pela FAPERJ "Edital Apoio à Pesquisa na área de Humanidades", processo E-26/110.087/2012; e pelo CNPQ, "Edital Chamada Universal n.14", processo 474099/2011-3.
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spelling O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX)Medical discourse and Physical Education in schools (Brazil, 19th century)HigieneEducação físicaHistory of medicineBodyArtigo originalAgradecimentos: Os autores agradecem o ? nanciamento da pesquisa pela FAPERJ "Edital Apoio à Pesquisa na área de Humanidades", processo E-26/110.087/2012; e pelo CNPQ, "Edital Chamada Universal n.14", processo 474099/2011-3.Resumo: Para os médicos, a reforma da sociedade não residia apenas nas ruas, nas avenidas, nas construções, enfim, em uma urbanização com base em preceitos da saúde. Era impreterível incutir uma reforma dos corpos, que ocorria primeiro no núcleo familiar através da educação higiênica na infância. É neste campo específico da Higiene que os exercícios físicos tornaram-se foco de interesse dos médicos. O objetivo deste estudo é descrever o contexto de escolarização da Educação Física mediante o discurso médico do século XIX. Para isto, realizou-se uma pesquisa histórica e documental que teve como fontes: as teses para a obtenção do título de doutor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Bahia. Conclui-se que a mentalidade higienista colaborou para a lenta difusão dos exercícios físicos no contexto educacional do século XIX. Contudo a relevância da ginástica era secundária no projeto higienistaAbstract: In Medical thought, the reformation of society wasn't restricted in streets, avenues and buildings, in other words, wasn’t enough the cities urbanization based in health precepts. It was necessary to reform the bodies too, which first occurred in the family, in children by the hygienic education. In this specific field of Hygiene that exercises became a focus of interest of Medicine. The objective of this study was to describe the context of the introduction of physical education in schools through the medical discourse of the 19th century. For this, it was realized a historical research that had as sources: the theses of the Faculties of Medicine of Rio de Janeiro and Bahia. It concludes that the mentality hygienist contributed to the slow diffusion of the exercises in the educational context of the 19th century. However the gymnastics, in specific, wasn’t very important in the hygienist projectFUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAPERJCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGóis Junior, Edivaldo, 1976-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/4214GÓIS JUNIOR, Edivaldo. O discurso médico e a Educação Física nas escolas (Brasil, século XIX). Revista brasileira de educação física e esporte. São Paulo, SP : USP/Escola de Educação Física e Esporte, 2014. Vol. 28, n. 2 (abr./jun., 2014), p. 273-282. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4214. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242473reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-26T14:44:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1242473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-26T14:44:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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