Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Compiani, Mauricio, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811
Resumo: Agradecimentos:
id CAMP_6b71c9efcade1496f71919952f658e45
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378818
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da LuaTutoring in teacher education for the theme movements of the MoonAstronomiaFormação continuada de professorMentoresLuaAstronomyMoon movementTeacher educationTutoring modelsArtigo originalAgradecimentos:Resumo: Este trabalho enfoca modelos de tutoria direcionados para os participantes de um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática. O curso teve 46 horas e mais cinco reuniões posteriores. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados particularmente os movimentos ocorridos nas cinco reuniões que ocorreram após ocurso. Os resultados mostram ações de tutoria, por parte do professor-pesquisador, desencadeadas por perguntas dos participantes sobre as fases da Lua. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado de duas formas: na abordagem teórica da racionalidade técnica, utilizada durante o curso, e na abordagem da racionalidade prática, por meio de tutoria, ocorrida durante as reuniões. Verifica-se que o modelo de tutoria utilizado nas reuniões foi o chamado "siga-me". Também se evidencia a importância do tutor na formação de professores, particularmente para o conteúdo aqui abordadoAbstract: The goal of this work is to present an analysis of the tutoring models that used the reflective teacher and the practical rationality framework rationality in an Astronomy course offered to teachers. A 46 hour Astronomy course was offered to Science and Geography teachers in the four last years of high school and following the course a study group was established and five meetings were held. The data was obtained through assessments, interviews, and accounts by the teachers and records from the classes and meetings. The actions of the teachers were investigated particularly in the five meetings. The results show tutorial relationship based on the questions of the participants about the phases of the Moon. It was discussed the difference between a content worked in the two ways: in the approach of Technical Rationality, during the course and the approach of practical rationality through tutorial relations hip. It concludes by presenting the tutoring model found in this study, called "follow me". Also evident is the importance of the tutor in teacher training, particularly for the content addressed hereAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBretones, Paulo Sergio, 1965-Compiani, Mauricio, 1956-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16811BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378818porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:47:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-19T17:47:08Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
Tutoring in teacher education for the theme movements of the Moon
title Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
spellingShingle Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Astronomia
Formação continuada de professor
Mentores
Lua
Astronomy
Moon movement
Teacher education
Tutoring models
Artigo original
title_short Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
title_full Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
title_fullStr Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
title_full_unstemmed Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
title_sort Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
author Bretones, Paulo Sergio, 1965-
author_facet Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Compiani, Mauricio, 1956-
author_role author
author2 Compiani, Mauricio, 1956-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretones, Paulo Sergio, 1965-
Compiani, Mauricio, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Formação continuada de professor
Mentores
Lua
Astronomy
Moon movement
Teacher education
Tutoring models
Artigo original
topic Astronomia
Formação continuada de professor
Mentores
Lua
Astronomy
Moon movement
Teacher education
Tutoring models
Artigo original
description Agradecimentos:
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811
BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811
identifier_str_mv BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030836069138432