Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811 |
Resumo: | Agradecimentos: |
id |
CAMP_6b71c9efcade1496f71919952f658e45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378818 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da LuaTutoring in teacher education for the theme movements of the MoonAstronomiaFormação continuada de professorMentoresLuaAstronomyMoon movementTeacher educationTutoring modelsArtigo originalAgradecimentos:Resumo: Este trabalho enfoca modelos de tutoria direcionados para os participantes de um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática. O curso teve 46 horas e mais cinco reuniões posteriores. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados particularmente os movimentos ocorridos nas cinco reuniões que ocorreram após ocurso. Os resultados mostram ações de tutoria, por parte do professor-pesquisador, desencadeadas por perguntas dos participantes sobre as fases da Lua. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado de duas formas: na abordagem teórica da racionalidade técnica, utilizada durante o curso, e na abordagem da racionalidade prática, por meio de tutoria, ocorrida durante as reuniões. Verifica-se que o modelo de tutoria utilizado nas reuniões foi o chamado "siga-me". Também se evidencia a importância do tutor na formação de professores, particularmente para o conteúdo aqui abordadoAbstract: The goal of this work is to present an analysis of the tutoring models that used the reflective teacher and the practical rationality framework rationality in an Astronomy course offered to teachers. A 46 hour Astronomy course was offered to Science and Geography teachers in the four last years of high school and following the course a study group was established and five meetings were held. The data was obtained through assessments, interviews, and accounts by the teachers and records from the classes and meetings. The actions of the teachers were investigated particularly in the five meetings. The results show tutorial relationship based on the questions of the participants about the phases of the Moon. It was discussed the difference between a content worked in the two ways: in the approach of Technical Rationality, during the course and the approach of practical rationality through tutorial relations hip. It concludes by presenting the tutoring model found in this study, called "follow me". Also evident is the importance of the tutor in teacher training, particularly for the content addressed hereAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBretones, Paulo Sergio, 1965-Compiani, Mauricio, 1956-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16811BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378818porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:47:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-19T17:47:08Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua Tutoring in teacher education for the theme movements of the Moon |
title |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
spellingShingle |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua Bretones, Paulo Sergio, 1965- Astronomia Formação continuada de professor Mentores Lua Astronomy Moon movement Teacher education Tutoring models Artigo original |
title_short |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
title_full |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
title_fullStr |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
title_full_unstemmed |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
title_sort |
Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua |
author |
Bretones, Paulo Sergio, 1965- |
author_facet |
Bretones, Paulo Sergio, 1965- Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bretones, Paulo Sergio, 1965- Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Formação continuada de professor Mentores Lua Astronomy Moon movement Teacher education Tutoring models Artigo original |
topic |
Astronomia Formação continuada de professor Mentores Lua Astronomy Moon movement Teacher education Tutoring models Artigo original |
description |
Agradecimentos: |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811 BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811 |
identifier_str_mv |
BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Mauricio. Tutoria na formação de professores para o tema dos movimentos da Lua. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC. v.7, n.1, p. 23-47, maio 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16811. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030836069138432 |