Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil : caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, Theresa Maria de Freitas, 1965-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648100
Resumo: Resumo: Este trabalho baseia-se em análise da literatura nacional e internacional disponível entre 1990-2014 e em fontes primárias relativas aos processos de privatização da educação obrigatória em diversos contextos. Objetiva-se colaborar com uma síntese sobre as formas pelas quais tais processos vêm ocorrendo no Brasil neste começo de século. A análise da situação brasileira indica alterações nas formas de privatização das três dimensões aqui consideradas - gestão da educação, oferta educacional e currículo. No caso da privatização da gestão da educação ampliam-se modalidades de subsídio público à oferta privada não associadas a políticas de escolha parental. No caso da privatização da oferta cresce o atendimento em escolas privadas lucrativas e programas de bolsas em estabelecimentos privados. Por fim, destaca-se os processos de privatização na dimensão dos currículos capitaneados pelos filocapitalistas (Bishop e Green, 2008), aqui associados mais diretamente a fundos de investimentos. O texto destaca ainda as alterações nos marcos regulatórios brasileiros, considerando-os funcionais aos processos de liberalização da educação obrigatória como segmento para ampliação dos investimentos do capital, especialmente os de natureza especulativa
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