Modelagem de painéis de cisalhamento do sistema light-steel framing via MEF
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651387 |
Resumo: | Agradecimentos: Ao programa de pós-graduação em engenharia civil (PCV) da Universidade Estadual de Maringá por possibilitar a realização deste trabalho. À FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) pelo financiamento concedido pelo processo número: 2014/26217-9 |
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Modelagem de painéis de cisalhamento do sistema light-steel framing via MEFFinite element modeling of light-steel framing shear wallsMétodo dos elementos finitosCisalhamentoFinite element methodShear (Mechanics)Artigo originalAgradecimentos: Ao programa de pós-graduação em engenharia civil (PCV) da Universidade Estadual de Maringá por possibilitar a realização deste trabalho. À FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) pelo financiamento concedido pelo processo número: 2014/26217-9Este trabalho apresenta uma estratégia para modelagem do comportamento dos painéis de cisalhamento do Sistema Light-Steel Framing (LSF), os quais são responsáveis pela transferência do carregamento lateral para as fundações e pela rigidez do sistema contra deslocamentos laterais excessivos. O deslocamento lateral em um painel é principalmente devido a: (i) flexão do painel, (ii) tombamento do painel (iii) cisalhamento do painel, e (iv) deformação local nas ligações placa-perfil. Estudos recentes demonstraram que a deformação local na região da ligação placa-perfil e, consequentemente, a rigidez da ligação possui comportamento altamente não linear. Portanto, os modelos desenvolvidos via MEF consideram além das não linearidades geométrica e de material, o efeito da deformação local na região da ligação placa-perfil. Os modelos foram validados satisfatoriamente por meio de resultados experimentais disponíveis na literaturaThis paper presents a numerical strategy for computational modeling the behavior of LightSteel Framing (LSF) shear walls, which are responsible for transferring the lateral loading applied to the structural system to its foundation and stiffening the structural system against excessive lateral displacement. The Lateral displacement is mainly due to: (i) panel bending, (ii) panel overturning, (iii) panel shearing, and (iv) local deformation at the stud-to-sheathing connection region. Recent studies have shown that the local deformation at stud-to-sheathing connection region and, therefore, connection stiffness has a highly non-linear behavior. Thus, the finite element (FE) models developed in this paper not only considers material and geometric non-linearity, but it also simulates the local deformation at the stud-to-sheathing connection region. The FE models developed were successfully validated against experimental results reported in the literatureAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira Junior, Luiz Carlos Marcos, 1982-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1651387VIEIRA JUNIOR, Luiz Carlos Marcos. Modelagem de painéis de cisalhamento do sistema light-steel framing via MEF. Revista da Estrutura de Aço. Rio de Janeiro, RJ : CBCA - Cantro Brasileiro da Construção em Aço, 2016.. Vol. 5, no. 2 (Ago., 2016), p. 116-132. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651387. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189038porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T15:36:43Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189038Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T15:36:43Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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