O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643
Resumo: Resumo: Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia
id CAMP_799c528b0df41ae670a8a77c97cbd001
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1273940
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofiaThe concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the philosophy teachingEstética - FilosofiaAesthetics - PhilosophyEnsino de filosofiaDimensão estéticaArtigo originalResumo: Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de FilosofiaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndraus, Mariana Baruco Machado, 1977-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9643ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia. Roteiro. Joaçaba, SC: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), 2014. Vol. 39, n. 2 (set., 2014), p. 471- 486. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1273940porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T10:06:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1273940Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-22T10:06:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the philosophy teaching
title O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
spellingShingle O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
Estética - Filosofia
Aesthetics - Philosophy
Ensino de filosofia
Dimensão estética
Artigo original
title_short O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
title_full O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
title_fullStr O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
title_full_unstemmed O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
title_sort O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia
author Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
author_facet Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Estética - Filosofia
Aesthetics - Philosophy
Ensino de filosofia
Dimensão estética
Artigo original
topic Estética - Filosofia
Aesthetics - Philosophy
Ensino de filosofia
Dimensão estética
Artigo original
description Resumo: Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643
ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia. Roteiro. Joaçaba, SC: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), 2014. Vol. 39, n. 2 (set., 2014), p. 471- 486. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643
identifier_str_mv ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia. Roteiro. Joaçaba, SC: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), 2014. Vol. 39, n. 2 (set., 2014), p. 471- 486. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9643. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1273940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828475351040