Mobilidade urbana e subdesenvolvimento : soluções paliativas para problemas estruturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16159 |
Resumo: | Resumo: Este artigo subdivide-se em quatro partes: (1) Na primeira (Desenvolvimento e Mobilidade) argumenta-se que a experiência internacional de países desenvolvidos aponta que o transporte público de uso coletivo é núcleo da política de mobilidade urbana e a primeira opção da população para se deslocar. (2) Na segunda (Subdesenvolvimento e Mobilidade) sublinha-se que, dentre outros fatores, o subdesenvolvimento da mobilidade reflete a especificidade do capitalismo periférico. É sintomático que as metrópoles brasileiras estejam na contramão dos parâmetros observados nas cidades de países desenvolvidos. (3) Na terceira parte (Mobilidade nunca foi prioridade) enfatiza-se que o Brasil nunca contou com política nacional de transporte público compatível com os problemas estruturais agravados, desde meados do século passado, em decorrência da acelerada urbanização. Governos militares ditatoriais e governos democráticos foram igualmente omissos ao longo dos últimos 60 anos. As ações governamentais sempre tiveram caráter residual, desarticulado e insuficiente diante da magnitude da demanda nas cidades e aglomerações de grande porte decorrentes dos acelerados processos de transformação demográfica, social e econômica. (4) Finalmente, na última parte (Etapas da Intervenção Governamental), destaca-se que essas características configuram um determinado padrão de intervenção governamental presente ao longo do período 1950-2015, que comporta cinco subperíodos específicos: Marginalização na agenda nacional (1950-1973); Tentativa conservadora de organização da política nacional (1974-1984); Esgotamento financeiro e impasse internacional (1985-1990); Nova marginalização na agenda nacional (1990-2002); e, Nova tentativa de reorganização da política nacional (2003-2015), ainda insuficiente para enfrentar o crônico déficit estrutural na oferta de serviços de transporte de alta capacidade |
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Mobilidade urbana e subdesenvolvimento : soluções paliativas para problemas estruturaisSocial policyDevelopmentMobilityArtigo originalPolítica socialDesenvolvimentoMobilidadeResumo: Este artigo subdivide-se em quatro partes: (1) Na primeira (Desenvolvimento e Mobilidade) argumenta-se que a experiência internacional de países desenvolvidos aponta que o transporte público de uso coletivo é núcleo da política de mobilidade urbana e a primeira opção da população para se deslocar. (2) Na segunda (Subdesenvolvimento e Mobilidade) sublinha-se que, dentre outros fatores, o subdesenvolvimento da mobilidade reflete a especificidade do capitalismo periférico. É sintomático que as metrópoles brasileiras estejam na contramão dos parâmetros observados nas cidades de países desenvolvidos. (3) Na terceira parte (Mobilidade nunca foi prioridade) enfatiza-se que o Brasil nunca contou com política nacional de transporte público compatível com os problemas estruturais agravados, desde meados do século passado, em decorrência da acelerada urbanização. Governos militares ditatoriais e governos democráticos foram igualmente omissos ao longo dos últimos 60 anos. As ações governamentais sempre tiveram caráter residual, desarticulado e insuficiente diante da magnitude da demanda nas cidades e aglomerações de grande porte decorrentes dos acelerados processos de transformação demográfica, social e econômica. (4) Finalmente, na última parte (Etapas da Intervenção Governamental), destaca-se que essas características configuram um determinado padrão de intervenção governamental presente ao longo do período 1950-2015, que comporta cinco subperíodos específicos: Marginalização na agenda nacional (1950-1973); Tentativa conservadora de organização da política nacional (1974-1984); Esgotamento financeiro e impasse internacional (1985-1990); Nova marginalização na agenda nacional (1990-2002); e, Nova tentativa de reorganização da política nacional (2003-2015), ainda insuficiente para enfrentar o crônico déficit estrutural na oferta de serviços de transporte de alta capacidadeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFagnani, Eduardo, 1955-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16159FAGNANI, Eduardo. Mobilidade urbana e subdesenvolvimento: soluções paliativas para problemas estruturais. Texto para discussão. Campinas, SP. n. 302, p. 1-32, maio 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16159. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350908porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-22T15:35:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-22T15:35:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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