Mobilidade urbana e subdesenvolvimento : soluções paliativas para problemas estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagnani, Eduardo, 1955-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16159
Resumo: Resumo: Este artigo subdivide-se em quatro partes: (1) Na primeira (Desenvolvimento e Mobilidade) argumenta-se que a experiência internacional de países desenvolvidos aponta que o transporte público de uso coletivo é núcleo da política de mobilidade urbana e a primeira opção da população para se deslocar. (2) Na segunda (Subdesenvolvimento e Mobilidade) sublinha-se que, dentre outros fatores, o subdesenvolvimento da mobilidade reflete a especificidade do capitalismo periférico. É sintomático que as metrópoles brasileiras estejam na contramão dos parâmetros observados nas cidades de países desenvolvidos. (3) Na terceira parte (Mobilidade nunca foi prioridade) enfatiza-se que o Brasil nunca contou com política nacional de transporte público compatível com os problemas estruturais agravados, desde meados do século passado, em decorrência da acelerada urbanização. Governos militares ditatoriais e governos democráticos foram igualmente omissos ao longo dos últimos 60 anos. As ações governamentais sempre tiveram caráter residual, desarticulado e insuficiente diante da magnitude da demanda nas cidades e aglomerações de grande porte decorrentes dos acelerados processos de transformação demográfica, social e econômica. (4) Finalmente, na última parte (Etapas da Intervenção Governamental), destaca-se que essas características configuram um determinado padrão de intervenção governamental presente ao longo do período 1950-2015, que comporta cinco subperíodos específicos: Marginalização na agenda nacional (1950-1973); Tentativa conservadora de organização da política nacional (1974-1984); Esgotamento financeiro e impasse internacional (1985-1990); Nova marginalização na agenda nacional (1990-2002); e, Nova tentativa de reorganização da política nacional (2003-2015), ainda insuficiente para enfrentar o crônico déficit estrutural na oferta de serviços de transporte de alta capacidade
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