A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844 |
Resumo: | Resumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimulada |
id |
CAMP_81c329ed2a8891644d5d7b1cded3916f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360888 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiênciaChildcare nursing appointment as a strategy of teaching and learning : experience reportLa consulta de puericultura en enfermería como estrategia de enseñanza y aprendizaje : relato de experienciaEnfermagem pediátricaEnsinoEducação em enfermagemPediatric nursingTeachingEducation, NursingRelato de experiênciaResumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimuladaAbstract: To describe the experience of third year undergraduate students in childcare appointment in a primary healthcare clinic, from the perspective of the supervisors. Method: This is a teaching experience report, from a public university in the state of São Paulo, in which it is presented the present dynamics of activities with students and their repercussions in the learning process. Results: Key challenges include interacting with the family and the child, and developing approaching strategies with them. Among the skills acquired in the period, we can see a gradual increase in students regarding their ability to relate contents of the theory, physical examination and evaluation techniques in practice. Also, they have demonstrated ability to detect problems, developing educational and intervention strategies to address them and strengthen the capabilities. Conclusion: A childcare appointment develops skills and knowledge, showing the importance of the nursing work in prevention and health promotion. The supervised practice of childcare appointments strengthens nursing education and should be encouragedResumen: Describir la experiencia de los estudiantes de tercer año en la consulta de cuidado infantil en una unidad básica de salud, desde la perspectiva de los maestros supervisores. Método: Este es un informe de experiencia de profesores de una universidad pública en el Estado de São Paulo, en el que se presentan las dinámicas de las actividades con los estudiantes y sus repercusiones en el proceso de aprendizaje. Resultados: Los principales desafíos incluyen la interacción con la familia y el niño, y desarrollar estrategias de aproximación. Entre las habilidades adquiridas, podemos ver en los estudiantes un aumento gradual de la capacidad de relacionar los contenidos de las técnicas, el examen físico y evaluación en la práctica. Además, han demostrado capacidad para detectar problemas, el desarrollo de estrategias educativas y de intervención y fortalecer las capacidades que se encuentran. Conclusion: La consulta de puericultura desarrolla habilidades y conocimientos, que muestran la importancia del trabajo de enfermería en la prevención y promoción de la salud. Esto fortalece la formación de enfermería y debe ser estimuladoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-Silva, Juliana Bastoni daBeck, Ana Raquel Medeiros, 1973-Melo, Luciana de Lione, 1973-Carvalho, Silvana Denofre, 1959-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13844MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360888porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T13:21:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-21T13:21:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência Childcare nursing appointment as a strategy of teaching and learning : experience report La consulta de puericultura en enfermería como estrategia de enseñanza y aprendizaje : relato de experiencia |
title |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
spellingShingle |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982- Enfermagem pediátrica Ensino Educação em enfermagem Pediatric nursing Teaching Education, Nursing Relato de experiência |
title_short |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
title_full |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
title_fullStr |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
title_sort |
A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência |
author |
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982- |
author_facet |
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982- Silva, Juliana Bastoni da Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973- Melo, Luciana de Lione, 1973- Carvalho, Silvana Denofre, 1959- |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Bastoni da Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973- Melo, Luciana de Lione, 1973- Carvalho, Silvana Denofre, 1959- |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982- Silva, Juliana Bastoni da Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973- Melo, Luciana de Lione, 1973- Carvalho, Silvana Denofre, 1959- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Ensino Educação em enfermagem Pediatric nursing Teaching Education, Nursing Relato de experiência |
topic |
Enfermagem pediátrica Ensino Educação em enfermagem Pediatric nursing Teaching Education, Nursing Relato de experiência |
description |
Resumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimulada |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844 MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844 |
identifier_str_mv |
MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832216670208 |