A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Juliana Bastoni da, Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973-, Melo, Luciana de Lione, 1973-, Carvalho, Silvana Denofre, 1959-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844
Resumo: Resumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimulada
id CAMP_81c329ed2a8891644d5d7b1cded3916f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360888
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiênciaChildcare nursing appointment as a strategy of teaching and learning : experience reportLa consulta de puericultura en enfermería como estrategia de enseñanza y aprendizaje : relato de experienciaEnfermagem pediátricaEnsinoEducação em enfermagemPediatric nursingTeachingEducation, NursingRelato de experiênciaResumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimuladaAbstract: To describe the experience of third year undergraduate students in childcare appointment in a primary healthcare clinic, from the perspective of the supervisors. Method: This is a teaching experience report, from a public university in the state of São Paulo, in which it is presented the present dynamics of activities with students and their repercussions in the learning process. Results: Key challenges include interacting with the family and the child, and developing approaching strategies with them. Among the skills acquired in the period, we can see a gradual increase in students regarding their ability to relate contents of the theory, physical examination and evaluation techniques in practice. Also, they have demonstrated ability to detect problems, developing educational and intervention strategies to address them and strengthen the capabilities. Conclusion: A childcare appointment develops skills and knowledge, showing the importance of the nursing work in prevention and health promotion. The supervised practice of childcare appointments strengthens nursing education and should be encouragedResumen: Describir la experiencia de los estudiantes de tercer año en la consulta de cuidado infantil en una unidad básica de salud, desde la perspectiva de los maestros supervisores. Método: Este es un informe de experiencia de profesores de una universidad pública en el Estado de São Paulo, en el que se presentan las dinámicas de las actividades con los estudiantes y sus repercusiones en el proceso de aprendizaje. Resultados: Los principales desafíos incluyen la interacción con la familia y el niño, y desarrollar estrategias de aproximación. Entre las habilidades adquiridas, podemos ver en los estudiantes un aumento gradual de la capacidad de relacionar los contenidos de las técnicas, el examen físico y evaluación en la práctica. Además, han demostrado capacidad para detectar problemas, el desarrollo de estrategias educativas y de intervención y fortalecer las capacidades que se encuentran. Conclusion: La consulta de puericultura desarrolla habilidades y conocimientos, que muestran la importancia del trabajo de enfermería en la prevención y promoción de la salud. Esto fortalece la formación de enfermería y debe ser estimuladoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-Silva, Juliana Bastoni daBeck, Ana Raquel Medeiros, 1973-Melo, Luciana de Lione, 1973-Carvalho, Silvana Denofre, 1959-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13844MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360888porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T13:21:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-21T13:21:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
Childcare nursing appointment as a strategy of teaching and learning : experience report
La consulta de puericultura en enfermería como estrategia de enseñanza y aprendizaje : relato de experiencia
title A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
spellingShingle A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-
Enfermagem pediátrica
Ensino
Educação em enfermagem
Pediatric nursing
Teaching
Education, Nursing
Relato de experiência
title_short A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
title_full A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
title_fullStr A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
title_full_unstemmed A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
title_sort A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia : relato de experiência
author Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-
author_facet Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-
Silva, Juliana Bastoni da
Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
Carvalho, Silvana Denofre, 1959-
author_role author
author2 Silva, Juliana Bastoni da
Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
Carvalho, Silvana Denofre, 1959-
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia, 1982-
Silva, Juliana Bastoni da
Beck, Ana Raquel Medeiros, 1973-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
Carvalho, Silvana Denofre, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Ensino
Educação em enfermagem
Pediatric nursing
Teaching
Education, Nursing
Relato de experiência
topic Enfermagem pediátrica
Ensino
Educação em enfermagem
Pediatric nursing
Teaching
Education, Nursing
Relato de experiência
description Resumo: Descrever a experiência de estudantes do terceiro ano na consulta de puericultura em unidade básica de saúde, na perspectiva dos docentes supervisores. Métodos: Trata-se de relato de experiência, de docentes de Universidade pública do Estado de São Paulo, em que se apresenta a dinâmica das atividades com os estudantes e suas repercussões no processo de aprendizagem. Resultados: Os principais desafi os incluem interagir com a família e com a criança, e desenvolver estratégias de aproximação com elas. Dentre as habilidades adquiridas no período, podemos perceber nos estudantes um aumento gradual na capacidade de relacionar conteúdos da teoria, técnicas de exame físico e avaliação na prática. Além disso, demonstraram ter capacidade de desenvolver estratégias educativas e de intervenção, seja para solucionar problemas ou reforçar potencialidades encontradas. Conclusão: A consulta de puericultura desenvolve habilidades e conhecimentos, manifestando a importância do trabalho do enfermeiro na prevenção e promoção da saúde. A prática supervisionada de puericultura fortalece a formação do enfermeiro e deve ser estimulada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844
MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844
identifier_str_mv MENDES-CASTILLO, Ana Márcia Chiaradia et al. A consulta de enfermagem em puericultura como estratégia: relato de experiência. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019. Vol. 19, n. 1 (2019), p. 46-50. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13844. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832216670208