Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757
Resumo: Resumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interações
id CAMP_8d0947d207a4423f3ca492158a83174a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345123
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivoUniversidades e faculdades - Aspectos sociaisEmpreendedorismoInovaçãoUniversities and colleges - Social aspectsEntrepreneurshipInnovationRelação universidade - sociedadeCultura empreendedoraArtigo originalResumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interaçõesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGimenez, Ana Maria Nunes, 1968-Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11757GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345123porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:09:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:09:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
title Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
spellingShingle Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968-
Universidades e faculdades - Aspectos sociais
Empreendedorismo
Inovação
Universities and colleges - Social aspects
Entrepreneurship
Innovation
Relação universidade - sociedade
Cultura empreendedora
Artigo original
title_short Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
title_full Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
title_fullStr Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
title_full_unstemmed Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
title_sort Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
author Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968-
author_facet Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968-
Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-
author_role author
author2 Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968-
Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - Aspectos sociais
Empreendedorismo
Inovação
Universities and colleges - Social aspects
Entrepreneurship
Innovation
Relação universidade - sociedade
Cultura empreendedora
Artigo original
topic Universidades e faculdades - Aspectos sociais
Empreendedorismo
Inovação
Universities and colleges - Social aspects
Entrepreneurship
Innovation
Relação universidade - sociedade
Cultura empreendedora
Artigo original
description Resumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interações
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757
identifier_str_mv GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830884978688