Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757 |
Resumo: | Resumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interações |
id |
CAMP_8d0947d207a4423f3ca492158a83174a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345123 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivoUniversidades e faculdades - Aspectos sociaisEmpreendedorismoInovaçãoUniversities and colleges - Social aspectsEntrepreneurshipInnovationRelação universidade - sociedadeCultura empreendedoraArtigo originalResumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interaçõesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGimenez, Ana Maria Nunes, 1968-Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11757GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345123porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:09:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345123Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:09:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
title |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
spellingShingle |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Universidades e faculdades - Aspectos sociais Empreendedorismo Inovação Universities and colleges - Social aspects Entrepreneurship Innovation Relação universidade - sociedade Cultura empreendedora Artigo original |
title_short |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
title_full |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
title_fullStr |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
title_full_unstemmed |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
title_sort |
Para além da torre de marfim : fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo |
author |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- |
author_facet |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
author_role |
author |
author2 |
Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenez, Ana Maria Nunes, 1968- Bonacelli, Maria Beatriz Machado, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades e faculdades - Aspectos sociais Empreendedorismo Inovação Universities and colleges - Social aspects Entrepreneurship Innovation Relação universidade - sociedade Cultura empreendedora Artigo original |
topic |
Universidades e faculdades - Aspectos sociais Empreendedorismo Inovação Universities and colleges - Social aspects Entrepreneurship Innovation Relação universidade - sociedade Cultura empreendedora Artigo original |
description |
Resumo: O artigo apresenta aspectos específicos do desenvolvimento da relação universidade-sociedade no Brasil, aqui nomeada de terceira missão, com foco na dimensão que congrega o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia. Embora a análise esteja focada exclusivamente no caso brasileiro, com a apresentação de alguns dos marcos do desenvolvimento dessas atividades, buscamos também, na maioria dos casos, informar sobre as origens dessas experiências no âmbito internacional. Nota-se que a ascensão da terceira missão da universidade, do seu compromisso externo, evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, especialmente devido ao crescente reconhecimento da necessidade de sereequilibrar a sua atuação e as possibilidades de contribuições à sociedade. Entretanto, no que se refere ao envolvimento das universidades com o setor produtivo via atividades ligadas ao empreendedorismo acadêmico e à transferência de tecnologia, embora tenham crescido, tais envolvidos ainda encontram algumas resistências no seio da comunidade acadêmica. Entre as possíveis causas dessas resistências podemos citar: visões estreitas ou mais tradicionalistas acerca das possibilidades de vinculação da universidade com os diversos setores da sociedade, preferência pelo desenvolvimento de serviços comunitários e ações voltadas a grupos menos favorecidos, entre outros. Também, é importante considerar que existem entraves causados pela falta de uma cultura institucional favorável ao envolvimento com um conjunto mais amplo de setores da sociedade, bem como de recursos financeiros e humanos a serem destinados a essas interações |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757 GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757 |
identifier_str_mv |
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Para além da torre de marfim: fomentando a cultura do empreendedorismo, da inovação e das interações da universidade com o setor produtivo. Debates sobre innovación. Ciudad de México : Universidad Autónoma Metropolitana, 2019. Vol. 2, n. 2 (oct., 2019), p. 1-25. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11757. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830884978688 |