Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carneiro, Ana Maria, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759
Resumo: Resumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoção
id CAMP_8f39383aa494db21bb43641998241926
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341611
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geralGeneral Education Students Engagement and Belonging in Academic LifeIntegración a la Vida Académica entre Alunos de Curso de Educación GeneralDesempenho acadêmicoEnsino superiorDesempenho escolarAcademic performancehigher educationCoeficiente de rendimentoArtigo originalResumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoçãoAbstract: This article explores the process of engagement and belonging in academic life, its domains and impacts on academic performance of 168 students of Interdisciplinary Higher Education Program (PROFIS) from the University of Campinas (Unicamp) - 2012 and 2013 classes. The data were obtained by the use of a scale of academic life, with 34 items, distributed in the dimensions: university environment, commitment to the course, student skills, involvement in non-mandatory activities and conditions for the study. The results about engagement and belonging in academic life were discussed in relation to the time of the course (end of the first and second year), academic status (active or graduated) and academic performance (coefficient of performance). Given the role of engagement into university life to student success, the article highlights the challenge faced by the institutions for manage the programResumen: Este artículo estudia el proceso de integración a la enseñanza superior, sus campos e impactos en el desempeño académico de 168 estudiantes del Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), clases de 2012 a 2013, de la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Los datos fueron obtenidos através de la utilización de una escala sobre la vida académica con 34 ítems distribuidos en las dimensiones: entorno universitário, compromiso con el curso, habilidad del estudiante, participación en actividades no obligatorias y condiciones para el estudio. Los resultados de integración fueron discutidos en relación al momento del curso (final del primero y del segundo año), situación académica (conclusión o activo en el curso) y desempeño académico (coeficiente de rendimento). Teniendo en cuenta el papel de la integración a la vida universitária para el éxito del estudiante, el artículo destaca el desafio puesto a la gestión institucional en su promociónCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Carneiro, Ana Maria, 1976-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10759POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341611porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T13:39:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-10T13:39:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
General Education Students Engagement and Belonging in Academic Life
Integración a la Vida Académica entre Alunos de Curso de Educación General
title Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
spellingShingle Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Desempenho acadêmico
Ensino superior
Desempenho escolar
Academic performance
higher education
Coeficiente de rendimento
Artigo original
title_short Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
title_full Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
title_fullStr Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
title_full_unstemmed Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
title_sort Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
author Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
author_facet Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
author_role author
author2 Carneiro, Ana Maria, 1976-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho acadêmico
Ensino superior
Desempenho escolar
Academic performance
higher education
Coeficiente de rendimento
Artigo original
topic Desempenho acadêmico
Ensino superior
Desempenho escolar
Academic performance
higher education
Coeficiente de rendimento
Artigo original
description Resumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoção
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759
identifier_str_mv POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829216694272