Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759 |
Resumo: | Resumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoção |
id |
CAMP_8f39383aa494db21bb43641998241926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341611 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geralGeneral Education Students Engagement and Belonging in Academic LifeIntegración a la Vida Académica entre Alunos de Curso de Educación GeneralDesempenho acadêmicoEnsino superiorDesempenho escolarAcademic performancehigher educationCoeficiente de rendimentoArtigo originalResumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoçãoAbstract: This article explores the process of engagement and belonging in academic life, its domains and impacts on academic performance of 168 students of Interdisciplinary Higher Education Program (PROFIS) from the University of Campinas (Unicamp) - 2012 and 2013 classes. The data were obtained by the use of a scale of academic life, with 34 items, distributed in the dimensions: university environment, commitment to the course, student skills, involvement in non-mandatory activities and conditions for the study. The results about engagement and belonging in academic life were discussed in relation to the time of the course (end of the first and second year), academic status (active or graduated) and academic performance (coefficient of performance). Given the role of engagement into university life to student success, the article highlights the challenge faced by the institutions for manage the programResumen: Este artículo estudia el proceso de integración a la enseñanza superior, sus campos e impactos en el desempeño académico de 168 estudiantes del Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), clases de 2012 a 2013, de la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Los datos fueron obtenidos através de la utilización de una escala sobre la vida académica con 34 ítems distribuidos en las dimensiones: entorno universitário, compromiso con el curso, habilidad del estudiante, participación en actividades no obligatorias y condiciones para el estudio. Los resultados de integración fueron discutidos en relación al momento del curso (final del primero y del segundo año), situación académica (conclusión o activo en el curso) y desempeño académico (coeficiente de rendimento). Teniendo en cuenta el papel de la integración a la vida universitária para el éxito del estudiante, el artículo destaca el desafio puesto a la gestión institucional en su promociónCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Carneiro, Ana Maria, 1976-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10759POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341611porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T13:39:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-10T13:39:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral General Education Students Engagement and Belonging in Academic Life Integración a la Vida Académica entre Alunos de Curso de Educación General |
title |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
spellingShingle |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966- Desempenho acadêmico Ensino superior Desempenho escolar Academic performance higher education Coeficiente de rendimento Artigo original |
title_short |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
title_full |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
title_fullStr |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
title_full_unstemmed |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
title_sort |
Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral |
author |
Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966- |
author_facet |
Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966- Carneiro, Ana Maria, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Ana Maria, 1976- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966- Carneiro, Ana Maria, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico Ensino superior Desempenho escolar Academic performance higher education Coeficiente de rendimento Artigo original |
topic |
Desempenho acadêmico Ensino superior Desempenho escolar Academic performance higher education Coeficiente de rendimento Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo explora o processo de integração ao ensino superior, seus domínios e impactos no desempenho acadêmico de 168 estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), turmas de 2012 e 2013, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os dados foram obtidos por meio da utilização de uma escala sobre a vida acadêmica com 34 itens distribuídos nas dimensões: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não obrigatórias e condições para o estudo. Os resultados de integração foram discutidos em relação ao momento do curso (final do primeiro e do segundo ano), situação acadêmica (conclusão ou ativo no curso) e desempenho acadêmico (coeficiente de rendimento). Dado o papel da integração à vida universitária para o sucesso do estudante, o artigo ressalta o desafio posto à gestão institucional em sua promoção |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759 POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759 |
identifier_str_mv |
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; CARNEIRO, Ana Maria. Integração à vida acadêmica entre alunos de curso de educação geral. Psicologia: Ensino & Formação. Brasília, DF: Associacao Brasileira de Ensino de Psicologia, 2016. vol.7, n.1 (jan./jul, 2016), p. 18-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10759. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829216694272 |