Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaglia, Alcides José, 1972-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433
Resumo: Resumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados
id CAMP_90d4061019b31cacb410dca5bbc1cad9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170686
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógicaTraining of football players : principles and assumptions for a pedagogical proposalFormación de jugadores de fútbol : principios y supuestos para la composición de una propuesta pedagógicaFutebolEducação físicaSoccerPhysical education and trainingArtigo originalResumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperadosAbstract: The organization of a pedagogical proposal for teaching and coaching football should consider different contextual factors and focus on demands necessary for progress. This is a descriptive-purposeful study intended to characterize principles and assumptions, pointing guiding and specific principles for a proposed curriculum for the educational process in football. Those guiding and specific principles correspond to the theory objectively constituted to act in that game, in different stages of training. Assumptions are solutions to problems occasionally faced. Therefore, sports training should not only provide responses to its participants, but also enable players to solve unexpected problemsResumen: La estructuración de una propuesta pedagógica para la enseñanza y entrenamiento del fútbol debe considerar los diferentes factores contextuales, priorizando las demandas necesarias para el avance de este proceso. Esta investigación es descriptivo/propositiva y objetiva caracterizar principios y supuestos, señalando principios rectores y particulares para la elaboración de una propuesta pedagógica para el proceso formativo en el fútbol. Los principios rectores y particulares corresponden a la teoría constituida objetivamente para actuar en el juego en diferentes etapas de la formación. Los supuestos se refieren a las soluciones frente a los problemas eventuales. Por lo tanto, la formación deportiva debe, además de solamente fabricar respuestas, capacitar a los jugadores para enfrentar problemas inesperadosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScaglia, Alcides José, 1972-Galatti, Larissa Rafaela, 1981-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10433SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170686porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T15:37:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T15:37:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
Training of football players : principles and assumptions for a pedagogical proposal
Formación de jugadores de fútbol : principios y supuestos para la composición de una propuesta pedagógica
title Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
spellingShingle Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
Scaglia, Alcides José, 1972-
Futebol
Educação física
Soccer
Physical education and training
Artigo original
title_short Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
title_full Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
title_fullStr Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
title_sort Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
author Scaglia, Alcides José, 1972-
author_facet Scaglia, Alcides José, 1972-
Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
author_role author
author2 Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaglia, Alcides José, 1972-
Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Educação física
Soccer
Physical education and training
Artigo original
topic Futebol
Educação física
Soccer
Physical education and training
Artigo original
description Resumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433
SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433
identifier_str_mv SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819538337792