Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433 |
Resumo: | Resumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados |
id |
CAMP_90d4061019b31cacb410dca5bbc1cad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170686 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógicaTraining of football players : principles and assumptions for a pedagogical proposalFormación de jugadores de fútbol : principios y supuestos para la composición de una propuesta pedagógicaFutebolEducação físicaSoccerPhysical education and trainingArtigo originalResumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperadosAbstract: The organization of a pedagogical proposal for teaching and coaching football should consider different contextual factors and focus on demands necessary for progress. This is a descriptive-purposeful study intended to characterize principles and assumptions, pointing guiding and specific principles for a proposed curriculum for the educational process in football. Those guiding and specific principles correspond to the theory objectively constituted to act in that game, in different stages of training. Assumptions are solutions to problems occasionally faced. Therefore, sports training should not only provide responses to its participants, but also enable players to solve unexpected problemsResumen: La estructuración de una propuesta pedagógica para la enseñanza y entrenamiento del fútbol debe considerar los diferentes factores contextuales, priorizando las demandas necesarias para el avance de este proceso. Esta investigación es descriptivo/propositiva y objetiva caracterizar principios y supuestos, señalando principios rectores y particulares para la elaboración de una propuesta pedagógica para el proceso formativo en el fútbol. Los principios rectores y particulares corresponden a la teoría constituida objetivamente para actuar en el juego en diferentes etapas de la formación. Los supuestos se refieren a las soluciones frente a los problemas eventuales. Por lo tanto, la formación deportiva debe, además de solamente fabricar respuestas, capacitar a los jugadores para enfrentar problemas inesperadosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScaglia, Alcides José, 1972-Galatti, Larissa Rafaela, 1981-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10433SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170686porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T15:37:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T15:37:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica Training of football players : principles and assumptions for a pedagogical proposal Formación de jugadores de fútbol : principios y supuestos para la composición de una propuesta pedagógica |
title |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica Scaglia, Alcides José, 1972- Futebol Educação física Soccer Physical education and training Artigo original |
title_short |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
title_full |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
title_sort |
Formação de jogadores de futebol : princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica |
author |
Scaglia, Alcides José, 1972- |
author_facet |
Scaglia, Alcides José, 1972- Galatti, Larissa Rafaela, 1981- |
author_role |
author |
author2 |
Galatti, Larissa Rafaela, 1981- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scaglia, Alcides José, 1972- Galatti, Larissa Rafaela, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Educação física Soccer Physical education and training Artigo original |
topic |
Futebol Educação física Soccer Physical education and training Artigo original |
description |
Resumo: A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433 SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433 |
identifier_str_mv |
SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2015. Vol. 21, n. 3 (jul./set., 2015), p. 791-801. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10433. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819538337792 |