A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline Pereira de, 1979-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758
Resumo: Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste
id CAMP_92ee269dcbfd4291fc08574cc19d8a5b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341448
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possívelThe environmental theory of Benvenists and the teaching of the portuguese language : a possible dialogueBenveniste, Émile, 1902-1976Língua portuguesa - Estudo e ensinoLinguísticaTeoria da enunciaçãoParâmetros curriculares nacionaisBenveniste's enunciation theoryArtigo originalResumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de BenvenisteAbstract: The present paper seeks to discuss the contributions about the Theory of Enunciation, proposed by Émile Benveniste for the teaching of the Portuguese Language, according to the guidelines of the National Curriculum Parameters - PCN, in order to analyze Benveniste's propositions as a counterpoint to the language treatment method basic education institutions. Thus, Benveniste postulates that it is through language that man inserts himself into society, so that it is also through cultural interaction that the rudiments of a language are learned. Therefore, it is noted that, for the most part, the PCN prioritize the teaching of the Portuguese in its standard norm, excluding variants of the colloquial language, which are absorbed in the daily speech of a certain group. Thus, works by authors such as Marcos Bagno, Roxane Rojo and others are used in order to verify the treatment of the teaching of Portuguese standards, in detriment to the particularities of each individual, which can be observed in the dialogue with clippings from the theory. of Benveniste. Then, the research has a bibliographic and analytical character, as excerpts from texts by the aforementioned authors are studied, in order to establish an analysis of the PCN, along with Benveniste's theoryAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Caroline Pereira de, 1979-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10758OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341448porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T08:37:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-08T08:37:56Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
The environmental theory of Benvenists and the teaching of the portuguese language : a possible dialogue
title A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
spellingShingle A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
Oliveira, Caroline Pereira de, 1979-
Benveniste, Émile, 1902-1976
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Teoria da enunciação
Parâmetros curriculares nacionais
Benveniste's enunciation theory
Artigo original
title_short A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
title_full A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
title_fullStr A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
title_full_unstemmed A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
title_sort A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
author Oliveira, Caroline Pereira de, 1979-
author_facet Oliveira, Caroline Pereira de, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caroline Pereira de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Benveniste, Émile, 1902-1976
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Teoria da enunciação
Parâmetros curriculares nacionais
Benveniste's enunciation theory
Artigo original
topic Benveniste, Émile, 1902-1976
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Teoria da enunciação
Parâmetros curriculares nacionais
Benveniste's enunciation theory
Artigo original
description Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758
OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758
identifier_str_mv OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829208305664