A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste |
id |
CAMP_92ee269dcbfd4291fc08574cc19d8a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341448 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possívelThe environmental theory of Benvenists and the teaching of the portuguese language : a possible dialogueBenveniste, Émile, 1902-1976Língua portuguesa - Estudo e ensinoLinguísticaTeoria da enunciaçãoParâmetros curriculares nacionaisBenveniste's enunciation theoryArtigo originalResumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de BenvenisteAbstract: The present paper seeks to discuss the contributions about the Theory of Enunciation, proposed by Émile Benveniste for the teaching of the Portuguese Language, according to the guidelines of the National Curriculum Parameters - PCN, in order to analyze Benveniste's propositions as a counterpoint to the language treatment method basic education institutions. Thus, Benveniste postulates that it is through language that man inserts himself into society, so that it is also through cultural interaction that the rudiments of a language are learned. Therefore, it is noted that, for the most part, the PCN prioritize the teaching of the Portuguese in its standard norm, excluding variants of the colloquial language, which are absorbed in the daily speech of a certain group. Thus, works by authors such as Marcos Bagno, Roxane Rojo and others are used in order to verify the treatment of the teaching of Portuguese standards, in detriment to the particularities of each individual, which can be observed in the dialogue with clippings from the theory. of Benveniste. Then, the research has a bibliographic and analytical character, as excerpts from texts by the aforementioned authors are studied, in order to establish an analysis of the PCN, along with Benveniste's theoryAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Caroline Pereira de, 1979-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10758OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341448porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-08T08:37:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-08T08:37:56Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível The environmental theory of Benvenists and the teaching of the portuguese language : a possible dialogue |
title |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
spellingShingle |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível Oliveira, Caroline Pereira de, 1979- Benveniste, Émile, 1902-1976 Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguística Teoria da enunciação Parâmetros curriculares nacionais Benveniste's enunciation theory Artigo original |
title_short |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
title_full |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
title_fullStr |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
title_full_unstemmed |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
title_sort |
A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa : um diálogo possível |
author |
Oliveira, Caroline Pereira de, 1979- |
author_facet |
Oliveira, Caroline Pereira de, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Caroline Pereira de, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benveniste, Émile, 1902-1976 Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguística Teoria da enunciação Parâmetros curriculares nacionais Benveniste's enunciation theory Artigo original |
topic |
Benveniste, Émile, 1902-1976 Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguística Teoria da enunciação Parâmetros curriculares nacionais Benveniste's enunciation theory Artigo original |
description |
Resumo: O presente trabalho busca discutir as contribuições acerca da Teoria da Enunciação, proposta por Émile Benveniste, para o ensino da Língua Portuguesa, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, de forma a analisar as proposições de Benveniste em contraponto ao método de tratamento da língua pelas instituições de ensino básico. Desse modo, Benveniste postula que é por meio da linguagem que o homem se insere na sociedade, de maneira que é, também, pela interação cultural que os rudimentos de uma língua são aprendidos. Logo, nota-se que, majoritariamente, os PCN priorizam o ensino da Língua Portuguesa em sua normapadrão, excluindo variantes da língua coloquial, as quais são absorvidas no falar cotidiano de um determinado grupo. Para tanto, são utilizadas obras de autores como Marcos Bagno, Roxane Rojo entre outros, a fim de verificar o tratamento do ensino das normas da Língua Portuguesa, em detrimento às particularidades de cada indivíduo, o que pode ser observado no diálogo com recortes da teoria de Benveniste. Destarte, a pesquisa possui caráter bibliográfico e analítico, à medida que são estudados excertos de textos dos autores supracitados, com o fito de estabelecer uma análise aos PCN, junto à teoria linguística de Benveniste |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758 OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Caroline Pereira de. A teoria enunciativa de Benveniste e o ensino da língua portuguesa: um diálogo possível. Revista percursos linguísticos. Vitória, ES : Universidade Federal do Espírito Santo/Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. Vol. 11, n. 28 (2021), p. 128-149. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10758. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829208305664 |