Parábolas versus logaritmos : intersecções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001 |
id |
CAMP_9558ed039138e2c4e6c2ba34c12740b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342216 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Parábolas versus logaritmos : intersecçõesCálculo - Estudo e ensinoLogaritmosCalculus - Study and teachingLogarithmsIntuição geométricaIntersecção de curvasArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001Resumo: Uma pergunta muito comum entre alunos universitários é: Por que estudar Cálculo? Nos dias de hoje, mesmo com todas as tecnologias que se apresentam, essa pergunta ainda se torna frequente, e sua resposta, mais complicada, haja vista que nem sempre é fácil esclarecer a conexão entre uma determinada tecnologia e a matemática necessária para implementá-la. Do lado da matemática a situação é semelhante, nem sempre é fácil determinar qual é a matemática necessária para solucionar um determinado problema. Neste artigo expõe-se um problema sobre a intersecção entre parábolas e logaritmos, para o qual, no sentido geométrico, a percepção da solução é rapidamente visualizada, sem a necessidade de conhecimento matemático. No entanto, para mostrar que essa intuição visual coincide com a resposta correta, deve-se necessariamente considerar a matemática ensinada nos cursos de Cálculo. Isso abre espaço para discussões acerca do ensino de Cálculo e também das diferenças entre a matemática vista no ensino médio e aquela vista na universidadeAbstract: A very common question among university students is: Why study Calculus? Nowadays, even with all the current technologies, this question still becomes frequent, and its answer more complicated, since it is not always easy to clarify the connection between a given technology and the mathematics necessary to implement it. From the point of view of mathematics the situation is similar, it is not always easy to determine which mathematics is necessary to solve a given problem. In this article we present a problem about the intersection between parabolas and logarithms in which, in the geometric sense, the perception of the solution is quickly visualized, without the need to know mathematics. However, to show that this visual intuition coincides with the correct answer, one must necessarily consider the mathematics taught in Calculus courses. This opens space for discussions about the teaching of Calculus and also the differences between the mathematics seen in high school and the one seen in universityCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagossi, José Carlos, 1963-Barros, Antônio César da Costa, 1963-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10855MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342216porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T11:05:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T11:05:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
title |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
spellingShingle |
Parábolas versus logaritmos : intersecções Magossi, José Carlos, 1963- Cálculo - Estudo e ensino Logaritmos Calculus - Study and teaching Logarithms Intuição geométrica Intersecção de curvas Artigo original |
title_short |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
title_full |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
title_fullStr |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
title_full_unstemmed |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
title_sort |
Parábolas versus logaritmos : intersecções |
author |
Magossi, José Carlos, 1963- |
author_facet |
Magossi, José Carlos, 1963- Barros, Antônio César da Costa, 1963- |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Antônio César da Costa, 1963- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magossi, José Carlos, 1963- Barros, Antônio César da Costa, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo - Estudo e ensino Logaritmos Calculus - Study and teaching Logarithms Intuição geométrica Intersecção de curvas Artigo original |
topic |
Cálculo - Estudo e ensino Logaritmos Calculus - Study and teaching Logarithms Intuição geométrica Intersecção de curvas Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855 MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855 |
identifier_str_mv |
MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829653950464 |