Parábolas versus logaritmos : intersecções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magossi, José Carlos, 1963-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barros, Antônio César da Costa, 1963-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001
id CAMP_9558ed039138e2c4e6c2ba34c12740b5
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342216
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Parábolas versus logaritmos : intersecçõesCálculo - Estudo e ensinoLogaritmosCalculus - Study and teachingLogarithmsIntuição geométricaIntersecção de curvasArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001Resumo: Uma pergunta muito comum entre alunos universitários é: Por que estudar Cálculo? Nos dias de hoje, mesmo com todas as tecnologias que se apresentam, essa pergunta ainda se torna frequente, e sua resposta, mais complicada, haja vista que nem sempre é fácil esclarecer a conexão entre uma determinada tecnologia e a matemática necessária para implementá-la. Do lado da matemática a situação é semelhante, nem sempre é fácil determinar qual é a matemática necessária para solucionar um determinado problema. Neste artigo expõe-se um problema sobre a intersecção entre parábolas e logaritmos, para o qual, no sentido geométrico, a percepção da solução é rapidamente visualizada, sem a necessidade de conhecimento matemático. No entanto, para mostrar que essa intuição visual coincide com a resposta correta, deve-se necessariamente considerar a matemática ensinada nos cursos de Cálculo. Isso abre espaço para discussões acerca do ensino de Cálculo e também das diferenças entre a matemática vista no ensino médio e aquela vista na universidadeAbstract: A very common question among university students is: Why study Calculus? Nowadays, even with all the current technologies, this question still becomes frequent, and its answer more complicated, since it is not always easy to clarify the connection between a given technology and the mathematics necessary to implement it. From the point of view of mathematics the situation is similar, it is not always easy to determine which mathematics is necessary to solve a given problem. In this article we present a problem about the intersection between parabolas and logarithms in which, in the geometric sense, the perception of the solution is quickly visualized, without the need to know mathematics. However, to show that this visual intuition coincides with the correct answer, one must necessarily consider the mathematics taught in Calculus courses. This opens space for discussions about the teaching of Calculus and also the differences between the mathematics seen in high school and the one seen in universityCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagossi, José Carlos, 1963-Barros, Antônio César da Costa, 1963-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10855MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342216porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T11:05:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342216Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T11:05:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parábolas versus logaritmos : intersecções
title Parábolas versus logaritmos : intersecções
spellingShingle Parábolas versus logaritmos : intersecções
Magossi, José Carlos, 1963-
Cálculo - Estudo e ensino
Logaritmos
Calculus - Study and teaching
Logarithms
Intuição geométrica
Intersecção de curvas
Artigo original
title_short Parábolas versus logaritmos : intersecções
title_full Parábolas versus logaritmos : intersecções
title_fullStr Parábolas versus logaritmos : intersecções
title_full_unstemmed Parábolas versus logaritmos : intersecções
title_sort Parábolas versus logaritmos : intersecções
author Magossi, José Carlos, 1963-
author_facet Magossi, José Carlos, 1963-
Barros, Antônio César da Costa, 1963-
author_role author
author2 Barros, Antônio César da Costa, 1963-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Magossi, José Carlos, 1963-
Barros, Antônio César da Costa, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo - Estudo e ensino
Logaritmos
Calculus - Study and teaching
Logarithms
Intuição geométrica
Intersecção de curvas
Artigo original
topic Cálculo - Estudo e ensino
Logaritmos
Calculus - Study and teaching
Logarithms
Intuição geométrica
Intersecção de curvas
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855
MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855
identifier_str_mv MAGOSSI, José Carlos; BARROS, Antônio César da Costa. Parábolas versus logaritmos: intersecções. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, n. 2, p. 266-276, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10855. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342216
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829653950464