Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577 |
Resumo: | Resumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/ |
id |
CAMP_976c6064ab53dde994f6cbfcf1d708c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1401862 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo webA new strategy for teaching nuclear physics and radioactivity for the new high school : web application guided self-learningFísica - Estudo e ensinoFísica (Ensino médio)Física nuclearRadiação ionizanteRadiação - Efeito fisiológicoPhysics - Study and teachingPhysics (High school)Nuclear physicsRadiation, IonizingRadiation - Physiological effectAplicativo web de ensinoNovo ensino médioFísica das radiaçõesWeb application teachingNew high schoolRadiation physicsArtigo originalResumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/Abstract: The new high school allows the student, in a curriculum of various topics, to choose the area of science and technology, where skills on radiation/radioactivity are present. It is an issue that involves several applications for society, such as for the medical area, where it is possible to diagnose and treat diseases, as well as industrial applications and the production of electricity free from the emission of greenhouse gases. However, the way in which ionizing radiation has been treated by the media tends to drive young high school students away from this area of science. Due to the importance of the theme, this work presents an alternative proposal for the new high school, where teaching will take place in a critical, relatively in-depth and non-biased way. The material can be accessed through the link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandez, João Vitor Martins, 1991-Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-Prearo, Ivan, 2000-Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-Hernandes, Andrei Arruda, 2000-Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/21577FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1401862porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-01T08:39:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1401862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:21:05.460522Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web A new strategy for teaching nuclear physics and radioactivity for the new high school : web application guided self-learning |
title |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
spellingShingle |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web Fernandez, João Vitor Martins, 1991- Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Física nuclear Radiação ionizante Radiação - Efeito fisiológico Physics - Study and teaching Physics (High school) Nuclear physics Radiation, Ionizing Radiation - Physiological effect Aplicativo web de ensino Novo ensino médio Física das radiações Web application teaching New high school Radiation physics Artigo original |
title_short |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
title_full |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
title_fullStr |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
title_full_unstemmed |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
title_sort |
Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web |
author |
Fernandez, João Vitor Martins, 1991- |
author_facet |
Fernandez, João Vitor Martins, 1991- Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983- Oliveira, Sandro Guedes de, 1973- Prearo, Ivan, 2000- Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993- Hernandes, Andrei Arruda, 2000- Hadler Neto, Julio Cesar, 1947- |
author_role |
author |
author2 |
Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983- Oliveira, Sandro Guedes de, 1973- Prearo, Ivan, 2000- Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993- Hernandes, Andrei Arruda, 2000- Hadler Neto, Julio Cesar, 1947- |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, João Vitor Martins, 1991- Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983- Oliveira, Sandro Guedes de, 1973- Prearo, Ivan, 2000- Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993- Hernandes, Andrei Arruda, 2000- Hadler Neto, Julio Cesar, 1947- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Física nuclear Radiação ionizante Radiação - Efeito fisiológico Physics - Study and teaching Physics (High school) Nuclear physics Radiation, Ionizing Radiation - Physiological effect Aplicativo web de ensino Novo ensino médio Física das radiações Web application teaching New high school Radiation physics Artigo original |
topic |
Física - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Física nuclear Radiação ionizante Radiação - Efeito fisiológico Physics - Study and teaching Physics (High school) Nuclear physics Radiation, Ionizing Radiation - Physiological effect Aplicativo web de ensino Novo ensino médio Física das radiações Web application teaching New high school Radiation physics Artigo original |
description |
Resumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/ |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577 FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577 |
identifier_str_mv |
FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1401862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1824684940722176000 |