Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, João Vitor Martins, 1991-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-, Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-, Prearo, Ivan, 2000-, Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-, Hernandes, Andrei Arruda, 2000-, Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577
Resumo: Resumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/
id CAMP_976c6064ab53dde994f6cbfcf1d708c5
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1401862
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo webA new strategy for teaching nuclear physics and radioactivity for the new high school : web application guided self-learningFísica - Estudo e ensinoFísica (Ensino médio)Física nuclearRadiação ionizanteRadiação - Efeito fisiológicoPhysics - Study and teachingPhysics (High school)Nuclear physicsRadiation, IonizingRadiation - Physiological effectAplicativo web de ensinoNovo ensino médioFísica das radiaçõesWeb application teachingNew high schoolRadiation physicsArtigo originalResumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/Abstract: The new high school allows the student, in a curriculum of various topics, to choose the area of science and technology, where skills on radiation/radioactivity are present. It is an issue that involves several applications for society, such as for the medical area, where it is possible to diagnose and treat diseases, as well as industrial applications and the production of electricity free from the emission of greenhouse gases. However, the way in which ionizing radiation has been treated by the media tends to drive young high school students away from this area of science. Due to the importance of the theme, this work presents an alternative proposal for the new high school, where teaching will take place in a critical, relatively in-depth and non-biased way. The material can be accessed through the link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandez, João Vitor Martins, 1991-Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-Prearo, Ivan, 2000-Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-Hernandes, Andrei Arruda, 2000-Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/21577FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1401862porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-01T08:39:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1401862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:21:05.460522Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
A new strategy for teaching nuclear physics and radioactivity for the new high school : web application guided self-learning
title Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
spellingShingle Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
Fernandez, João Vitor Martins, 1991-
Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Física nuclear
Radiação ionizante
Radiação - Efeito fisiológico
Physics - Study and teaching
Physics (High school)
Nuclear physics
Radiation, Ionizing
Radiation - Physiological effect
Aplicativo web de ensino
Novo ensino médio
Física das radiações
Web application teaching
New high school
Radiation physics
Artigo original
title_short Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_full Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_fullStr Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_full_unstemmed Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_sort Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio : auto aprendizagem guiada por aplicativo web
author Fernandez, João Vitor Martins, 1991-
author_facet Fernandez, João Vitor Martins, 1991-
Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-
Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-
Prearo, Ivan, 2000-
Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-
Hernandes, Andrei Arruda, 2000-
Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-
author_role author
author2 Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-
Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-
Prearo, Ivan, 2000-
Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-
Hernandes, Andrei Arruda, 2000-
Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, João Vitor Martins, 1991-
Lixandrão Filho, Arnaldo Luis, 1983-
Oliveira, Sandro Guedes de, 1973-
Prearo, Ivan, 2000-
Cordeiro, Gustavo Cesar, 1993-
Hernandes, Andrei Arruda, 2000-
Hadler Neto, Julio Cesar, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Física nuclear
Radiação ionizante
Radiação - Efeito fisiológico
Physics - Study and teaching
Physics (High school)
Nuclear physics
Radiation, Ionizing
Radiation - Physiological effect
Aplicativo web de ensino
Novo ensino médio
Física das radiações
Web application teaching
New high school
Radiation physics
Artigo original
topic Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Física nuclear
Radiação ionizante
Radiação - Efeito fisiológico
Physics - Study and teaching
Physics (High school)
Nuclear physics
Radiation, Ionizing
Radiation - Physiological effect
Aplicativo web de ensino
Novo ensino médio
Física das radiações
Web application teaching
New high school
Radiation physics
Artigo original
description Resumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577
FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577
identifier_str_mv FERNANDEZ, João Vitor Martins et al. Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP. Rev. bras. ens. fís. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21577. Acesso em: 21 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1401862
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1824684940722176000