Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carneiro, Ana Maria, 1976-, Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072
Resumo: Resumo: O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso
id CAMP_976d76a0da175bb553d2e1a206f57bfe
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182408
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinarInnovation and evaluation in the brazilian higher education culture: general interdisciplinary educationEnsino superiorEducation, HigherEducação geralAvaliaçãoInovação curricularCultura universitáriaArtigo originalResumo: O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do cursoThe text aims to present the partial results of evaluation form the Interdisciplinary Program of Higher Education (ProFIS) related to the interdisciplinary general education proposed, which represents an innovation in higher education culture of Brazil. The general education provided by the program is concerned in preparing students with greater knowledge, critical thinking by expanding their knowledge and culture, as well as preparing them as citizens for activities that they will develop in the future. Besides curricular innovation, the course aims to establish a policy of affirmative action through the inclusion of public school students. Briefly it presents the general education curriculum emphasis as adopted by universities in various parts of the world. Then, it presents the proposal of ProFIS, and its current stage of development and it is we analyzed the partial results of the ongoing evaluation process that it is been developed. The evaluation process is developed with teachers, students and the course coordinatorAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Carneiro, Ana Maria, 1976-Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; CARNEIRO, Ana Maria; GONÇALVES, Mírian Lúcia. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: revista da avaliação da educacao superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2015. Vol. 20, n. 3 (nov., 2015), p. 717-739 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182408porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T10:15:00Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-26T10:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
Innovation and evaluation in the brazilian higher education culture: general interdisciplinary education
title Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
spellingShingle Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Ensino superior
Education, Higher
Educação geral
Avaliação
Inovação curricular
Cultura universitária
Artigo original
title_short Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
title_full Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
title_fullStr Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
title_full_unstemmed Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
title_sort Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro : formação geral interdisciplinar
author Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
author_facet Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
author_role author
author2 Carneiro, Ana Maria, 1976-
Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
Gonçalves, Mírian Lúcia, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Education, Higher
Educação geral
Avaliação
Inovação curricular
Cultura universitária
Artigo original
topic Ensino superior
Education, Higher
Educação geral
Avaliação
Inovação curricular
Cultura universitária
Artigo original
description Resumo: O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; CARNEIRO, Ana Maria; GONÇALVES, Mírian Lúcia. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: revista da avaliação da educacao superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2015. Vol. 20, n. 3 (nov., 2015), p. 717-739 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072
identifier_str_mv PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; CARNEIRO, Ana Maria; GONÇALVES, Mírian Lúcia. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: revista da avaliação da educacao superior. Sorocaba, SP : Universidade de Sorocaba, 2015. Vol. 20, n. 3 (nov., 2015), p. 717-739 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648072. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820647731200