Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167 |
Resumo: | Resumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filme |
id |
CAMP_97e477a11409ab3078eaa5229b3fa863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376767 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)Concepts of learning, cinema and Film Literacy in the documentary Island ofCinemaMotion picturesAprendizadoFilme-educaçãoLiteraciaLearningFilm-educationLiteracyArtigo originalResumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filmeAbstract: This article explores the potential of cinema when proposed with the learning. So, we use learning processes linked to examples extracted from the film, that are able to generate some type of learning. The idea is that from fragments of the documentary, here in the case illustrated by Island of Flowers (1989), we can see how a dialogue between the cinema and the precepts of what we call Education film works, as well as the learning processes Indicated by Akhras, resulting in an exemplification of the potential of film learning and possibilities for discussions with the filmAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Pâmela de Bortoli, 1987-Akhras, Fábio Nauras, 1954-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16167MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376767porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-22T16:56:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-22T16:56:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) Concepts of learning, cinema and Film Literacy in the documentary Island of |
title |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
spellingShingle |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) Machado, Pâmela de Bortoli, 1987- Cinema Motion pictures Aprendizado Filme-educação Literacia Learning Film-education Literacy Artigo original |
title_short |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
title_full |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
title_fullStr |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
title_full_unstemmed |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
title_sort |
Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989) |
author |
Machado, Pâmela de Bortoli, 1987- |
author_facet |
Machado, Pâmela de Bortoli, 1987- Akhras, Fábio Nauras, 1954- |
author_role |
author |
author2 |
Akhras, Fábio Nauras, 1954- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Pâmela de Bortoli, 1987- Akhras, Fábio Nauras, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Motion pictures Aprendizado Filme-educação Literacia Learning Film-education Literacy Artigo original |
topic |
Cinema Motion pictures Aprendizado Filme-educação Literacia Learning Film-education Literacy Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filme |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167 MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835776585728 |