Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Akhras, Fábio Nauras, 1954-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167
Resumo: Resumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filme
id CAMP_97e477a11409ab3078eaa5229b3fa863
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376767
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)Concepts of learning, cinema and Film Literacy in the documentary Island ofCinemaMotion picturesAprendizadoFilme-educaçãoLiteraciaLearningFilm-educationLiteracyArtigo originalResumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filmeAbstract: This article explores the potential of cinema when proposed with the learning. So, we use learning processes linked to examples extracted from the film, that are able to generate some type of learning. The idea is that from fragments of the documentary, here in the case illustrated by Island of Flowers (1989), we can see how a dialogue between the cinema and the precepts of what we call Education film works, as well as the learning processes Indicated by Akhras, resulting in an exemplification of the potential of film learning and possibilities for discussions with the filmAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Pâmela de Bortoli, 1987-Akhras, Fábio Nauras, 1954-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16167MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376767porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-22T16:56:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-22T16:56:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
Concepts of learning, cinema and Film Literacy in the documentary Island of
title Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
spellingShingle Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
Cinema
Motion pictures
Aprendizado
Filme-educação
Literacia
Learning
Film-education
Literacy
Artigo original
title_short Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
title_full Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
title_fullStr Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
title_full_unstemmed Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
title_sort Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989)
author Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
author_facet Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
Akhras, Fábio Nauras, 1954-
author_role author
author2 Akhras, Fábio Nauras, 1954-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
Akhras, Fábio Nauras, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Motion pictures
Aprendizado
Filme-educação
Literacia
Learning
Film-education
Literacy
Artigo original
topic Cinema
Motion pictures
Aprendizado
Filme-educação
Literacia
Learning
Film-education
Literacy
Artigo original
description Resumo: Este artigo explora as potencialidades do cinema quando proposto por um viés de aprendizagem. De tal forma que utilizamos processos de aprendizagem vinculados a exemplos extraídos do filme, que são capazes de gerar algum tipo de aprendizado. A ideia é que a partir de fragmentos do documentário, aqui no caso ilustrado por Ilha das Flores (1989), possamos visualizar como pode ocorrer um diálogo entre o cinema e os preceitos do que chamamos de Filme-educação, bem como os processos de aprendizagem indicados por Akhras, resultando em uma exemplificação da potencialidade de aprendizagem pelo cinema e possibilidades de discussões para com o filme
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167
MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167
identifier_str_mv MACHADO, Pâmela de Bortoli; AKHRAS, Fábio Nauras. Conceitos de aprendizagem, cinema e Film Literacy no documentário Ilha das Flores (1989). Quaestio: revista de estudos em educação. São Paulo, SP : PPGE-Uniso, 2017. v. 19, n. 2, p. 347-362, ago. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16167. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835776585728