Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coluci, Vitor Rafael, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio da bolsa de iniciação tecnológica concedida a Eric S. S. Kishimoto (0220036212472856) para o desenvolvimento do manual e das animações. Agradecemos também ao Prof. José Carlos Magossi (FT/UNICAMP) pela leitura crítica do manuscrito e pelas sugestões de melhoria do trabalho
id CAMP_9d2945418a97951637fe2bd5c3321cbf
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350365
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Animações para o ensino de matemática usando o Manim-PythonPensamento computacionalAnimação por computadorPython (Linguagem de programação de computador)Computational thinkingComputer animationPython (Computer program language)Artigo originalAgradecimentos: Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio da bolsa de iniciação tecnológica concedida a Eric S. S. Kishimoto (0220036212472856) para o desenvolvimento do manual e das animações. Agradecemos também ao Prof. José Carlos Magossi (FT/UNICAMP) pela leitura crítica do manuscrito e pelas sugestões de melhoria do trabalhoResumo: Animação refere-se ao processo de dar movimento a objetos inanimados. Animações têm sido usadas como facilitadoras de aprendizagem de Matemática tanto em sala de aula como no estudo individual. Diversos softwares têm permitido a criação de animações cada vez mais sofisticadas. Dentre eles está o Manim, uma biblioteca do Python que dá movimento a fórmulas matemáticas, figuras geométricas, textos e gráficos e possibilita apresentar visualmente conteúdos matemáticos de forma mais atrativa. Neste trabalho, usamos o Manim para criar animações de temas de Matemática abordados no Ensino Médio e Superior. As animações produzidas envolveram os temas de números irracionais, geometria, retas, cônicas, sistemas lineares, interpolação polinomial, conjuntos, funções, progressões, combinatória e probabilidade. Além das animações, elaboramos um manual em português do Python/Manim que fornece os principais conceitos de programação para que interessados iniciantes possam desenvolver suas próprias animações. Tanto as animações produzidas como o processo de criá-las podem servir para atividades complementares para o ensino de Matem'atica e facilitadoras de seu aprendizadoAbstract: Animation is the process of giving motion to lifeless objects. Animations have been employed as learning aids for Mathematics both in the classroom and in individual study. A variety of programs has made possible to create animations that are getting more and more complex. One of them is Manim, a library of Python, which brings motion to mathematical formulas, geometric figures, texts, and plots and allows for the more appealing visual presentation of mathematical knowledge. In this work, we use the Manim to make animations of Mathematics topics covered in High School and Higher Education. Irrational numbers, geometry, lines, conics, linear systems, polynomial interpolation, sets, functions, progressions, combinatorics, and probability were among the topics covered in our animations. Along with the animations, we also produced a guidebook of Python/Manim in Portuguese that explains the fundamental programming concepts so that interested novices can make their own animations. The animations themselves as well as the process of making them can both be used in supplemental activities and as learning aids for MathematicsCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-Coluci, Vitor Rafael, 1976-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12655KISHIMOTO, Eric Satoshi Suzuki; COLUCI, Vitor Rafael. Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 11, n. 1, p. 50-64, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350365porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-25T15:36:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350365Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-25T15:36:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
title Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
spellingShingle Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
Kishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-
Pensamento computacional
Animação por computador
Python (Linguagem de programação de computador)
Computational thinking
Computer animation
Python (Computer program language)
Artigo original
title_short Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
title_full Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
title_fullStr Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
title_full_unstemmed Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
title_sort Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python
author Kishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-
author_facet Kishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-
Coluci, Vitor Rafael, 1976-
author_role author
author2 Coluci, Vitor Rafael, 1976-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kishimoto, Eric Satoshi Suzuki, 2000-
Coluci, Vitor Rafael, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Animação por computador
Python (Linguagem de programação de computador)
Computational thinking
Computer animation
Python (Computer program language)
Artigo original
topic Pensamento computacional
Animação por computador
Python (Linguagem de programação de computador)
Computational thinking
Computer animation
Python (Computer program language)
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio da bolsa de iniciação tecnológica concedida a Eric S. S. Kishimoto (0220036212472856) para o desenvolvimento do manual e das animações. Agradecemos também ao Prof. José Carlos Magossi (FT/UNICAMP) pela leitura crítica do manuscrito e pelas sugestões de melhoria do trabalho
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655
KISHIMOTO, Eric Satoshi Suzuki; COLUCI, Vitor Rafael. Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 11, n. 1, p. 50-64, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655
identifier_str_mv KISHIMOTO, Eric Satoshi Suzuki; COLUCI, Vitor Rafael. Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python. Professor de matemática online. Rio de Janeiro, RJ. v. 11, n. 1, p. 50-64, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12655. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831461695488