Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598 |
Resumo: | O crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos aponta uma alternativa à crise dos meios de deslocamento vigentes. O progresso deste modal resulta em diversos benefícios que atraem continuamente populações e instituições públicas a investir em sua expansão. É necessário, contudo, atentar-se à consistência legal deste processo de desenvolvimento a fim de assegurar plenamente os potenciais que este tem a oferecer. O estudo da evolução dos documentos urbanísticos que determinam a mobilidade urbana são de grande importância para identificar os avanços legais referentes à política de mobilidade por bicicleta. No município de Campinas, Brasil, a comparação entre o Planos Diretores de 2006 e de 2018 permitiu afirmar que existem avanços no reconhecimento político do modal cicloviário como um meio de transporte a ser desenvolvido. Outros documentos legais que tratam do uso da bicicleta para a mobilidade, entretanto, evidenciaram o caráter unicamente técnico destes avanços, o que revelou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que considere suas especificidades e que confira a devida centralidade ao ciclista |
id |
CAMP_a12deb6234a92bc15f4a6930c309d7ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189460 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018Advances in the cycling mobility policy in Campinas : comparison between 2006 and 2018 master plansMobilidadePlano diretorMobilityMaster planAvanços legaisCampinasArtigo originalO crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos aponta uma alternativa à crise dos meios de deslocamento vigentes. O progresso deste modal resulta em diversos benefícios que atraem continuamente populações e instituições públicas a investir em sua expansão. É necessário, contudo, atentar-se à consistência legal deste processo de desenvolvimento a fim de assegurar plenamente os potenciais que este tem a oferecer. O estudo da evolução dos documentos urbanísticos que determinam a mobilidade urbana são de grande importância para identificar os avanços legais referentes à política de mobilidade por bicicleta. No município de Campinas, Brasil, a comparação entre o Planos Diretores de 2006 e de 2018 permitiu afirmar que existem avanços no reconhecimento político do modal cicloviário como um meio de transporte a ser desenvolvido. Outros documentos legais que tratam do uso da bicicleta para a mobilidade, entretanto, evidenciaram o caráter unicamente técnico destes avanços, o que revelou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que considere suas especificidades e que confira a devida centralidade ao ciclistaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLin, Pamela Shue Lang, 1993-Sperandio, Ana Maria Girotti, 1962-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598LIN, Pamela Shue Lang; SPERANDIO, Ana Maria Girotti. Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas: comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018. Hábitat y sociedad. Sevilha : Universidad de Sevilla, 2020.. no. 13 (Nov., 2020). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598. Acesso em: 20 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189460porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-28T15:37:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T04:55:07.162824Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 Advances in the cycling mobility policy in Campinas : comparison between 2006 and 2018 master plans |
title |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
spellingShingle |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 Lin, Pamela Shue Lang, 1993- Mobilidade Plano diretor Mobility Master plan Avanços legais Campinas Artigo original |
title_short |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
title_full |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
title_fullStr |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
title_full_unstemmed |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
title_sort |
Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas : comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018 |
author |
Lin, Pamela Shue Lang, 1993- |
author_facet |
Lin, Pamela Shue Lang, 1993- Sperandio, Ana Maria Girotti, 1962- |
author_role |
author |
author2 |
Sperandio, Ana Maria Girotti, 1962- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lin, Pamela Shue Lang, 1993- Sperandio, Ana Maria Girotti, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade Plano diretor Mobility Master plan Avanços legais Campinas Artigo original |
topic |
Mobilidade Plano diretor Mobility Master plan Avanços legais Campinas Artigo original |
description |
O crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos aponta uma alternativa à crise dos meios de deslocamento vigentes. O progresso deste modal resulta em diversos benefícios que atraem continuamente populações e instituições públicas a investir em sua expansão. É necessário, contudo, atentar-se à consistência legal deste processo de desenvolvimento a fim de assegurar plenamente os potenciais que este tem a oferecer. O estudo da evolução dos documentos urbanísticos que determinam a mobilidade urbana são de grande importância para identificar os avanços legais referentes à política de mobilidade por bicicleta. No município de Campinas, Brasil, a comparação entre o Planos Diretores de 2006 e de 2018 permitiu afirmar que existem avanços no reconhecimento político do modal cicloviário como um meio de transporte a ser desenvolvido. Outros documentos legais que tratam do uso da bicicleta para a mobilidade, entretanto, evidenciaram o caráter unicamente técnico destes avanços, o que revelou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que considere suas especificidades e que confira a devida centralidade ao ciclista |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598 LIN, Pamela Shue Lang; SPERANDIO, Ana Maria Girotti. Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas: comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018. Hábitat y sociedad. Sevilha : Universidad de Sevilla, 2020.. no. 13 (Nov., 2020). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598. Acesso em: 20 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598 |
identifier_str_mv |
LIN, Pamela Shue Lang; SPERANDIO, Ana Maria Girotti. Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas: comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018. Hábitat y sociedad. Sevilha : Universidad de Sevilla, 2020.. no. 13 (Nov., 2020). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651598. Acesso em: 20 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1824684918236512256 |