No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Igor Oliveira dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Matheus Grandim de, Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-, Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226
Resumo: Resumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileiros
id CAMP_a6dfd0651d8a56ce6377bb8675504305
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368868
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisãoIn the country of football, how to teach to play? A systematic review studyEn el país del fútbol, ¿cómo enseñar a jugar? Un estudio de revisión sistemáticaArtigo originalMetodologiaTeoria do conhecimentoFutebolMethodologyTheory of knowledgeSoccerResumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileirosAbstract: With an unprecedented character, the objective of the study was to identify and analyzeempirical studies about the teaching, experience, learning and training processes offootball in the Brazilian context, and to investigate their dialogue with the presupposedconcepts that underlie the emerging trends in Sport Pedagogy. A systematic review wascarried out in national journals, between the years 2001 and 2021. The 12 selected articlespointed to three main themes: teaching methods; training and performance of coaches;and practice of athletes. The findings lead us to conclude that there is still a real need forscientific and practical development of the modality, in search of an increasingly effectiveand coherent practice according to the objectives of the different contextsResumen: El objetivo de esta investigación es identificar y describir los estudios empíricos nacionales que se centran en los procesos de enseñanza, experiencia, aprendizaje y entrenamiento de fútbol, en diferentes niveles de práctica en el contexto Brasileño. Se realizó una revisión general en 39 revistas nacionales (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre los años 2001 y 2021. Los 12 Revista Pensar a Prática | ISSN: 1980-6183 DOI 10.5216/rpp. v26.72982 Revista Pensar a Prática. 2023, v.26:e.72982 artículos seleccionados, producidos en cuatro regiones de Brasil, discutieron tres principales temas: métodos de enseñanza; formación y desempeño de entrenadores; y práctica de los atletas. Los hallazgos están en línea con los principales temas discutidos por la Pedagogía del Deporte, pero también apuntan a un importante vacío en la agenda investigativa del área, en cuanto a la investigación que tiene como objetivo comprender los diversos aspectos constitutivos de los entornos del fútbol brasileñoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Igor Oliveira dosAlmeida, Matheus Grandim deNogueira Silva, Luis Felipe, 1993-Nicolau, Paula Simarelli, 1993-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16226SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368868porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T15:26:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-26T15:26:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
In the country of football, how to teach to play? A systematic review study
En el país del fútbol, ¿cómo enseñar a jugar? Un estudio de revisión sistemática
title No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
spellingShingle No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
Santos, Igor Oliveira dos
Artigo original
Metodologia
Teoria do conhecimento
Futebol
Methodology
Theory of knowledge
Soccer
title_short No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
title_full No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
title_fullStr No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
title_full_unstemmed No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
title_sort No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
author Santos, Igor Oliveira dos
author_facet Santos, Igor Oliveira dos
Almeida, Matheus Grandim de
Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
author_role author
author2 Almeida, Matheus Grandim de
Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Igor Oliveira dos
Almeida, Matheus Grandim de
Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993-
Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Metodologia
Teoria do conhecimento
Futebol
Methodology
Theory of knowledge
Soccer
topic Artigo original
Metodologia
Teoria do conhecimento
Futebol
Methodology
Theory of knowledge
Soccer
description Resumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileiros
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226
SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226
identifier_str_mv SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834043289600