No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226 |
Resumo: | Resumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileiros |
id |
CAMP_a6dfd0651d8a56ce6377bb8675504305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368868 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisãoIn the country of football, how to teach to play? A systematic review studyEn el país del fútbol, ¿cómo enseñar a jugar? Un estudio de revisión sistemáticaArtigo originalMetodologiaTeoria do conhecimentoFutebolMethodologyTheory of knowledgeSoccerResumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileirosAbstract: With an unprecedented character, the objective of the study was to identify and analyzeempirical studies about the teaching, experience, learning and training processes offootball in the Brazilian context, and to investigate their dialogue with the presupposedconcepts that underlie the emerging trends in Sport Pedagogy. A systematic review wascarried out in national journals, between the years 2001 and 2021. The 12 selected articlespointed to three main themes: teaching methods; training and performance of coaches;and practice of athletes. The findings lead us to conclude that there is still a real need forscientific and practical development of the modality, in search of an increasingly effectiveand coherent practice according to the objectives of the different contextsResumen: El objetivo de esta investigación es identificar y describir los estudios empíricos nacionales que se centran en los procesos de enseñanza, experiencia, aprendizaje y entrenamiento de fútbol, en diferentes niveles de práctica en el contexto Brasileño. Se realizó una revisión general en 39 revistas nacionales (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre los años 2001 y 2021. Los 12 Revista Pensar a Prática | ISSN: 1980-6183 DOI 10.5216/rpp. v26.72982 Revista Pensar a Prática. 2023, v.26:e.72982 artículos seleccionados, producidos en cuatro regiones de Brasil, discutieron tres principales temas: métodos de enseñanza; formación y desempeño de entrenadores; y práctica de los atletas. Los hallazgos están en línea con los principales temas discutidos por la Pedagogía del Deporte, pero también apuntan a un importante vacío en la agenda investigativa del área, en cuanto a la investigación que tiene como objetivo comprender los diversos aspectos constitutivos de los entornos del fútbol brasileñoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Igor Oliveira dosAlmeida, Matheus Grandim deNogueira Silva, Luis Felipe, 1993-Nicolau, Paula Simarelli, 1993-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16226SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368868porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T15:26:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-26T15:26:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão In the country of football, how to teach to play? A systematic review study En el país del fútbol, ¿cómo enseñar a jugar? Un estudio de revisión sistemática |
title |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
spellingShingle |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão Santos, Igor Oliveira dos Artigo original Metodologia Teoria do conhecimento Futebol Methodology Theory of knowledge Soccer |
title_short |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
title_full |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
title_fullStr |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
title_sort |
No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão |
author |
Santos, Igor Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Igor Oliveira dos Almeida, Matheus Grandim de Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993- Nicolau, Paula Simarelli, 1993- |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Matheus Grandim de Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993- Nicolau, Paula Simarelli, 1993- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Igor Oliveira dos Almeida, Matheus Grandim de Nogueira Silva, Luis Felipe, 1993- Nicolau, Paula Simarelli, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Metodologia Teoria do conhecimento Futebol Methodology Theory of knowledge Soccer |
topic |
Artigo original Metodologia Teoria do conhecimento Futebol Methodology Theory of knowledge Soccer |
description |
Resumo: O objetivo da presente investigação consiste em identificar e descrever estudos empíricos nacionais que se debrucem sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do futebol, em diferentes níveis de prática no contexto brasileiro. Foi realizada uma revisão do tipo overview em 39 periódicos nacionais (QUALIS CAPES 2013-2016, área 21), entre os anos 2001 e 2021. Os 12 artigos selecionados, produzidos em quatro regiões do Brasil, discutiram três principais temáticas: métodos de ensino; formação e atuação de treinadores; e prática dos atletas. Os achados alinham-se aos principais temas discutidos pela Pedagogia do Esporte, mas também apontam para uma importante lacuna na agenda investigativa da área, quanto a pesquisas que visam compreender os variados aspectos constituintes dos ambientes futebolísticos brasileiros |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226 SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Igor Oliveira dos et al. No país do futebol, como se ensina a jogar? um estudo de revisão. Pensar a Prática. Goiania, GO. V. 26, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16226. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834043289600 |