Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511
Resumo: Este trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa"
id CAMP_b04dd06e898ee3b41b26a0275a94fb20
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362631
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universaisGeociências - Estudo e ensinoIntegração curricularCurrículosFormação de professoresLugarCidades e vilasCurriculum integrationCurricula.Teacher trainingPlaceCities and towns.Política curricularLugar e cidadeArtigo originalEste trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa"Resumo: Este texto situa-se no campo que cruza Ensino de Geociências, formação de professores e currículo. Procura contribuir para o debate sobre o ensino a partir do lugar como meio de contextualizar tópicos e promover a integração curricular. Mostra que a maior parte das experiências de ensino ou aprendizagem de Geociências voltados para o lugar possuem propósitos multiculturais. O objetivo mais específico deste texto é mostrar como o ensino e aprendizagem apoiados no lugar contribuem para dar maior autonomia e criticidade ao professor. Esta pesquisa se apoia em um grupo de formação continuada de professores que adota o lugar como eixo curricular no ensino médio a partir das Geociências. O processo curricular para melhoria do ensino médio ocorre em um grupo de pesquisa colaborativa escola e universidade que atua em cidade do interior paulista (formação que já dura mais de quinze anos). Os professores do grupo adotaram, junto com o conceito de lugar, os eixos: teoria de sistemas e tempo geológico. É dentro desse contexto que foi adotado o estudo do lugar e da cidade como alvos de pesquisa e ensino. O estudo mostra um exemplo de ensino contextualizado a partir do lugar (exploração da enchente do centro da cidade) e como houve exploração multidisciplinar junto à construção do conceito de escala do tempo geológico. O principal resultado foi construir uma trajetória própria de desenvolvimento curricular e formação profissional.Abstract: This paper treats the interdisciplinary fields which combines teaching of geosciences, teacher education and curriculum. It brings studies and researches about the development of education based on place to improve teaching and learning of geosciences. It shows up examples of the teaching and the divulgation of geosciences based on the place, region and culture. We intend to discuss how teaching based on place works to improve the curricular integration. The revision shows up those experiences of teaching and learning based on the place have multicultural aims. The main aim of this paper is to show up as the teaching and learning based on the place contributes to more significant teacher’s autonomy and criticism (teachers study and research the place and the city acquires a clearer view on curricular objectives and teacher professionalism). This research bases on the study of case which teachers adopt geoscience approaches to young students improve their learning. The curricular development to improve the teaching is situated in the group of collaborative research school and university. This collaborative group of research promote the teacher education lasts more than fifteen years. The teachers of this group adopt the main guide lines: place, theory of systems and geologic time. The target is to use the place and the city as situated learning. This paper brings the case of city flood as multidisciplinary topic to help to construct the concept of geologic time. The findings show up the good results to curricular development and teacher educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Pedro Wagner, 1958-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13511GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362631porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T17:59:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T17:59:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
title Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
spellingShingle Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Geociências - Estudo e ensino
Integração curricular
Currículos
Formação de professores
Lugar
Cidades e vilas
Curriculum integration
Curricula.
Teacher training
Place
Cities and towns.
Política curricular
Lugar e cidade
Artigo original
title_short Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
title_full Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
title_fullStr Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
title_full_unstemmed Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
title_sort Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
author Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author_facet Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências - Estudo e ensino
Integração curricular
Currículos
Formação de professores
Lugar
Cidades e vilas
Curriculum integration
Curricula.
Teacher training
Place
Cities and towns.
Política curricular
Lugar e cidade
Artigo original
topic Geociências - Estudo e ensino
Integração curricular
Currículos
Formação de professores
Lugar
Cidades e vilas
Curriculum integration
Curricula.
Teacher training
Place
Cities and towns.
Política curricular
Lugar e cidade
Artigo original
description Este trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511
GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511
identifier_str_mv GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833228546048