Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511 |
Resumo: | Este trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa" |
id |
CAMP_b04dd06e898ee3b41b26a0275a94fb20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362631 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universaisGeociências - Estudo e ensinoIntegração curricularCurrículosFormação de professoresLugarCidades e vilasCurriculum integrationCurricula.Teacher trainingPlaceCities and towns.Política curricularLugar e cidadeArtigo originalEste trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa"Resumo: Este texto situa-se no campo que cruza Ensino de Geociências, formação de professores e currículo. Procura contribuir para o debate sobre o ensino a partir do lugar como meio de contextualizar tópicos e promover a integração curricular. Mostra que a maior parte das experiências de ensino ou aprendizagem de Geociências voltados para o lugar possuem propósitos multiculturais. O objetivo mais específico deste texto é mostrar como o ensino e aprendizagem apoiados no lugar contribuem para dar maior autonomia e criticidade ao professor. Esta pesquisa se apoia em um grupo de formação continuada de professores que adota o lugar como eixo curricular no ensino médio a partir das Geociências. O processo curricular para melhoria do ensino médio ocorre em um grupo de pesquisa colaborativa escola e universidade que atua em cidade do interior paulista (formação que já dura mais de quinze anos). Os professores do grupo adotaram, junto com o conceito de lugar, os eixos: teoria de sistemas e tempo geológico. É dentro desse contexto que foi adotado o estudo do lugar e da cidade como alvos de pesquisa e ensino. O estudo mostra um exemplo de ensino contextualizado a partir do lugar (exploração da enchente do centro da cidade) e como houve exploração multidisciplinar junto à construção do conceito de escala do tempo geológico. O principal resultado foi construir uma trajetória própria de desenvolvimento curricular e formação profissional.Abstract: This paper treats the interdisciplinary fields which combines teaching of geosciences, teacher education and curriculum. It brings studies and researches about the development of education based on place to improve teaching and learning of geosciences. It shows up examples of the teaching and the divulgation of geosciences based on the place, region and culture. We intend to discuss how teaching based on place works to improve the curricular integration. The revision shows up those experiences of teaching and learning based on the place have multicultural aims. The main aim of this paper is to show up as the teaching and learning based on the place contributes to more significant teacher’s autonomy and criticism (teachers study and research the place and the city acquires a clearer view on curricular objectives and teacher professionalism). This research bases on the study of case which teachers adopt geoscience approaches to young students improve their learning. The curricular development to improve the teaching is situated in the group of collaborative research school and university. This collaborative group of research promote the teacher education lasts more than fifteen years. The teachers of this group adopt the main guide lines: place, theory of systems and geologic time. The target is to use the place and the city as situated learning. This paper brings the case of city flood as multidisciplinary topic to help to construct the concept of geologic time. The findings show up the good results to curricular development and teacher educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Pedro Wagner, 1958-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13511GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362631porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T17:59:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T17:59:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
title |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
spellingShingle |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- Geociências - Estudo e ensino Integração curricular Currículos Formação de professores Lugar Cidades e vilas Curriculum integration Curricula. Teacher training Place Cities and towns. Política curricular Lugar e cidade Artigo original |
title_short |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
title_full |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
title_fullStr |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
title_full_unstemmed |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
title_sort |
Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais |
author |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author_facet |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências - Estudo e ensino Integração curricular Currículos Formação de professores Lugar Cidades e vilas Curriculum integration Curricula. Teacher training Place Cities and towns. Política curricular Lugar e cidade Artigo original |
topic |
Geociências - Estudo e ensino Integração curricular Currículos Formação de professores Lugar Cidades e vilas Curriculum integration Curricula. Teacher training Place Cities and towns. Política curricular Lugar e cidade Artigo original |
description |
Este trabalho foi apresentado no 14º Congresso Estadual Paulista de Formação de Educadores, de 24 a 3 26/09/2018, em Águas de Lindóia, SP, sob o título: "Integração curricular para formar professores para Geociências: aprendizagem baseada no lugar para mudar a dinâmica educativa" |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511 GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Pedro Wagner. Integração curricular baseada no lugar e na cidade para contextualizar conceitos científicos universais. Plures Humanidades. Ribeirão Preto, SP : Centro Universitário Moura Lacerda, 2018. Vol. 19, n. 2 (2018), n art., p. 449-462. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13511. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833228546048 |