Aplicando aprendizado de máquina para identificação do gosto musical de um indivíduo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Julio Cesar de, 1965-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Marcelo Carlos Benitez dos, 1984-, Vilela, Plínio Roberto Souza, 1970-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1657662
Resumo: Resumo: Descobrir o gosto musical de uma pessoa tem aplicação óbvia nos mecanismos de recomendação de provedores deserviços de música. Estamos interessados em uma aplicação menos óbvia, relacionada ao ambiente de trabalho deum desenvolvedor de software. Neste trabalho, comparamos dois classi cadores usados na mineração de dados. OSupportVectorMachine(SVM) e ok-NearestNeighbor(k-NN) são avaliados como preditores do gosto musical deum usuário. Utilizamos um banco de dados de músicas classi cadas previamente com um rótulo indicando seo usuário gosta ou não de cada música. O banco de dados inclui características das músicas; cada classi cadorusa as mesmas combinações de características no processo de aprendizado e depois classi ca novas instânciasde músicas de acordo com o gosto previsto para o usuário. Este estudo inicial indicou o SVM como um melhorpreditor do que o k-NN. Investigações futuras pretendem avaliar o usuário em um ambiente síncrono; nossahipótese é que seja possível entender mais do que o cenário de gostar / não gostar e expandir para o que o usuáriodeseja ouvir em um determinado momento, capturando seu humor. Eventualmente, correlacionando o humor deum desenvolvedor de software com a propensão a falhas do código escrito
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