A pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15277 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar a relação entre a pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX. O caso estudado é o da Hudson River School, escola representativa na pintura de paisagem, na qual os artistas acompanhavam muitas expedições para o oeste americano. Dois artistas merecem destaque: Stanford Gifford e Thomas Moran, que, influenciados pelo uniformitarismo de Lyell e pelas pesquisas em geologia e geomorfologia, pintaram as grandes paisagens geomorfológicas que ilustraram as principais teorias de evolução do relevo no oeste americano, como as de John Wesley Powell |
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A pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIXPowell, John Wesley, 1834-1902GeomorfologiaPaisagem - PinturaEstados Unidos, OesteGeomorphologylandscape paintingsAmerican WestHudson River school of landscape paintingArtigo originalResumo: O objetivo do trabalho é apresentar a relação entre a pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX. O caso estudado é o da Hudson River School, escola representativa na pintura de paisagem, na qual os artistas acompanhavam muitas expedições para o oeste americano. Dois artistas merecem destaque: Stanford Gifford e Thomas Moran, que, influenciados pelo uniformitarismo de Lyell e pelas pesquisas em geologia e geomorfologia, pintaram as grandes paisagens geomorfológicas que ilustraram as principais teorias de evolução do relevo no oeste americano, como as de John Wesley PowellAbstract: This article aims to present the relationship between painting landscape and the formation of geomorphological science in the USA in the nineteenth century. The case study taken for granted has been the Hudson River School in line for to its importance in the landscape painting scenario when artists accompanied many expeditions to the American West. Influenced by Lyell 's uniformitarianism and the researches of Geology and Geomorphology, two artists have turned out to be noteworthy - Stanford Gifford and Thomas Moran – due to the painting of large geomorphological landscapes which illustrated the main theories of terrain evolution in the American West such as the John PowellAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVitte, Antonio Carlos, 1962-Ferraz, Maíra Kahl, 1986-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15277VITTE, Antonio Carlos; FERRAZ, Maíra Kahl. A pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX. Revista brasileira de geografia. Rio de Janeiro, RJ. v. 61, n. 2, p. 35-47, mar. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15277. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373798porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T14:37:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-16T14:37:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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