A pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitte, Antonio Carlos, 1962-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferraz, Maíra Kahl, 1986-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15277
Resumo: Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar a relação entre a pintura de paisagem e a formação da ciência geomorfológica nos Estados Unidos no século XIX. O caso estudado é o da Hudson River School, escola representativa na pintura de paisagem, na qual os artistas acompanhavam muitas expedições para o oeste americano. Dois artistas merecem destaque: Stanford Gifford e Thomas Moran, que, influenciados pelo uniformitarismo de Lyell e pelas pesquisas em geologia e geomorfologia, pintaram as grandes paisagens geomorfológicas que ilustraram as principais teorias de evolução do relevo no oeste americano, como as de John Wesley Powell
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