A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027
Resumo: Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.
id CAMP_bd3164dc88ecfd366ce9bceaabe541f4
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182318
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino FundamentalTeaching practice dealing with students’ lack of attention in the primary schoolEnsino fundamentalPrática docenteTeaching practiceElementary schoolArtigo originalIdentificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.To identify the knowledge and the concepts established by teachers about attention and its relationship to learning. Methods: The methodology used in this study was a survey and analysis of data collected by using a multiple choice questionnaire. The questionnaire had 4 questions regarding the practical attitudes of teachers about inattention and 8 questions regarding teachers’ knowledge about attention, in which it was given a score. Data were analyzed qualitatively and quantitatively, by means of a descriptive statistical analysis and applying the nonparametric Kolmogorov-Smirnov test for analyzing data distribution. Results: The results of this research showed that teachers, although knowing that there is difference between Attention Deficit Disorder (ADD) and inattention, have difficulty in identifying situations in which there are ADD and inattention, differentiating the dispersion and distraction, in order to identify situations involving attention and the factors that limit it. Conclusion: the teachers who took part in the survey gave evidence of inconsistent knowledge about the unfolding of attention and inattention, which is fundamental for subsidizing the daily practice.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCiasca, Sylvia Maria, 1955-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027CIASCA, Sylvia Maria. A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental. CEFAC revista. São Paulo : Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC), 2010.. Vol. 12, no. 5 (Apr., 2010), p. 756-765. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182318porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:45:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T16:45:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
Teaching practice dealing with students’ lack of attention in the primary school
title A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
spellingShingle A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Ensino fundamental
Prática docente
Teaching practice
Elementary school
Artigo original
title_short A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_full A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_fullStr A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
title_sort A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
author Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
author_facet Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Prática docente
Teaching practice
Elementary school
Artigo original
topic Ensino fundamental
Prática docente
Teaching practice
Elementary school
Artigo original
description Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027
CIASCA, Sylvia Maria. A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental. CEFAC revista. São Paulo : Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC), 2010.. Vol. 12, no. 5 (Apr., 2010), p. 756-765. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027
identifier_str_mv CIASCA, Sylvia Maria. A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental. CEFAC revista. São Paulo : Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC), 2010.. Vol. 12, no. 5 (Apr., 2010), p. 756-765. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820607885312