A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027 |
Resumo: | Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária. |
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A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino FundamentalTeaching practice dealing with students’ lack of attention in the primary schoolEnsino fundamentalPrática docenteTeaching practiceElementary schoolArtigo originalIdentificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.To identify the knowledge and the concepts established by teachers about attention and its relationship to learning. Methods: The methodology used in this study was a survey and analysis of data collected by using a multiple choice questionnaire. The questionnaire had 4 questions regarding the practical attitudes of teachers about inattention and 8 questions regarding teachers’ knowledge about attention, in which it was given a score. Data were analyzed qualitatively and quantitatively, by means of a descriptive statistical analysis and applying the nonparametric Kolmogorov-Smirnov test for analyzing data distribution. Results: The results of this research showed that teachers, although knowing that there is difference between Attention Deficit Disorder (ADD) and inattention, have difficulty in identifying situations in which there are ADD and inattention, differentiating the dispersion and distraction, in order to identify situations involving attention and the factors that limit it. Conclusion: the teachers who took part in the survey gave evidence of inconsistent knowledge about the unfolding of attention and inattention, which is fundamental for subsidizing the daily practice.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCiasca, Sylvia Maria, 1955-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027CIASCA, Sylvia Maria. A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental. CEFAC revista. São Paulo : Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC), 2010.. Vol. 12, no. 5 (Apr., 2010), p. 756-765. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648027. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182318porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:45:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T16:45:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. Métodos: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. Resultados: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. Conclusão: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária. |
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