"Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Camila Sanchez, 1990-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493
Resumo: Resumo: Este estudo objetiva descrever e analisar impressões de familiares sobre impactos afetivos de aulas de Ginástica em crianças de quatro a seis anos de idade, tendo como embasamento teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria de Desenvolvimento de Wallon. Tais aulas são parte da Extensão Universitária em "Ginástica", da FEF-Unicamp; baseadas em referenciais da Pedagogia do Esporte e realizadas a partir de estratégias lúdicas, como jogos de faz de conta. Neste estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os(as) responsáveis pelas crianças do projeto, e analisadas a partir de Análise de Conteúdo, tendo como categorias de análise: Metodologia dos Três Momentos como fator disparador de vivências; Relação com professores(as) como espaço de afeto; Manifestações relacionadas a questões técnicas, históricas, culturais e socioeducativas. Os resultados revelam que as crianças realizam movimentos aprendidos em aula em outros momentos e espaços, inclusive ensinando colegas/familiares. Sobre os aspectos históricos e culturais, as falas demonstram ser possível realizar um trabalho com temáticas mais "teóricas" com crianças pequenas e como tais conteúdos foram aprendidos e as impactaram. Assim, destaca-se estratégias pedagógicas sociais como diferencial desse projeto, que considera como foco do processo os(as) próprios(as) aprendizes, interagindo com o meio social e co-construindo conhecimentos
id CAMP_c0b55ef5b471e97932160d563ad0b95e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1243454
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares"Look what i've learned in gymnastics" : affective impacts on gymnastics classes on children through parents perspectiveGinásticaEnsinoGymnasticsTeachingArtigo originalResumo: Este estudo objetiva descrever e analisar impressões de familiares sobre impactos afetivos de aulas de Ginástica em crianças de quatro a seis anos de idade, tendo como embasamento teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria de Desenvolvimento de Wallon. Tais aulas são parte da Extensão Universitária em "Ginástica", da FEF-Unicamp; baseadas em referenciais da Pedagogia do Esporte e realizadas a partir de estratégias lúdicas, como jogos de faz de conta. Neste estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os(as) responsáveis pelas crianças do projeto, e analisadas a partir de Análise de Conteúdo, tendo como categorias de análise: Metodologia dos Três Momentos como fator disparador de vivências; Relação com professores(as) como espaço de afeto; Manifestações relacionadas a questões técnicas, históricas, culturais e socioeducativas. Os resultados revelam que as crianças realizam movimentos aprendidos em aula em outros momentos e espaços, inclusive ensinando colegas/familiares. Sobre os aspectos históricos e culturais, as falas demonstram ser possível realizar um trabalho com temáticas mais "teóricas" com crianças pequenas e como tais conteúdos foram aprendidos e as impactaram. Assim, destaca-se estratégias pedagógicas sociais como diferencial desse projeto, que considera como foco do processo os(as) próprios(as) aprendizes, interagindo com o meio social e co-construindo conhecimentosAbstract: This study aims to describe and analyze impressions of parents on the affective impacts of Gymnastics classes on children from four to six years old, based on Vygotsky's Historical-Cultural Theoryy and on Wallon's Development Theory.These classes are part of the university extension in "Gymnastics", from the Faculty of Physical Education of the State University of Campinas; based on Sport Pedagogy reference and planned with ludic strategias, such as make-believe games. In this case study, semi-structured interviews were conducted with the children parents, and analyzed on Content Analysis. The analysis categories were: Three Momentos Metodology as a factor that provides experiences; Relationship with teacher as a space of affection; Demonstrations about the Sport Pedagogy references: Historical-Cultural; Technical; Socio-educational. The results reveal that children perform movements learned in classes at other times and spaces, including situations that they teach colleagues and family members. About the historical and cultural ascpetcs, the stetements demonstrate that thework with "theoretical" themes with youg children is possible and how contents were learned and impacted them. Therefore, social pedagogical strategias were emphasized as a differential og this Project, which considers the learnes as the the focus of the process, interacting with social environment and co-constrution the knowledgeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMilani, Camila Sanchez, 1990-Schiavon, Laurita Marconi, 1975-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/4493MILANI, Camila Sanchez; SCHIAVON, Laurita Marconi. "Olha o que eu aprendi na ginástica": impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2021. Vol. 32 ( 2021), n. art. e3245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243454porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T16:22:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1243454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:13:04.878182Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
"Look what i've learned in gymnastics" : affective impacts on gymnastics classes on children through parents perspective
title "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
spellingShingle "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
Milani, Camila Sanchez, 1990-
Ginástica
Ensino
Gymnastics
Teaching
Artigo original
title_short "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
title_full "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
title_fullStr "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
title_full_unstemmed "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
title_sort "Olha o que eu aprendi na ginástica" : impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares
author Milani, Camila Sanchez, 1990-
author_facet Milani, Camila Sanchez, 1990-
Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
author_role author
author2 Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Camila Sanchez, 1990-
Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
Ensino
Gymnastics
Teaching
Artigo original
topic Ginástica
Ensino
Gymnastics
Teaching
Artigo original
description Resumo: Este estudo objetiva descrever e analisar impressões de familiares sobre impactos afetivos de aulas de Ginástica em crianças de quatro a seis anos de idade, tendo como embasamento teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria de Desenvolvimento de Wallon. Tais aulas são parte da Extensão Universitária em "Ginástica", da FEF-Unicamp; baseadas em referenciais da Pedagogia do Esporte e realizadas a partir de estratégias lúdicas, como jogos de faz de conta. Neste estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os(as) responsáveis pelas crianças do projeto, e analisadas a partir de Análise de Conteúdo, tendo como categorias de análise: Metodologia dos Três Momentos como fator disparador de vivências; Relação com professores(as) como espaço de afeto; Manifestações relacionadas a questões técnicas, históricas, culturais e socioeducativas. Os resultados revelam que as crianças realizam movimentos aprendidos em aula em outros momentos e espaços, inclusive ensinando colegas/familiares. Sobre os aspectos históricos e culturais, as falas demonstram ser possível realizar um trabalho com temáticas mais "teóricas" com crianças pequenas e como tais conteúdos foram aprendidos e as impactaram. Assim, destaca-se estratégias pedagógicas sociais como diferencial desse projeto, que considera como foco do processo os(as) próprios(as) aprendizes, interagindo com o meio social e co-construindo conhecimentos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493
MILANI, Camila Sanchez; SCHIAVON, Laurita Marconi. "Olha o que eu aprendi na ginástica": impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2021. Vol. 32 ( 2021), n. art. e3245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493. Acesso em: 21 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493
identifier_str_mv MILANI, Camila Sanchez; SCHIAVON, Laurita Marconi. "Olha o que eu aprendi na ginástica": impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2021. Vol. 32 ( 2021), n. art. e3245. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4493. Acesso em: 21 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1824684922785234944