Feminismo negro e pensamento interseccional : contribuições para as pesquisas das culturas infantis
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12310 |
Resumo: | Agradecimentos: Este estudo foi apoiado financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)/CAPES, pelo fomento ao processo n. 15/02464-0. Como resultado da pesquisa, temos a tese Eu quero ser o sol!: (re) interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0 a 3 anos em creche, escrita por Flávio Santiago, disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/347293 |
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Feminismo negro e pensamento interseccional : contribuições para as pesquisas das culturas infantisBlack feminism and intersectional thought : contributions to peer cultures researchFeminismo negro e pensamiento interseccional : contribuciones para la investigación con culturas infantilesFeminismo negroRacismoCulturas infantisCrechesBlack feminismRacismChildren's culturesDaycareCrianças pequenininhasArtigo originalAgradecimentos: Este estudo foi apoiado financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)/CAPES, pelo fomento ao processo n. 15/02464-0. Como resultado da pesquisa, temos a tese Eu quero ser o sol!: (re) interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0 a 3 anos em creche, escrita por Flávio Santiago, disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/347293Abstract: The purpose of this article is, based on the black feminist thought, to contribute to the studies on the production of peer cultures, regarding the participation of children since early childhood in the construction of social reality, bringing to the scene children aged 0 to 3 from the child collective of a public ECEC (early childhood education and care) and their reinterpretations towards the intersections between racist and sexist practices. We will bring to discussion the tiny young children, black and white, their resistance and transgressions, which tension the patriarchal and racist hierarchies. By building other ways of living in the world, through their games, they cast other perspectives at the relationships in force in society and defy the adult-centric power that intends to silence themResumo: O presente artigo tem por objetivo, a partir do pensamento feminista negro, contribuir com os estudos da produção das culturas infantis, referentes à participação das crianças desde a pequena infância na construção da realidade social, trazendo para a cena as crianças com idade entre 0 a 3 anos, do coletivo infantil de uma creche pública, e as suas reinterpretações a respeito das intersecções entre as práticas racistas e sexistas. Traremos para discussão as crianças pequenininhas, negras e brancas, suas resistências e suas transgressões, que tensionam as hierarquias patriarcais e racistas. Construindo outros modos de se viver no mundo, por meio de suas brincadeiras, elas lançam outros olhares para as relações vigentes na sociedade e desafiam o poder adultocêntrico que pretende calá-lasResumen: El propósito de este artículo es, basado en el pensamiento feminista negro, contribuir a los estudios de la producción de culturas infantiles, refiriéndose a la participación de niños y niñas desde la primera infancia en la construcción de la realidad social, llevando a la escena a niños y niñas de 0 a 3 años del colectivo infantil de una escuela infantil pública y sus reinterpretaciones sobre las intersecciones entre las prácticas racistas y sexistas. Traeremos a discusión a los niños chiquititos y niñas chiquititas, blancos y negros, su resistencia y transgresiones, que tensan las jerarquías patriarcales y racistas. Al construir otras formas de vivir en el mundo, a través de sus juegos, lanzan otra mirada sobre las relaciones vigentes en la sociedad y desafían el poder adultocéntrico que intenta silenciarlosCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12310FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Feminismo negro e pensamento interseccional: contribuições para as pesquisas das culturas infantis. Educação e sociedade. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2021. Vol. 42 (2021), n. art. e239933. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12310. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347314porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T17:20:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T17:20:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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