Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil : embates do início do século XXI
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1662456 |
Resumo: | Agradecimento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação, na Modalidade de Jovens e Adultos, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - CAPES/PROEJA/SETEC. Educação profissional no ensino médio: desafios da formação continuada de educadores na educação de jovens e adultos no âmbito do PROEJA no Espírito Santo. Vitória: UFES, 2012 |
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Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil : embates do início do século XXIEducation of young people and equality in the exercise of the right to education in Brazil: clashes of the early twenty-first centuryEducaçãoIgualdadeDireito à educaçãoEducação e EstadoJovensCapitalismoEducationEqualityRight to educationEducation and stateYoung adultsCapitalismDossiêAgradecimento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação, na Modalidade de Jovens e Adultos, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - CAPES/PROEJA/SETEC. Educação profissional no ensino médio: desafios da formação continuada de educadores na educação de jovens e adultos no âmbito do PROEJA no Espírito Santo. Vitória: UFES, 2012Resumo: Este texto objetiva examinar a concepção das políticas de democratização da escolarização dos jovens, desenvolvida no início deste século. Os dados e as análises apresentados, que fazem parte de uma pesquisa mais ampla que conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), constituem duas sessões principais. A primeira é voltada à reflexão da inclusão dos jovens à escolarização básica e superior como resultado de políticas construídas sobre o princípio da desigualdade legítima e não sob o princípio da equidade no acesso aos direitos a partir de abordagens teóricas que discutem o movimento histórico atual do novo espírito do capitalismo. A segunda sessão, assentada no estudo empírico das informações primárias sistematizadas e selecionadas do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), interpreta a situação recente da escolaridade dos jovens de 15 a 29 anos de idade e suas taxas de ocupação na vida social. O argumento desenvolvido é de que as políticas educacionais para os jovens são resultado de medidas de adequação da educação brasileira à lógica da competitividade instaurada no capitalismo global, com características marcadas pela busca de um suposto equilíbrio inclusão/exclusão vis-à-vis à histórica limitação das ações governamentais direcionadas à igualdade dos direitosAbstract: This paper aims to examine the design of youth education democratization policies developed at the beginning of the century. The data and analysis presented, which are part of a broader research that is funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), form two main sessions. The first aimed to reflect the inclusion of young people into basic and higher education as a result of policies constructed on the principle of legitimate inequality and not on the principle of equal access to rights from theoretical approaches to discuss the current historical movement of the new spirit of capitalism. The second session, seated in the empirical study of systematized and selected primary information from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) database, interprets the recent situation of the education of young people, 15 to 29 years old, and their occupancy rates in social life. The argument is that education policies for young people are the result of adaptation measures of Brazilian education to the logic of competitiveness brought in global capitalism, with features marked by the pursuit of a supposed inclusion/exclusion balance in relation to the historical limitation of governmental actions aimed at equal rightsCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESabertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPochmann, Marcio, 1962-Ferreira, Eliza Bartolozzi2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1662456POCHMANN, Marcio; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no Brasil: embates do início do século XXI. Educação e sociedade. Campinas, SP. v. 37, n. 137, p. 1241-1267, out./dez. 2016 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1662456. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1211176porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-22T11:26:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1211176Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-22T11:26:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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