Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653 |
Resumo: | Resumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental |
id |
CAMP_d02fa1087db488d0367d8bfc06cc37d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363210 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografiaDialogue with teaching of climatology and the practice teaching in geographyClimatologiaGeografia - Estudo e ensinoMaterial didáticoClimatologyGeography - Study and teachingDidactic materialArtigo originalResumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamentalAbstract: The teaching of Physical Geography and especially the Climatology, need studies that provide results that help teachers to transform complex phenomena of the climate, interesting lessons and that allows the student to think and reflect critically climatic elements that surround them. Thus, we aim to concretize the teachinglearning process of climatology within the teaching of geography. For this process were made didactic materials (Anemometer and Barometer) so that they could understand the natural processes of formation and performance of the elements of the climate. The practice was carried out with the students of the 6th grade, and with the classes given and observations made it was noticed a better understanding of the students about the theoretical contents of climatology passed on in elementary schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Hugo Levy da Silva de, 1989-São José, Rafael Vinícius de, 1990-Santos, Kezia Andrade dos, 1990-Greco, Roberto, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13653MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363210porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T17:04:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363210Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T17:04:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia Dialogue with teaching of climatology and the practice teaching in geography |
title |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
spellingShingle |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- Climatologia Geografia - Estudo e ensino Material didático Climatology Geography - Study and teaching Didactic material Artigo original |
title_short |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
title_full |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
title_fullStr |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
title_full_unstemmed |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
title_sort |
Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia |
author |
Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- |
author_facet |
Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- São José, Rafael Vinícius de, 1990- Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Greco, Roberto, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
São José, Rafael Vinícius de, 1990- Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Greco, Roberto, 1973- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- São José, Rafael Vinícius de, 1990- Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Greco, Roberto, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Climatologia Geografia - Estudo e ensino Material didático Climatology Geography - Study and teaching Didactic material Artigo original |
topic |
Climatologia Geografia - Estudo e ensino Material didático Climatology Geography - Study and teaching Didactic material Artigo original |
description |
Resumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653 MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653 |
identifier_str_mv |
MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833352278016 |