Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: São José, Rafael Vinícius de, 1990-, Santos, Kezia Andrade dos, 1990-, Greco, Roberto, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653
Resumo: Resumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental
id CAMP_d02fa1087db488d0367d8bfc06cc37d4
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363210
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografiaDialogue with teaching of climatology and the practice teaching in geographyClimatologiaGeografia - Estudo e ensinoMaterial didáticoClimatologyGeography - Study and teachingDidactic materialArtigo originalResumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamentalAbstract: The teaching of Physical Geography and especially the Climatology, need studies that provide results that help teachers to transform complex phenomena of the climate, interesting lessons and that allows the student to think and reflect critically climatic elements that surround them. Thus, we aim to concretize the teachinglearning process of climatology within the teaching of geography. For this process were made didactic materials (Anemometer and Barometer) so that they could understand the natural processes of formation and performance of the elements of the climate. The practice was carried out with the students of the 6th grade, and with the classes given and observations made it was noticed a better understanding of the students about the theoretical contents of climatology passed on in elementary schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Hugo Levy da Silva de, 1989-São José, Rafael Vinícius de, 1990-Santos, Kezia Andrade dos, 1990-Greco, Roberto, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13653MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363210porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T17:04:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363210Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T17:04:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
Dialogue with teaching of climatology and the practice teaching in geography
title Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
spellingShingle Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-
Climatologia
Geografia - Estudo e ensino
Material didático
Climatology
Geography - Study and teaching
Didactic material
Artigo original
title_short Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
title_full Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
title_fullStr Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
title_full_unstemmed Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
title_sort Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia
author Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-
author_facet Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-
São José, Rafael Vinícius de, 1990-
Santos, Kezia Andrade dos, 1990-
Greco, Roberto, 1973-
author_role author
author2 São José, Rafael Vinícius de, 1990-
Santos, Kezia Andrade dos, 1990-
Greco, Roberto, 1973-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-
São José, Rafael Vinícius de, 1990-
Santos, Kezia Andrade dos, 1990-
Greco, Roberto, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Climatologia
Geografia - Estudo e ensino
Material didático
Climatology
Geography - Study and teaching
Didactic material
Artigo original
topic Climatologia
Geografia - Estudo e ensino
Material didático
Climatology
Geography - Study and teaching
Didactic material
Artigo original
description Resumo: O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653
MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653
identifier_str_mv MELO, Hugo Levy da Silva de et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de geografia - PPGEO - UFJF. Juiz de Fora, MG : Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2019. Vol. 8, n. 2 XIII SBCG 2018 (ago., 2019), p.44-53. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13653. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833352278016