Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção e significação do saber geográfico nos cursos de licenciatura em Geografia. O trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como problemática a dificuldade dos estagiários em trabalharem conteúdos que não fazem parte dos conhecimentos geográficos construídos ao longo do curso de graduação em Geografia nas atividades de regências desenvolvidas nos Estágios Supervisionados. O lócus da investigação é um dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa conta com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2004), que trata da compreensão do social por ordens discursivas. Os resultados revelam que o Estágio Supervisionado em Geografia é colocado num jogo de disputas por hegemonia discursiva no currículo dos cursos, em uma rede articulatória de cadeias de diferenças e equivalências |
id |
CAMP_d41a0f416d7a6e9f51b01cb422fa7fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361548 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formaçãoSupervised internship in geography : curricular questions and antagonisms in the construction of geographic teacher knowledge in formationPasantía supervisada en geografía : cuestiones curriculares y antagonismos en la construcción del saber geográfico docente en formaciónEstágio supervisionadoGeografiaConhecimento escolarSaberes do docenteSupervised internshipGeographySchool knowledgeTeacher knowledgePráticas discursivasArtigo originalResumo: O artigo discute a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção e significação do saber geográfico nos cursos de licenciatura em Geografia. O trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como problemática a dificuldade dos estagiários em trabalharem conteúdos que não fazem parte dos conhecimentos geográficos construídos ao longo do curso de graduação em Geografia nas atividades de regências desenvolvidas nos Estágios Supervisionados. O lócus da investigação é um dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa conta com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2004), que trata da compreensão do social por ordens discursivas. Os resultados revelam que o Estágio Supervisionado em Geografia é colocado num jogo de disputas por hegemonia discursiva no currículo dos cursos, em uma rede articulatória de cadeias de diferenças e equivalênciasAbstract: The article discusses the importance of Supervised Internship in the process of construction and signification of geographic knowledge in undergraduate courses in Geography. The work is part of a doctorate research that has as problematic the difficulty of the trainees in working contents that are not part of the geographic knowledge constructed during the course of graduation in Geography in the activities of regencies developed in the Supervised Stages. The locus of research is one of the undergraduate courses in Geography of the State University of Bahia (UNEB). The research has the theoretical-methodological assumptions of the Discourse Theory developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe (2004), which deals with the understanding of the social by discursive orders. The results show that the Supervised Internship in Geography is placed in a discursive game of discursive hegemony in the curriculum of the courses, in an articulatory network of chains of differences and equivalencesResumen: El artículo discute la importancia de la Etapa Supervisada en el proceso de construcción y significación del saber geográfico en los cursos de licenciatura en Geografía. El trabajo es parte de una investigación de doctorado que tiene como problemática la dificultad de los pasantes en trabajar contenidos que no forman parte de los conocimientos geográficos construidos a lo largo del curso de graduación en Geografía en las actividades de regencias desarrolladas en las Etapas Supervisadas. El locus de la investigación es uno de los cursos de licenciatura en Geografía de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB). La investigación cuenta con los presupuestos teórico-metodológicos de la Teoría del Discurso desarrollada por Ernesto Laclau y Chantal Mouffe (2004), que trata de la comprensión de lo social por órdenes discursivas. Los resultados revelan que la Etapa Supervisada en Geografía es colocada en un juego de disputas por hegemonía discursiva en el currículo de los cursos, en una red articulatoria de cadenas de diferencias y equivalenciasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStraforini, Rafael, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13203STRAFORINI, Rafael. Estágio supervisionado em geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Terra Livre. São Paulo, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2019. Vol. 2, n. 5 (maio, 2019), n art., p. p. 292–324. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361548porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T15:14:08Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361548Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T15:14:08Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação Supervised internship in geography : curricular questions and antagonisms in the construction of geographic teacher knowledge in formation Pasantía supervisada en geografía : cuestiones curriculares y antagonismos en la construcción del saber geográfico docente en formación |
title |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
spellingShingle |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação Straforini, Rafael, 1973- Estágio supervisionado Geografia Conhecimento escolar Saberes do docente Supervised internship Geography School knowledge Teacher knowledge Práticas discursivas Artigo original |
title_short |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
title_full |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
title_sort |
Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação |
author |
Straforini, Rafael, 1973- |
author_facet |
Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Geografia Conhecimento escolar Saberes do docente Supervised internship Geography School knowledge Teacher knowledge Práticas discursivas Artigo original |
topic |
Estágio supervisionado Geografia Conhecimento escolar Saberes do docente Supervised internship Geography School knowledge Teacher knowledge Práticas discursivas Artigo original |
description |
Resumo: O artigo discute a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção e significação do saber geográfico nos cursos de licenciatura em Geografia. O trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como problemática a dificuldade dos estagiários em trabalharem conteúdos que não fazem parte dos conhecimentos geográficos construídos ao longo do curso de graduação em Geografia nas atividades de regências desenvolvidas nos Estágios Supervisionados. O lócus da investigação é um dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa conta com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2004), que trata da compreensão do social por ordens discursivas. Os resultados revelam que o Estágio Supervisionado em Geografia é colocado num jogo de disputas por hegemonia discursiva no currículo dos cursos, em uma rede articulatória de cadeias de diferenças e equivalências |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203 STRAFORINI, Rafael. Estágio supervisionado em geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Terra Livre. São Paulo, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2019. Vol. 2, n. 5 (maio, 2019), n art., p. p. 292–324. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203 |
identifier_str_mv |
STRAFORINI, Rafael. Estágio supervisionado em geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Terra Livre. São Paulo, SP : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2019. Vol. 2, n. 5 (maio, 2019), n art., p. p. 292–324. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832656023552 |