Estágio supervisionado em geografia : questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straforini, Rafael, 1973-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13203
Resumo: Resumo: O artigo discute a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção e significação do saber geográfico nos cursos de licenciatura em Geografia. O trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como problemática a dificuldade dos estagiários em trabalharem conteúdos que não fazem parte dos conhecimentos geográficos construídos ao longo do curso de graduação em Geografia nas atividades de regências desenvolvidas nos Estágios Supervisionados. O lócus da investigação é um dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa conta com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2004), que trata da compreensão do social por ordens discursivas. Os resultados revelam que o Estágio Supervisionado em Geografia é colocado num jogo de disputas por hegemonia discursiva no currículo dos cursos, em uma rede articulatória de cadeias de diferenças e equivalências
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