É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir, no cenário londrino e parisiense dos anos 1960, a recepção do trabalho de quatro artistas sul-americanos (Sérgio Camargo, Lygia Clark, Jesús Rafael Soto e Julio Le Parc), que residiram na Europa no período, e cuja obra, então relacionada ao cinetismo, era exposta e comentada nos mesmos espaços. Para tanto, discorrerei sobre a atuação de determinados agentes culturais que serviram de interlocutores desses artistas em um meio plural e cosmopolita. Abordarei também como se deu a circulação e o impacto de seus trabalhos a partir da análise de publicações de época, em especial de revistas especializadas. O artigo se relaciona à pesquisa desenvolvida, no ano de 2015, em estágio de pós-doutorado, na University of the Arts, Londres, com bolsa FAPESP, e como pesquisadora convidada do Institut National de l'Histoire de l'Art (INHA, Paris) |
id |
CAMP_d8039583f691663ffeda4ae3f0121c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170227 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960)It is forbidden not to participate : south American Artists in Europe and the diffusion of kinetic art (1950/60)Arte cinéticaKinetic artParticipação do espectadorCircuito de arte europeuArtigo originalResumo: Este artigo tem por objetivo discutir, no cenário londrino e parisiense dos anos 1960, a recepção do trabalho de quatro artistas sul-americanos (Sérgio Camargo, Lygia Clark, Jesús Rafael Soto e Julio Le Parc), que residiram na Europa no período, e cuja obra, então relacionada ao cinetismo, era exposta e comentada nos mesmos espaços. Para tanto, discorrerei sobre a atuação de determinados agentes culturais que serviram de interlocutores desses artistas em um meio plural e cosmopolita. Abordarei também como se deu a circulação e o impacto de seus trabalhos a partir da análise de publicações de época, em especial de revistas especializadas. O artigo se relaciona à pesquisa desenvolvida, no ano de 2015, em estágio de pós-doutorado, na University of the Arts, Londres, com bolsa FAPESP, e como pesquisadora convidada do Institut National de l'Histoire de l'Art (INHA, Paris)Abstract: This article discuss the reception, in 1960s London and Paris, given to the work of four South American artists (Sérgio Camargo, Lygia Clark, Jesús Rafael Soto and Julio Le Parc), who all lived in Europe at the time and whose work was related to kineticism and was exhibited and commented on in the same spaces. I shall therefore discuss the role of certain cultural agents who served as interlocutors for these artists in a plural and cosmopolitan environment. I shall also address the circulation and impact of their works based on analysis of publications made at the time, particularly in specialist magazines. This article relates to the research I have developed as a visiting academic at the University of the Arts, London, with a grant from FAPESP, and at the INHA, Paris, in 2015, as chercheur invitéAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCouto, Maria de Fatima Morethy, 1963-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2369COUTO, Maria de Fatima Morethy. É proibido não participar: artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960). ARS. São Paulo, SP : USP/ECA, 2016. Vol. 14, n. 27 (jan./jun., 2016), p. 205-223. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170227porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T15:41:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170227Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-23T15:41:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) It is forbidden not to participate : south American Artists in Europe and the diffusion of kinetic art (1950/60) |
title |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
spellingShingle |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963- Arte cinética Kinetic art Participação do espectador Circuito de arte europeu Artigo original |
title_short |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
title_full |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
title_fullStr |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
title_full_unstemmed |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
title_sort |
É proibido não participar : artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960) |
author |
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963- |
author_facet |
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte cinética Kinetic art Participação do espectador Circuito de arte europeu Artigo original |
topic |
Arte cinética Kinetic art Participação do espectador Circuito de arte europeu Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir, no cenário londrino e parisiense dos anos 1960, a recepção do trabalho de quatro artistas sul-americanos (Sérgio Camargo, Lygia Clark, Jesús Rafael Soto e Julio Le Parc), que residiram na Europa no período, e cuja obra, então relacionada ao cinetismo, era exposta e comentada nos mesmos espaços. Para tanto, discorrerei sobre a atuação de determinados agentes culturais que serviram de interlocutores desses artistas em um meio plural e cosmopolita. Abordarei também como se deu a circulação e o impacto de seus trabalhos a partir da análise de publicações de época, em especial de revistas especializadas. O artigo se relaciona à pesquisa desenvolvida, no ano de 2015, em estágio de pós-doutorado, na University of the Arts, Londres, com bolsa FAPESP, e como pesquisadora convidada do Institut National de l'Histoire de l'Art (INHA, Paris) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369 COUTO, Maria de Fatima Morethy. É proibido não participar: artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960). ARS. São Paulo, SP : USP/ECA, 2016. Vol. 14, n. 27 (jan./jun., 2016), p. 205-223. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369 |
identifier_str_mv |
COUTO, Maria de Fatima Morethy. É proibido não participar: artistas sul-americanos na Europa e a difusão do cinetismo (1950-1960). ARS. São Paulo, SP : USP/ECA, 2016. Vol. 14, n. 27 (jan./jun., 2016), p. 205-223. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2369. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819440820224 |