Fim de partida : um Palimpsesto
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9431 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, Beckett e, mais precisamente, uma de suas obras-primas – Fim de Partida – são vistos através de lentes específicas, construídas na intensidade que permeia os processos criativos. Tais processos, que envolveram formação e criação, adquiriram cores e qualidades singulares através da condução ao mesmo tempo precisa e inefável de Yoshi Oida. Nesse caso, o escancarar-se dos jogos psicológicos, éticos e políticos presentes nessa obra de Beckett é matizado por atmosferas e latências que nos transportam para um vazio pregnante, que nos faz perceber os contornos do que não pode ser visto, camadas latentes atrás de camadas latentes, camadas atrás de camadas atrás de camadas |
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Fim de partida : um PalimpsestoPerformatividadePercepçãoPerformativityperceptionImaginação materialArtigo originalResumo: Neste artigo, Beckett e, mais precisamente, uma de suas obras-primas – Fim de Partida – são vistos através de lentes específicas, construídas na intensidade que permeia os processos criativos. Tais processos, que envolveram formação e criação, adquiriram cores e qualidades singulares através da condução ao mesmo tempo precisa e inefável de Yoshi Oida. Nesse caso, o escancarar-se dos jogos psicológicos, éticos e políticos presentes nessa obra de Beckett é matizado por atmosferas e latências que nos transportam para um vazio pregnante, que nos faz perceber os contornos do que não pode ser visto, camadas latentes atrás de camadas latentes, camadas atrás de camadas atrás de camadasAbstract: In this article, Beckett and, more precisely, one of his masterpieces – Endgame – is seen through specific lenses, built in the intensity that permeates some creative processes. Such processes, which involved training and creation, acquired unique colors and qualities through the precise and at the same time ineffable direction of Yoshi Oida. In this case, the ostentation of psychological, ethical and political games present in Beckett's work is nuanced by atmospheres and latencies that transport us to a pregnant void, which makes us perceive the contours of what cannot be seen, latent layers behind latent layers, layers after layers after layersAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonfitto, Matteo, 1963-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9431BONFITTO, Matteo. Fim de partida: um Palimpsesto. Revista Limiar. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo, 2021. Vol. 8, n. 16 (out., 2021), 131-145. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9431. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268621porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-15T14:30:19Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-15T14:30:19Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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