Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Fábio Antonio de, 1975-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049
Resumo: Resumo: O artigo tem por objetivo tratar das relações entre a educação no Brasil e as determinações advindas do que o sociólogo Florestan Fernandes chamou de "Imperialismo Total". As ideias deste autor sobre os dilemas educacionais na consolidação da revolução burguesa no Brasil são a referência principal utilizada para a realização desta análise. Primeiramente discutiremos a forma "total" do imperialismo e suas relações com a contrarrevolução brasileira, evidenciando como se organiza a dominação externa a partir de dentro em todos os níveis da ordem social, com destaque para sua manifestação na área educacional. Na segunda parte do artigo, apresentamos o dilema educacional brasileiro que se expressa fortemente no pós-Segunda Guerra Mundial e os encaminhamentos dados a esta questão na ditadura instalada a partir de 1964. Concluímos que a educação brasileira sob o "imperialismo total" foi conduzida mediante um controle ideológico externo, sob a inspiração da teoria do capital humano, constituindo uma superestrutura que consolidou a precarização do ensino público, a dissociação da educação e os interesses de autonomia e soberania nacional, além da transformação crescente da educação em mercadoria
id CAMP_d9d36b61004ad2c072097987dd4a6429
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182362
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)Total imperialism and education in the bourguesa revolution in Brazil (1946-1985)El imperialismo total y la educación en la revolución burguesa en Brasil (1946-1985)IndustrializaçãoImperialismoEducaçãoFernandes, Florestan, 1920-1995IndustrializationImperialismEducationArtigo originalImperialismo totalRevolução burguesaResumo: O artigo tem por objetivo tratar das relações entre a educação no Brasil e as determinações advindas do que o sociólogo Florestan Fernandes chamou de "Imperialismo Total". As ideias deste autor sobre os dilemas educacionais na consolidação da revolução burguesa no Brasil são a referência principal utilizada para a realização desta análise. Primeiramente discutiremos a forma "total" do imperialismo e suas relações com a contrarrevolução brasileira, evidenciando como se organiza a dominação externa a partir de dentro em todos os níveis da ordem social, com destaque para sua manifestação na área educacional. Na segunda parte do artigo, apresentamos o dilema educacional brasileiro que se expressa fortemente no pós-Segunda Guerra Mundial e os encaminhamentos dados a esta questão na ditadura instalada a partir de 1964. Concluímos que a educação brasileira sob o "imperialismo total" foi conduzida mediante um controle ideológico externo, sob a inspiração da teoria do capital humano, constituindo uma superestrutura que consolidou a precarização do ensino público, a dissociação da educação e os interesses de autonomia e soberania nacional, além da transformação crescente da educação em mercadoriaAbstract: The article aims to study the relationship between education in Brazil and the determinations stemming from what sociologist Florestan Fernandes called "Total Imperialism." His ideas about educational dilemmas in the consolidation of the bourgeois revolution in Brazil are the main reference used to carry out this analysis. First, we discuss the "total" form of imperialism and its relations with the Brazilian counterrevolution, showing how foreign domination is organized from within at all levels of the social order, especially its manifestation in the educational area. In the second part of the article, we present the Brazilian educational dilemma that is strongly expressed in the post-Second World War and the referrals given to this issue in the dictatorship since 1964. We conclude that Brazilian education under "total imperialism" was conducted through an external ideological control under the inspiration of the theory of human capital, constituting a superstructure that consolidated the precariousness of public education, the dissociation of education and the interests of autonomy and national sovereignty, as well as the growing transformation of education into merchandiseResumen: El artículo tiene por objetivo tratar de las relaciones entre la educación en Brasil y las determinaciones derivadas de lo que el sociólogo Florestan Fernandes llamó "Imperialismo Total". Las ideas de este autor sobre los dilemas educativos en la consolidación de la revolución burguesa en Brasil son la referencia principal utilizada para la realización de este análisis. Primero discutiremos la forma "total" del imperialismo y sus relaciones con la contrarrevolución brasileña, evidenciando cómo se organiza la dominación externa desde dentro en todos los niveles del orden social, con destaque para su manifestación en el área educativa. En la segunda parte del artículo presentamos el dilema educativo brasileño que se expresa fuertemente en la post-Segunda Guerra Mundial y los encaminamientos dados a esta cuestión en la dictadura instalada a partir de 1964. Concluimos que la educación brasileña bajo el "imperialismo total" fue conducida mediante: un control ideológico externo, bajo la inspiración de la teoría del capital humano, constituyendo una superestructura que consolidó la precarización de la enseñanza pública, la disociación de la educación y los intereses de autonomía y soberanía nacional, además de la transformación creciente de la educación en mercancíaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-Campos, Fábio Antonio de, 1975-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR on-line. Campinas, SP. v.18, n. 3 p. 698-718, jul./set. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182362porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:35:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182362Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-20T14:35:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
Total imperialism and education in the bourguesa revolution in Brazil (1946-1985)
El imperialismo total y la educación en la revolución burguesa en Brasil (1946-1985)
title Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
spellingShingle Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
Industrialização
Imperialismo
Educação
Fernandes, Florestan, 1920-1995
Industrialization
Imperialism
Education
Artigo original
Imperialismo total
Revolução burguesa
title_short Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
title_full Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
title_fullStr Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
title_full_unstemmed Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
title_sort Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985)
author Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
author_facet Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
Campos, Fábio Antonio de, 1975-
author_role author
author2 Campos, Fábio Antonio de, 1975-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
Campos, Fábio Antonio de, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Industrialização
Imperialismo
Educação
Fernandes, Florestan, 1920-1995
Industrialization
Imperialism
Education
Artigo original
Imperialismo total
Revolução burguesa
topic Industrialização
Imperialismo
Educação
Fernandes, Florestan, 1920-1995
Industrialization
Imperialism
Education
Artigo original
Imperialismo total
Revolução burguesa
description Resumo: O artigo tem por objetivo tratar das relações entre a educação no Brasil e as determinações advindas do que o sociólogo Florestan Fernandes chamou de "Imperialismo Total". As ideias deste autor sobre os dilemas educacionais na consolidação da revolução burguesa no Brasil são a referência principal utilizada para a realização desta análise. Primeiramente discutiremos a forma "total" do imperialismo e suas relações com a contrarrevolução brasileira, evidenciando como se organiza a dominação externa a partir de dentro em todos os níveis da ordem social, com destaque para sua manifestação na área educacional. Na segunda parte do artigo, apresentamos o dilema educacional brasileiro que se expressa fortemente no pós-Segunda Guerra Mundial e os encaminhamentos dados a esta questão na ditadura instalada a partir de 1964. Concluímos que a educação brasileira sob o "imperialismo total" foi conduzida mediante um controle ideológico externo, sob a inspiração da teoria do capital humano, constituindo uma superestrutura que consolidou a precarização do ensino público, a dissociação da educação e os interesses de autonomia e soberania nacional, além da transformação crescente da educação em mercadoria
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049
RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR on-line. Campinas, SP. v.18, n. 3 p. 698-718, jul./set. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049
identifier_str_mv RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR on-line. Campinas, SP. v.18, n. 3 p. 698-718, jul./set. 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648049. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820637245440