Carolina Maria De Jesus : quatro movimentos da favela e literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14582 |
Resumo: | Resumo: Este artigo investiga um caso sui generis de escrita da periferia, o de Carolina Maria de Jesus. Diferente de praticamente todos os comentários sobre ela, o texto trata do nível biográfico como apenas mais um dentro do que é de fato um fenômeno cultural de muitas camadas envolvendo diversos atores. Após caracterizar a favela como um lugar de exclusão inclusiva, o artigo propõe uma leitura que articula a representação de dois vetores espaciais, os da favela e da literatura; estes quatro quadros de referência emergem para delinear a relação entre literatura e marginalidade, escrita e periferia. A conclusão é que a favela assombra tanto a autora como seus críticos; seu principal traço é que ela persiste como um locus simbólico de negatividade |
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Carolina Maria De Jesus : quatro movimentos da favela e literaturaJesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - Crítica e interpretaçãoFavelas na literaturaLiteratura marginalCapitalismoJesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - Criticism and interpretationCapitalismExclusão inclusivaArtigo originalMarginal literatureResumo: Este artigo investiga um caso sui generis de escrita da periferia, o de Carolina Maria de Jesus. Diferente de praticamente todos os comentários sobre ela, o texto trata do nível biográfico como apenas mais um dentro do que é de fato um fenômeno cultural de muitas camadas envolvendo diversos atores. Após caracterizar a favela como um lugar de exclusão inclusiva, o artigo propõe uma leitura que articula a representação de dois vetores espaciais, os da favela e da literatura; estes quatro quadros de referência emergem para delinear a relação entre literatura e marginalidade, escrita e periferia. A conclusão é que a favela assombra tanto a autora como seus críticos; seu principal traço é que ela persiste como um locus simbólico de negatividadeAbstract: This article investigates a sui generis case of writing from the periphery, that of Carolina Maria de Jesus. Unlike practically all the comments about her, the text treats the biographical level as just one more within what is in fact a multi-layered cultural phenomenon involving several actors. After characterizing the favela as a place of inclusive exclusion, the article proposes a reading that articulates the representation of two spatial vectors, those of the favela and literature; these four frames of reference emerge to delineate the relationship between literature and marginality, writing and periphery. The conclusion is that the favela haunts both the author and her critics; its main feature is that it persists as a symbolic locus of negativityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDurão, Fábio Akcelrud, 1969-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14582DURÃO, Fábio Akcelrud. Carolina Maria De Jesus: quatro movimentos da favela e literatura. Brasil/Brazil. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul : Associação Cultural Acervo Literário de Erico Veríssimo, 2023. v. 36, n. 70, p. 61 - 80, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14582. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372034porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T17:04:24Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-03T17:04:24Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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