Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453 |
Resumo: | Agradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
id |
CAMP_dfdbb9ea354c6223801fb90a05dd95fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268633 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e territórioTimorization of school geography : making interlocations on curriculum, culture and territoryGeografia - Estudo e ensinoGeografia - CurrículosDecolonizaçãoTimor LesteGeography - Study and teachingGeography - CurriculumDecolonizationEast TimorArtigo originalAgradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: Neste artigo abordamos a relação entre currículo, cultura e território, dentro do contexto da Geografia escolar em TimorLeste, problematizando a colonialidade presente em diferentes momentos da constituição dessa disciplina. Com base na perspectiva póscrítica e pósestruturalista da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, compreendemos que a elaboração e a implementação de um currículo estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir de um levantamento documental, de interlocuções com profissionais da educação timorense e da análise do Manual do Aluno de Geografia (10º ano de escolaridade), verificamos que esta disciplina, historicamente, esteve voltada para atender à manutenção da colonização portuguesa, da ocupação territorial indonésia, e atualmente, está ligada a uma ótica geográfica estrangeira, por meio de uma reforma curricular conduzida predominantemente pela Cooperação Portuguesa. Consideramos assim, a importância da timorização da Geografia escolar, como um caminho decolonial, que contribui para que os professores timorenses sejam autônomos nos processos de elaboração, implementação e avaliação curricular, possibilitando a construção de outras formas de representações, sentidos e saberes geográficos diante de conteúdos curriculares prescritosAbstract: In this article we approach the relationship between curriculum, culture and territory, within the context of school geography in East Timor, problematizing the coloniality present in different moments of constitution of this discipline. Based on the postcritical and poststructuralist perspective of Ernesto Laclau's Theory of Discourse, we understand that the development and implementation of a curriculum are fraught with discursive disputes between political contexts, institutional conceptions and social actors involved in this process. Methodologically, based on a documentary survey, interlocutions with Timorese education professionals and the analysis of the Geography Student Manual (10th year of schooling), we verify that this discipline, historically, has been geared to meet to the maintenance of Portuguese colonization, of the Indonesian territorial occupation, and currently, it is linked to a foreign geographical perspective, through a curricular reform conducted predominantly by Portuguese Cooperation. We consider, therefore, the importance of the timorization of school Geography, as a decolonial path, which may contribute for Timorese teachers to be protagonists in the processes of elaboration, implementation and curriculum evaluation, enabling the construction of other forms of representations, meanings and geographic knowledge in the face of prescribed curriculum contentCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Straforini, Rafael, 1973-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9453DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268633porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T15:42:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T15:42:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território Timorization of school geography : making interlocations on curriculum, culture and territory |
title |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
spellingShingle |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Geografia - Estudo e ensino Geografia - Currículos Decolonização Timor Leste Geography - Study and teaching Geography - Curriculum Decolonization East Timor Artigo original |
title_short |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
title_full |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
title_fullStr |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
title_full_unstemmed |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
title_sort |
Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território |
author |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- |
author_facet |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Straforini, Rafael, 1973- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Geografia - Currículos Decolonização Timor Leste Geography - Study and teaching Geography - Curriculum Decolonization East Timor Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Geografia - Currículos Decolonização Timor Leste Geography - Study and teaching Geography - Curriculum Decolonization East Timor Artigo original |
description |
Agradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453 DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828422922240 |