Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453
Resumo: Agradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001
id CAMP_dfdbb9ea354c6223801fb90a05dd95fd
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268633
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e territórioTimorization of school geography : making interlocations on curriculum, culture and territoryGeografia - Estudo e ensinoGeografia - CurrículosDecolonizaçãoTimor LesteGeography - Study and teachingGeography - CurriculumDecolonizationEast TimorArtigo originalAgradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: Neste artigo abordamos a relação entre currículo, cultura e território, dentro do contexto da Geografia escolar em TimorLeste, problematizando a colonialidade presente em diferentes momentos da constituição dessa disciplina. Com base na perspectiva póscrítica e pósestruturalista da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, compreendemos que a elaboração e a implementação de um currículo estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir de um levantamento documental, de interlocuções com profissionais da educação timorense e da análise do Manual do Aluno de Geografia (10º ano de escolaridade), verificamos que esta disciplina, historicamente, esteve voltada para atender à manutenção da colonização portuguesa, da ocupação territorial indonésia, e atualmente, está ligada a uma ótica geográfica estrangeira, por meio de uma reforma curricular conduzida predominantemente pela Cooperação Portuguesa. Consideramos assim, a importância da timorização da Geografia escolar, como um caminho decolonial, que contribui para que os professores timorenses sejam autônomos nos processos de elaboração, implementação e avaliação curricular, possibilitando a construção de outras formas de representações, sentidos e saberes geográficos diante de conteúdos curriculares prescritosAbstract: In this article we approach the relationship between curriculum, culture and territory, within the context of school geography in East Timor, problematizing the coloniality present in different moments of constitution of this discipline. Based on the postcritical and poststructuralist perspective of Ernesto Laclau's Theory of Discourse, we understand that the development and implementation of a curriculum are fraught with discursive disputes between political contexts, institutional conceptions and social actors involved in this process. Methodologically, based on a documentary survey, interlocutions with Timorese education professionals and the analysis of the Geography Student Manual (10th year of schooling), we verify that this discipline, historically, has been geared to meet to the maintenance of Portuguese colonization, of the Indonesian territorial occupation, and currently, it is linked to a foreign geographical perspective, through a curricular reform conducted predominantly by Portuguese Cooperation. We consider, therefore, the importance of the timorization of school Geography, as a decolonial path, which may contribute for Timorese teachers to be protagonists in the processes of elaboration, implementation and curriculum evaluation, enabling the construction of other forms of representations, meanings and geographic knowledge in the face of prescribed curriculum contentCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Straforini, Rafael, 1973-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9453DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268633porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T15:42:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T15:42:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
Timorization of school geography : making interlocations on curriculum, culture and territory
title Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
spellingShingle Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Currículos
Decolonização
Timor Leste
Geography - Study and teaching
Geography - Curriculum
Decolonization
East Timor
Artigo original
title_short Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
title_full Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
title_fullStr Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
title_full_unstemmed Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
title_sort Timorização da geografia escolar : tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território
author Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
author_facet Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Currículos
Decolonização
Timor Leste
Geography - Study and teaching
Geography - Curriculum
Decolonization
East Timor
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Currículos
Decolonização
Timor Leste
Geography - Study and teaching
Geography - Curriculum
Decolonization
East Timor
Artigo original
description Agradecimentos: Este artigo resulta da pesquisa de doutorado da primeira autora, intitulada "Currículo e sentidos de Geografia em TimorLeste: disputas na significação da identidade nacional timorense", defendida no programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do prof. Rafael Straforini. Pesquisa realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453
DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453
identifier_str_mv DINIZ, Vanessa Lessio; STRAFORINI, Rafael. Timorização da geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. CIMEAC Cadernos. Uberaba, MG : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2021. Vol. 11, n. 1 (jun., 2021), p. 220-249. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9453. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828422922240