Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212 |
Resumo: | Abstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practice |
id |
CAMP_e06ca7fae39675787b70298c53db4186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182688 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicaçõesLicenciatura - MatemáticaTeoria dos númerosDegree in MathematicsNumber theoryConhecimento especializado do formadorConhecimento especializadoArtigo originalAbstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practiceResumo: De acordo com algumas perspectivas, qualquer profissional envolvido e responsável pela formação de professores pode ser considerado um formador. Nesse sentido, um matemático que trabalha em cursos de formação inicial é considerado também como formador de professores, e seu conhecimento influencia diretamente o foco e qualidade dessa formação. Buscando compreender quais elementos compõem e caracterizam o conhecimento especializado de um formador de professores, ao abordar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana, neste artigo analisamos a prática de um matemático em contexto de formação inicial de professores e discutimos o seu conhecimento especializado, considerando a perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge.Os resultados obtidos permitem destacar a natureza especializada do conhecimentodo formador, salientando algumas dessas dimensões matemáticas especializadas que são cruciais na práticaCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182688porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T20:49:53Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-09-19T20:49:53Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
title |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
spellingShingle |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991- Licenciatura - Matemática Teoria dos números Degree in Mathematics Number theory Conhecimento especializado do formador Conhecimento especializado Artigo original |
title_short |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
title_full |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
title_fullStr |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
title_full_unstemmed |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
title_sort |
Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações |
author |
Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991- |
author_facet |
Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991- Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991- Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura - Matemática Teoria dos números Degree in Mathematics Number theory Conhecimento especializado do formador Conhecimento especializado Artigo original |
topic |
Licenciatura - Matemática Teoria dos números Degree in Mathematics Number theory Conhecimento especializado do formador Conhecimento especializado Artigo original |
description |
Abstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practice |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212 ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820658216960 |