Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212
Resumo: Abstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practice
id CAMP_e06ca7fae39675787b70298c53db4186
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182688
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicaçõesLicenciatura - MatemáticaTeoria dos númerosDegree in MathematicsNumber theoryConhecimento especializado do formadorConhecimento especializadoArtigo originalAbstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practiceResumo: De acordo com algumas perspectivas, qualquer profissional envolvido e responsável pela formação de professores pode ser considerado um formador. Nesse sentido, um matemático que trabalha em cursos de formação inicial é considerado também como formador de professores, e seu conhecimento influencia diretamente o foco e qualidade dessa formação. Buscando compreender quais elementos compõem e caracterizam o conhecimento especializado de um formador de professores, ao abordar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana, neste artigo analisamos a prática de um matemático em contexto de formação inicial de professores e discutimos o seu conhecimento especializado, considerando a perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge.Os resultados obtidos permitem destacar a natureza especializada do conhecimentodo formador, salientando algumas dessas dimensões matemáticas especializadas que são cruciais na práticaCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182688porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T20:49:53Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-09-19T20:49:53Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
title Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
spellingShingle Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-
Licenciatura - Matemática
Teoria dos números
Degree in Mathematics
Number theory
Conhecimento especializado do formador
Conhecimento especializado
Artigo original
title_short Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
title_full Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
title_fullStr Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
title_full_unstemmed Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
title_sort Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana : um foco nos exemplos e explicações
author Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-
author_facet Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author_role author
author2 Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marieli Vanessa Rediske de, 1991-
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura - Matemática
Teoria dos números
Degree in Mathematics
Number theory
Conhecimento especializado do formador
Conhecimento especializado
Artigo original
topic Licenciatura - Matemática
Teoria dos números
Degree in Mathematics
Number theory
Conhecimento especializado do formador
Conhecimento especializado
Artigo original
description Abstract: Under some perspectives, all professional involved and responsible for teacher education can be considered a teacher educator. In this sense, also mathematicians who teach in teacher education are considered mathematics teacher educators and his/her knowledge directly influence the foci andquality of teacher education. Aiming to understand which elements compose and characterize a teacher educator specialized knowledge when discussing the Euclidean Division Algorithm Theorem. In this paper we analyze the practice of a mathematician acting as mathematics teacher educator and discuss her revealed specialized knowledge considering the scope of the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge. Results allow to highlight the specialized nature of the mathematics teacher educator knowledge bringingto front some of those mathematical dimensions which are crucial in practice
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212
ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212
identifier_str_mv ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de; RIBEIRO, Carlos Miguel da Silva. Conhecimento especializado de um formador de professores de matemática ao ensinar o teorema do algoritmo da divisão euclidiana: um foco nos exemplos e explicações. Tangram - revista de educação matemática. Dourados, MS : UFGD/FACET, 2020.. Vol. 3, n. 4 (2020), p. 24-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648212. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820658216960