Contribuições teóricas e conceituais de Vigotski para a pesquisa qualitativa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-, Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11565
Resumo: Resumo: A abordagem de Vigotski para o desenvolvimento humano está profundamente entrelaçada com sua investigação metodológica. Essa investigação está relacionada à sua persistente busca por compreender o problema da consciência. A incansável busca do autor por uma explicação plausível das bases materiais das funções psíquicas especificamente humanas permeia seu trabalho teórico, prático e empírico nos campos da psicologia e da educação. Nessa sua busca, a sociogênese e a mediação semiótica, tomadas inicialmente como hipóteses investigativas, tornam-se princípios explicativos. Trechos de seus textos seminais permitem acompanhar a elaboração dos pressupostos epistemológicos que ancoram sua teorização e evidenciam as relações entre objeto de estudo, princípio explicativo e unidade de análise nas pesquisas do desenvolvimento cultural do ser humano. Uma de suas principais preocupações dizia respeito aos modos de ensinar e de estudar as relações de ensino, bem como aos resultados ou efeitos dessas relações. Falar sobre as elaborações teóricas de Vigotski é, portanto, falar sobre o método – de inquirir, de investigar, de ensinar. Do início ao fim de seu esforço teórico, encontramos uma profunda preocupação sobre o que significa ser humano e quais são os meios/modos de se tornar humano. As repercussões e contribuições da abordagem de Vigotski para a pesquisa em educação, assim como suas implicações éticas e políticas, merecem ser destacadas. Sua forma de conceber o método escapa da rigidez, não do rigor, apontando para uma instigante flexibilidade que aproxima seus esforços aos de muitos autores contemporâneos em diferentes campos de conhecimento
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spelling Contribuições teóricas e conceituais de Vigotski para a pesquisa qualitativa em educaçãoVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Perspectiva histórico-culturalHistorical - Cultural perspectivePesquisa educacionalEducational researchDossiêResumo: A abordagem de Vigotski para o desenvolvimento humano está profundamente entrelaçada com sua investigação metodológica. Essa investigação está relacionada à sua persistente busca por compreender o problema da consciência. A incansável busca do autor por uma explicação plausível das bases materiais das funções psíquicas especificamente humanas permeia seu trabalho teórico, prático e empírico nos campos da psicologia e da educação. Nessa sua busca, a sociogênese e a mediação semiótica, tomadas inicialmente como hipóteses investigativas, tornam-se princípios explicativos. Trechos de seus textos seminais permitem acompanhar a elaboração dos pressupostos epistemológicos que ancoram sua teorização e evidenciam as relações entre objeto de estudo, princípio explicativo e unidade de análise nas pesquisas do desenvolvimento cultural do ser humano. Uma de suas principais preocupações dizia respeito aos modos de ensinar e de estudar as relações de ensino, bem como aos resultados ou efeitos dessas relações. Falar sobre as elaborações teóricas de Vigotski é, portanto, falar sobre o método – de inquirir, de investigar, de ensinar. Do início ao fim de seu esforço teórico, encontramos uma profunda preocupação sobre o que significa ser humano e quais são os meios/modos de se tornar humano. As repercussões e contribuições da abordagem de Vigotski para a pesquisa em educação, assim como suas implicações éticas e políticas, merecem ser destacadas. Sua forma de conceber o método escapa da rigidez, não do rigor, apontando para uma instigante flexibilidade que aproxima seus esforços aos de muitos autores contemporâneos em diferentes campos de conhecimentoAbstract: Vygotsky’s approach to human development is profoundly intertwined with his methodological inquiry. This inquiry is related to his persistent quest for framing and understanding the problem of consciousness. His untiring search for a plausible explanation of the material basis of specifically human psychological functions pervades his theoretical, practical, and empirical work in the fields of psychology and education. Throughout this search sociogenesis and semiotic mediation, at first investigative hypotheses, become explanatoryprinciples. Excerpts from his seminal texts allow us to follow the elaboration of epistemological assumptions that anchor his process of theorization and evidence the interrelationships between object of study, explanatory principle, and unit of analysis in studies of cultural development. One of his major concerns had to do with the ways of teaching and the ways of studying teaching relations, as well as the results or effects of such relations. To talk about Vygotsky’s theoretical elaborations is, hence, to talk about method of inquiring, of studying, of teaching. From the beginning through to the end of his theoretical endeavor, we find a deep concern about what it means to be human, what are the means to be human. Repercussions and contributions of Vygotsky’s approach to research in education, as well as their ethical and political implications, must be highlighted. His way of conceiving method escapes from rigidity, not from rigor, pointing to aninstigating flexibility which approximates his efforts to the efforts of many contemporary authors in different fieldsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSmolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11565SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Contribuições teóricas e conceituais de Vigotski para a pesquisa qualitativa em educação. Revista interinstitucional artes de educar. Rio de Janeiro, RJ: UERJ/FFP-UFRRJ/IM-IE, 2021. Vol. 7, n.3, Dossiê: Relatos de experiências e produção acadêmica (set./dez., 2021) p.1364-1389. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11565. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344516porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-09T11:39:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-09T11:39:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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