Inteligência competitiva : percepções de valor no setor da bijuteria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8823 |
Resumo: | Resumo: Na atividade econômica atual, destaca-se a informação como recurso econômico transacionável e o conhecimento como fator diferenciador na atuação e decisão. A grande revolução reside na oportunidade dada à generalidade dos agentes de, através do conhecimento e aprendizagem, gerarem inteligência, permitindo alcançar novas dinâmicas de evolução e desenvolvimento. Inteligência organizacional e competitiva constituem dois elementos vitais à competitividade e sustentabilidade econômica, equacionando as dinâmicas organizativas, a capacidade de inovação e a geração de valor em contexto colaborativo. O presente estudo tem por objetivo analisar a relevância da inteligência competitiva para o desenvolvimento em rede das PME do setor da bijuteria, em Limeira-S. Paulo, Brasil. Para tal, procurou-se, através do método de Delphi, averiguar a sensibilidade dos empresários para esta temática, bem como avaliar as suas expetativas sobre esta possibilidade de criação de um centro de inteligência capaz de disponibilizar informações relevantes sobre o mercado. Os resultados obtidos evidenciam a assunção clara da relevância do tema, a consciência dos contributos positivos da iniciativa, bem como as fragilidades existentes que podem condicionar o sucesso da iniciativa |
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Inteligência competitiva : percepções de valor no setor da bijuteriaCompetitive intelligence : perceptions of value in jewelry sectorInteligencia competitiva : las percepciones de valor en el sector de la joyeríaInteligência competitiva (Administração)Gestão do conhecimentoBijuteriaBusiness intelligenceKnowledge managementBijouEstudo de casoResumo: Na atividade econômica atual, destaca-se a informação como recurso econômico transacionável e o conhecimento como fator diferenciador na atuação e decisão. A grande revolução reside na oportunidade dada à generalidade dos agentes de, através do conhecimento e aprendizagem, gerarem inteligência, permitindo alcançar novas dinâmicas de evolução e desenvolvimento. Inteligência organizacional e competitiva constituem dois elementos vitais à competitividade e sustentabilidade econômica, equacionando as dinâmicas organizativas, a capacidade de inovação e a geração de valor em contexto colaborativo. O presente estudo tem por objetivo analisar a relevância da inteligência competitiva para o desenvolvimento em rede das PME do setor da bijuteria, em Limeira-S. Paulo, Brasil. Para tal, procurou-se, através do método de Delphi, averiguar a sensibilidade dos empresários para esta temática, bem como avaliar as suas expetativas sobre esta possibilidade de criação de um centro de inteligência capaz de disponibilizar informações relevantes sobre o mercado. Os resultados obtidos evidenciam a assunção clara da relevância do tema, a consciência dos contributos positivos da iniciativa, bem como as fragilidades existentes que podem condicionar o sucesso da iniciativaAbstract: In the current economic activity, we highlight the information as tradable economic resource and knowledge as a differentiating factor in performance and decision. The great revolution lies in the opportunity given to all the agents, through knowledge and learning, to generate intelligence allowing them to reach new dynamics of evolution and development. Organizational and competitive intelligence are two vital elements to competitiveness and economic sustainability, organizational dynamics, innovation capacity and value creation in collaborative context. The present study aimed to analyze the importance of competitive intelligence as a competitive SME sector of jewelry in Limeira-S. Paulo, Brazil. To this end we have sought through the Delphi method to analyze the sensitivity of entrepreneurs to this theme as well as assess their expectations about this possibility of creating an intelligence center able to provide relevant market information. The results show the clear assumption of the relevance of the issue, awareness of the positive contributions of the initiative as well as existing weaknesses that may affect the success of the sameResumen: En la actividad económica actual, la información es un recurso económico comerciable y el conocimiento un factor diferenciador en el actuar y la decisión. La gran revolución radica en la oportunidad que se brinda atodos los agentes através del conocimiento y el aprendizaje, generar inteligencia, lo que le permite llegar a nuevas dinámicas de evolución y desarrollo. Inteligencia organizacional y competitiva son dos elementos vitales a la competitividad y la sostenibilidad económica, poniendo en contexto las dinámicas organizacionales, la capacidad de innovación y la creación de valor en un contexto de colaboración. Este estudio tiene como objetivo analizar la importancia de la inteligencia competitiva en el desarrollo de redes de PYMES en el sector de la joyería en Limeira-S. Paulo, Brasil. Con este fin, hemos intentado, a través del método Delphi, determinar la sensibilidad de los empresarios a este tema, así como evaluar sus expectativas acerca de la posibilidad de crear un centro de inteligencia capaz de proporcionar información relevante sobre el mercado. Los resultados muestran una asunción clara de la relevancia del tema, la conciencia de las contribuciones positivas de la iniciativa, así como las debilidades existentes que pueden afectar el éxito de la iniciativaFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZambon, Antonio Carlos, 1965-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8823ZAMBON, Antonio Carlos. Inteligência competitiva: percepções de valor no setor da bijuteria. Revista portuguesa e brasileira de gestão. Rio de Janeiro, RJ. v. 13, n. 2, p. 41-60, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8823. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267553porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T16:08:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267553Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-04-26T16:08:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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