Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo |
id |
CAMP_f3a996d210ed0ab06d2bdf1586c78e3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1190438 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativaEngenharia - Estudo e ensinoEngineering - Study and teachingAmbientes tecnológicos interativosIndicadores estatísticosInovação tecnológicaArtigo originalEste trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdoThis paper aims to investigate how environments using interactive technology can be perceived as technological innovation in an educational context. Interactive technology environments have their indicators mapped, with respect to technical and operational aspects, and based on the literature in the area and using the perspective of engineers and teachers in training. Specifically, this article aims to present preliminary studies within this perspective, showing how innovation can be understood and used in educational contexts. The paper also presents the first indicators of interactivity for building a view of collaborative learning, developed from data obtained through a qualitative methodology of content analysisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Gilmar, 1958-Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1190438porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T14:46:27Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1190438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T14:46:27Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
title |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
spellingShingle |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa Barreto, Gilmar, 1958- Engenharia - Estudo e ensino Engineering - Study and teaching Ambientes tecnológicos interativos Indicadores estatísticos Inovação tecnológica Artigo original |
title_short |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
title_full |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
title_fullStr |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
title_full_unstemmed |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
title_sort |
Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa |
author |
Barreto, Gilmar, 1958- |
author_facet |
Barreto, Gilmar, 1958- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Gilmar, 1958- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia - Estudo e ensino Engineering - Study and teaching Ambientes tecnológicos interativos Indicadores estatísticos Inovação tecnológica Artigo original |
topic |
Engenharia - Estudo e ensino Engineering - Study and teaching Ambientes tecnológicos interativos Indicadores estatísticos Inovação tecnológica Artigo original |
description |
Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087 BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1190438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030821476106240 |