Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Gilmar, 1958-
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo
id CAMP_f3a996d210ed0ab06d2bdf1586c78e3b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1190438
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativaEngenharia - Estudo e ensinoEngineering - Study and teachingAmbientes tecnológicos interativosIndicadores estatísticosInovação tecnológicaArtigo originalEste trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdoThis paper aims to investigate how environments using interactive technology can be perceived as technological innovation in an educational context. Interactive technology environments have their indicators mapped, with respect to technical and operational aspects, and based on the literature in the area and using the perspective of engineers and teachers in training. Specifically, this article aims to present preliminary studies within this perspective, showing how innovation can be understood and used in educational contexts. The paper also presents the first indicators of interactivity for building a view of collaborative learning, developed from data obtained through a qualitative methodology of content analysisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Gilmar, 1958-Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1190438porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T14:46:27Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1190438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T14:46:27Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
title Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
spellingShingle Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
Barreto, Gilmar, 1958-
Engenharia - Estudo e ensino
Engineering - Study and teaching
Ambientes tecnológicos interativos
Indicadores estatísticos
Inovação tecnológica
Artigo original
title_short Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
title_full Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
title_fullStr Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
title_full_unstemmed Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
title_sort Inovação tecnológica e educação : estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa
author Barreto, Gilmar, 1958-
author_facet Barreto, Gilmar, 1958-
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
author_role author
author2 Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Gilmar, 1958-
Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - Estudo e ensino
Engineering - Study and teaching
Ambientes tecnológicos interativos
Indicadores estatísticos
Inovação tecnológica
Artigo original
topic Engenharia - Estudo e ensino
Engineering - Study and teaching
Ambientes tecnológicos interativos
Indicadores estatísticos
Inovação tecnológica
Artigo original
description Este trabalho tem o objetivo de investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Assim, espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais partindo da literatura na área e na perspectiva de engenheiros e professores em formação. De forma específica, este artigo busca apresentar estudos preliminares dentro desta perspectiva, mostrando como a inovação pode ser entendida e empregada no contexto educacional. O artigo também apresenta os primeiros indicadores de interatividade para uma perspectiva de aprendizagem colaborativa a partir de dados obtidos através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087
BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087
identifier_str_mv BARRETO, Gilmar; AMARAL, Sergio Ferreira do. Inovação tecnológica e educação: estudos preliminares para a construção de indicadores de interatividade em uma perspectiva de aprendizagem colaborativa. Revista eletrônica engenharia viva. Goiânia, GO : UFG/ Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, 2014.. Vol. 14, no. 1 (2014), p. 47-54. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652087. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1190438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030821476106240