Políticas e práticas de educação inclusiva : condições e contradições no cotidiano de uma escola de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia Faissal de, 1971-
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dainez, Débora, 1985-, Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/458
Resumo: Resumo: Neste artigo apresentamos algumas análises das contradições que marcam o trabalho no campo da educação inclusiva a partir de um projeto de pesquisa coletivo desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, SP, Brasil. Partindo dos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humanoproblematizamos as condições de atuação dos professores e de desenvolvimento dos alunos com deficiência, buscando compreender como as políticas públicas repercutem nas práticas educacionais. Também refletimos sobre o impacto do projeto de pesquisa no cotidiano escolar. Nas análises do material empírico, registrado por meio de diários de campo, videogravações e audiogravação, destacamos as tensões e as dificuldades que marcam as relações cotidianas no interior da escola, delimitando os limites da proposta de inclusão. Consideramos que as políticas públicas precisam estar orientadas de modo a concretizar condições de ensino que promovam o potencial pedagógico e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos com deficiência. Ressaltamos assim: a necessidade de investir na formação docente considerando o trabalho cotidiano na escola; a importância de criação, apropriação e disponibilização de diversos recursos e instrumentais para, então, ser possível a produção de vias de aprendizagem e desenvolvimento nas relações de ensino
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Partindo dos pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humanoproblematizamos as condições de atuação dos professores e de desenvolvimento dos alunos com deficiência, buscando compreender como as políticas públicas repercutem nas práticas educacionais. Também refletimos sobre o impacto do projeto de pesquisa no cotidiano escolar. Nas análises do material empírico, registrado por meio de diários de campo, videogravações e audiogravação, destacamos as tensões e as dificuldades que marcam as relações cotidianas no interior da escola, delimitando os limites da proposta de inclusão. Consideramos que as políticas públicas precisam estar orientadas de modo a concretizar condições de ensino que promovam o potencial pedagógico e as possibilidades de desenvolvimento dos alunos com deficiência. Ressaltamos assim: a necessidade de investir na formação docente considerando o trabalho cotidiano na escola; a importância de criação, apropriação e disponibilização de diversos recursos e instrumentais para, então, ser possível a produção de vias de aprendizagem e desenvolvimento nas relações de ensinoAbstract: This paper aims analyze some of the contradictions present in the work on inclusive education, based on a group research project developed in an elementary public school in Campinas, SP, Brazil. Starting from the basic assumptions of a historical-cultural perspective of human development, we discuss the conditions for teachers’ activities and for the development of students with disabilities, aiming to understand how public policies influence educational practices. Additionally, we reflect on the impact of the research project on school life. In our analysis of empirical data from field journals and video and audio records, we point out the tensions and difficulties that permeate everyday relations inside the school, stating the limits of the proposal for inclusiveeducation. We believe that public policies need to be targeted in order to achieve educational conditions that promote the pedagogical potential and the developmental possibilities of students with disabilities. We also emphasize the need to invest in teacher training considering their daily work within the school, as well as the importance of the creation, ownership, and availability of various resources and instruments in order to make possible the production of learning and developmental paths in educational relationsResumen: En esto artículo presentamos algunas análisis de las contradicciones que marcan el trabajo en el campo de la educación inclusiva desde un proyecto de investigación colectiva desarrollado en una escuela primaria pública municipal de Campinas, SP, Brasil. A partir de los supuestos de la perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano, indagamos a cerca del desempeño de los docentes y el desarrollo de los estudiantes con discapacidades, buscando comprender cómo las políticas públicas impactan en las prácticas educativas. También, tenemos como objetivo reflexionar sobre los impactos del proyecto de investigación en la vida escolar. En el análisis del material empírico registrado, por medio de diarios de campo, grabaciones de vídeo y de audio, destacamos las tensiones ydificultades que caracterizan las relaciones cotidianas dentro de la escuela, que marca los límites de la propuesta de inclusión. Consideramos que las políticas públicas deben estar alineadas con el fin de obtener condiciones de aprendizaje que promuevan el potencial educativo y las posibilidades de desarrollo de los estudiantes con discapacidades. Así, hacemos hincapié en: la necesidad de invertir en la formación del profesorado teniendo en cuenta el trabajo diario en la escuela, la importancia de la creación, apropiación y disponibilidad de diversos recursos y instrumentales, para entonces, ser posible la producción de vías de aprendizaje y de desarrollo en las relaciones del enseñazaFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Flávia Faissal de, 1971-Dainez, Débora, 1985-Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/458SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradições no cotidiano de uma escola de ensino. Education policy analysis archives. Phoenix, AZ : Arizona State University/Mary Lou Fulton Teachers College, 2014. Vol. 22, n. 82, Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem (Ago., 2014). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/458. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231602porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-12T10:54:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-12T10:54:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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