Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110
Resumo: Resumo: O objetivo central deste trabalho é analisar a figuração de valido presente na peça teatral cortesã Cómo ha de ser el privado. Definimos nosso específico lugar crítico nas abordagens que formaram olhar sobre a peça no campo acadêmico e que a redefiniram como relevante para estudos, bem como as premissas de função-autor das edições impressas que explicam o interesse tardio pela transposição de seu manuscrito. A partir dos elementos da forma genético-trópica ou retórico-poética da peça, construímos um entendimento acerca do sentido e da função específica do tema do valimento na peça, a qual entendemos como formada por poesias cênicas dialogais que dramatizam os mesmos horizontes de expectativas contidos no gênero Espelho de Magistrado. A estrutura da peça sugere uma masque de corte no final, o que interfere no modo como o soberano é figurado, aparecendo como modelo de virtude que cria onisciência sobre a honestidade de seu ouvido mediador, o valido
id CAMP_f97dc182ecb18111abdc9b73dbaad30c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1398257
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privadoQuevedo, Francisco de, 1580-1645 - Crítica e interpretaçãoQuevedo, Francisco de, 1580-1645. Cómo ha de ser el privadoTeatro espanhol - História e críticaTheather, spanish - History and criticismPoesias cênicas dialogaisMascarada de corteArtigo originalResumo: O objetivo central deste trabalho é analisar a figuração de valido presente na peça teatral cortesã Cómo ha de ser el privado. Definimos nosso específico lugar crítico nas abordagens que formaram olhar sobre a peça no campo acadêmico e que a redefiniram como relevante para estudos, bem como as premissas de função-autor das edições impressas que explicam o interesse tardio pela transposição de seu manuscrito. A partir dos elementos da forma genético-trópica ou retórico-poética da peça, construímos um entendimento acerca do sentido e da função específica do tema do valimento na peça, a qual entendemos como formada por poesias cênicas dialogais que dramatizam os mesmos horizontes de expectativas contidos no gênero Espelho de Magistrado. A estrutura da peça sugere uma masque de corte no final, o que interfere no modo como o soberano é figurado, aparecendo como modelo de virtude que cria onisciência sobre a honestidade de seu ouvido mediador, o validoRésumé: L'objectif principal de ce travail est analyser la figuration de valido présent dans la pièce de théâtre courtisane Cómo ha de ser el privado. Nous situons notre place critique dans des approches qui ont formé le regard sur la pièce dans le domaine académique et la redéfini comme pertinent pour les études, ainsi que les premisses de fonction-auteur des éditions imprimées qui expliquent l'intérêt tardif de sa transposition. Au moyen des éléments de la manière génétique-tropique ou rhétorique-poétique de la pièce, nous construisons une compréhension sur le sens et la fonction spécifiques du thème de valimento dans la pièce, que nous comprenons comme formée par les poésies scéniques dialogiques qui dramatisent les mêmes horizons des expectatives contenus dans le genre Miroir de Magistrat. La structure de la pièce suggère un masque de cour à la fin, qui interfère avec la façon dont le souverain est représenté, apparaissant comme un modèle de vertu qui crée l'omniscience sur l'honnêteté de son oreille médiateur, le courtisan preferéCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/21110RODRIGUES, Karenina do Nascimento. Masque para um espelho de magistrado: contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado. Revista Escrita da História. Formiga, MG. v. 6, n. 11, p. 180-203, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1398257porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-13T10:56:43Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1398257Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:20:58.416344Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
title Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
spellingShingle Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
Rodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-
Quevedo, Francisco de, 1580-1645 - Crítica e interpretação
Quevedo, Francisco de, 1580-1645. Cómo ha de ser el privado
Teatro espanhol - História e crítica
Theather, spanish - History and criticism
Poesias cênicas dialogais
Mascarada de corte
Artigo original
title_short Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
title_full Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
title_fullStr Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
title_full_unstemmed Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
title_sort Masque para um espelho de magistrado : contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado
author Rodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-
author_facet Rodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Karenina do Nascimento, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Quevedo, Francisco de, 1580-1645 - Crítica e interpretação
Quevedo, Francisco de, 1580-1645. Cómo ha de ser el privado
Teatro espanhol - História e crítica
Theather, spanish - History and criticism
Poesias cênicas dialogais
Mascarada de corte
Artigo original
topic Quevedo, Francisco de, 1580-1645 - Crítica e interpretação
Quevedo, Francisco de, 1580-1645. Cómo ha de ser el privado
Teatro espanhol - História e crítica
Theather, spanish - History and criticism
Poesias cênicas dialogais
Mascarada de corte
Artigo original
description Resumo: O objetivo central deste trabalho é analisar a figuração de valido presente na peça teatral cortesã Cómo ha de ser el privado. Definimos nosso específico lugar crítico nas abordagens que formaram olhar sobre a peça no campo acadêmico e que a redefiniram como relevante para estudos, bem como as premissas de função-autor das edições impressas que explicam o interesse tardio pela transposição de seu manuscrito. A partir dos elementos da forma genético-trópica ou retórico-poética da peça, construímos um entendimento acerca do sentido e da função específica do tema do valimento na peça, a qual entendemos como formada por poesias cênicas dialogais que dramatizam os mesmos horizontes de expectativas contidos no gênero Espelho de Magistrado. A estrutura da peça sugere uma masque de corte no final, o que interfere no modo como o soberano é figurado, aparecendo como modelo de virtude que cria onisciência sobre a honestidade de seu ouvido mediador, o valido
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110
RODRIGUES, Karenina do Nascimento. Masque para um espelho de magistrado: contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado. Revista Escrita da História. Formiga, MG. v. 6, n. 11, p. 180-203, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110. Acesso em: 21 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110
identifier_str_mv RODRIGUES, Karenina do Nascimento. Masque para um espelho de magistrado: contextualização política e crítico-genética da peça Cómo ha de ser el privado. Revista Escrita da História. Formiga, MG. v. 6, n. 11, p. 180-203, jan./jun. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/21110. Acesso em: 21 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1398257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1824684940085690368