Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/819 |
Resumo: | Agradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigo |
id |
CAMP_fd75ec6fb85cda0bf34827510e82c772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232272 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuaisVideo advertisements and the discourse of technology : verbal-visual metaphorsMultimodalidade (Linguística)MetáforaMultimodality (Linguistics)MetaphorVídeos publicitáriosModos de linguagemArtigo originalAgradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigoResumo: Este artigo discute metáforas multimodais em um corpus de vídeos publicitários. O objetivo é discutir como essas metáforas constroem o discurso de sedução do espectador por meio da facilitação e explicação de conteúdos da área técnica de informática. Essas metáforas constituem-se por um complexo sistema: além do verbal, há diversos outros modos: como gestos, vestimenta, olhar e posição no quadro; todos encapsulados na imagem do vídeo. Resultados parecem indicar que tais metáforas servem para caracterizar produtos de uma determinada marca de computadores como superior em qualidade e facilidade de operaçãoAbstract: This article discusses multimodal metaphors in a corpus of video advertisements. It aims at discussing how these metaphors create a discourse of seduction by making computer technical issues easier to end-user. These metaphors constitute a complex system: in addition to verbal, there are several other language modes such as gestures, dressing, gaze and position; all encapsulated in the video image. Results seem to indicate that such metaphors characterise products of a particular brand of computers as superior in quality and ease of operationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/819LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232272porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-18T14:32:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-18T14:32:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais Video advertisements and the discourse of technology : verbal-visual metaphors |
title |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
spellingShingle |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- Multimodalidade (Linguística) Metáfora Multimodality (Linguistics) Metaphor Vídeos publicitários Modos de linguagem Artigo original |
title_short |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
title_full |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
title_fullStr |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
title_full_unstemmed |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
title_sort |
Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais |
author |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_facet |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade (Linguística) Metáfora Multimodality (Linguistics) Metaphor Vídeos publicitários Modos de linguagem Artigo original |
topic |
Multimodalidade (Linguística) Metáfora Multimodality (Linguistics) Metaphor Vídeos publicitários Modos de linguagem Artigo original |
description |
Agradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/819 LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/819 |
identifier_str_mv |
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826126540800 |