Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819
Resumo: Agradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigo
id CAMP_fd75ec6fb85cda0bf34827510e82c772
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232272
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuaisVideo advertisements and the discourse of technology : verbal-visual metaphorsMultimodalidade (Linguística)MetáforaMultimodality (Linguistics)MetaphorVídeos publicitáriosModos de linguagemArtigo originalAgradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigoResumo: Este artigo discute metáforas multimodais em um corpus de vídeos publicitários. O objetivo é discutir como essas metáforas constroem o discurso de sedução do espectador por meio da facilitação e explicação de conteúdos da área técnica de informática. Essas metáforas constituem-se por um complexo sistema: além do verbal, há diversos outros modos: como gestos, vestimenta, olhar e posição no quadro; todos encapsulados na imagem do vídeo. Resultados parecem indicar que tais metáforas servem para caracterizar produtos de uma determinada marca de computadores como superior em qualidade e facilidade de operaçãoAbstract: This article discusses multimodal metaphors in a corpus of video advertisements. It aims at discussing how these metaphors create a discourse of seduction by making computer technical issues easier to end-user. These metaphors constitute a complex system: in addition to verbal, there are several other language modes such as gestures, dressing, gaze and position; all encapsulated in the video image. Results seem to indicate that such metaphors characterise products of a particular brand of computers as superior in quality and ease of operationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/819LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232272porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-18T14:32:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-18T14:32:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
Video advertisements and the discourse of technology : verbal-visual metaphors
title Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
spellingShingle Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Multimodalidade (Linguística)
Metáfora
Multimodality (Linguistics)
Metaphor
Vídeos publicitários
Modos de linguagem
Artigo original
title_short Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
title_full Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
title_fullStr Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
title_full_unstemmed Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
title_sort Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia : metáforas verbo-visuais
author Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_facet Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade (Linguística)
Metáfora
Multimodality (Linguistics)
Metaphor
Vídeos publicitários
Modos de linguagem
Artigo original
topic Multimodalidade (Linguística)
Metáfora
Multimodality (Linguistics)
Metaphor
Vídeos publicitários
Modos de linguagem
Artigo original
description Agradecimentos: Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustrações e a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/819
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/819
identifier_str_mv LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Vídeos publicitários e o discurso da tecnologia: metáforas verbo-visuais. DELTA: documentação de estudos em lingüística teórica e aplicada. São Paulo, SP : PUCSP, 2016. Vol. 32, n. 2 (maio/ago., 2016), p. 325-354. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/819. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826126540800