Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567 |
Resumo: | Resumo: O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópico |
id |
CAMP_fdb2c4cafa04e20499270cac7e31469c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344544 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aulaLaughter and carnivalization in the time-space of the classroomRisa y carnavalización en el tiempo-espacio del aulaJuventudeCotidiano escolarConflito e EducaçãoLinguagem e culturaYouthDaily school lifeConflict and educationLanguage and cultureArtigo originalResumo: O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópicoAbstract: The article problematizes the laughter of young people in the classroom, onsidering discursive intonations laden with irony and mockery. We have borrowed from Bakhtin's literary analysis of Rabelais' work his propositions about the popular carnival. Through a dialogic approach to discourse, we retrieve data from research carried out in a municipal chool on the outskirts of Campinas-SP. The analysis explains how the situations of laughter and humor act by questioning and subverting the hegemonic order and putting different ideological positions in debate. In this way, school time-space is experienced as a carnivalesque chronotope of the classroom, enabling young people to think about everyday life while projecting an utopian worldAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11567NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula. Revista cadernos de educação. Pelotas-RS: UFPEL/Falculdade de Educação, 2023. N. 67 (mar., 2023) n. art. e076723. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344544porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-09T15:03:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344544Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-09T15:03:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula Laughter and carnivalization in the time-space of the classroom Risa y carnavalización en el tiempo-espacio del aula |
title |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
spellingShingle |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- Juventude Cotidiano escolar Conflito e Educação Linguagem e cultura Youth Daily school life Conflict and education Language and culture Artigo original |
title_short |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
title_full |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
title_fullStr |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
title_sort |
Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula |
author |
Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- |
author_facet |
Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Cotidiano escolar Conflito e Educação Linguagem e cultura Youth Daily school life Conflict and education Language and culture Artigo original |
topic |
Juventude Cotidiano escolar Conflito e Educação Linguagem e cultura Youth Daily school life Conflict and education Language and culture Artigo original |
description |
Resumo: O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567 NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula. Revista cadernos de educação. Pelotas-RS: UFPEL/Falculdade de Educação, 2023. N. 67 (mar., 2023) n. art. e076723. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Riso e carnavalização no tempo-espaço da sala de aula. Revista cadernos de educação. Pelotas-RS: UFPEL/Falculdade de Educação, 2023. N. 67 (mar., 2023) n. art. e076723. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11567. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830368030720 |