Mudanças nos projetos de pesquisa de mestrandos: uma contribuição para a formação de pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Celia Finck
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Larocca, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/170
Resumo: O artigo analisa algumas mudanças qualitativas observadas nos projetos de pesquisa de mestrandos, durante o desenvolvimento da disciplina Seminários de Pesquisa da Linha Ensino-Aprendizagem (SPEA). Efetivando um espaço problematizador, a experiência de ensino pautou-se pelos princípios: a) centralidade da produção de conhecimentos e formação de novos pesquisadores; b) necessidade de a produção atender a exigências teóricas, epistemológicas, morfológicas e técnicas; c) compreensão de que a pesquisa envolve aprendizagens intensas e criativas; e d) produção coletiva. Conclui-se que a complexidade das pesquisas em Educação exige o debate sobre o significado do conhecimento científico dos processos educacionais e estudos sobre os modos de funcionamento cognitivo subjacentes à produção de conhecimentos científicos.
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This article analyses some observed qualitative changes in the research proposals of master degree students during the development of the discipline Research Seminars in the fi eld of Teaching and Learning (SPEA). In an effort to foment problem awareness, the teaching experience was based on the following principles: a) the centrality of knowledge production and the development of new researchers; b) the need for research production to meet theoretical, epistemological, morphological and technical requirements; c) an understanding that research involves intense and creative learning; and d) the production of research in a collective manner. The study’s conclusion is that the complexity of research in the fi eld of education requires a debate about the scientifi c meaning of educational processes and suggests the need for studies about the modes of cognitive learning that underlie the production of scientifi c knowledge.
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