Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/132 |
Resumo: | O presente artigo discute a avaliação da internacionalização, com especial enfoque na pós-graduação brasileira. Para tanto, apresentam-se, em primeiro lugar, um conceito e os objetivos da internacionalização a partir da Constituição da República de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Em seguida, são classificadas as formas de internacionalização sob o ponto de vista da administração acadêmica. Enfim, busca-se verificar como os objetivos e as formas analisadas influenciam o processo de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. |
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Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação.The internationalization of the graduate study: objectives, forms and evaluationUniversidade. Pós-Graduação. Internacionalização.University. Graduate study. InternationalizationO presente artigo discute a avaliação da internacionalização, com especial enfoque na pós-graduação brasileira. Para tanto, apresentam-se, em primeiro lugar, um conceito e os objetivos da internacionalização a partir da Constituição da República de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Em seguida, são classificadas as formas de internacionalização sob o ponto de vista da administração acadêmica. Enfim, busca-se verificar como os objetivos e as formas analisadas influenciam o processo de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil.This paper aims at discussing the evaluation of internationalization policies at the level of Brazilian graduate programs. The fi rst part presents the concept and purposes of the academic internationalization from the perspective of the Federal Constitution of 1998 and the “Lei de Diretrizes e Bases da Educação”. The second part analyses some forms of internationalization from the viewpoint of academic management. Finally, the objectives and forms analyzed in the paper are discussed with respect to their consequences for the offi cial evaluation of graduate programs in Brazil.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMarrara, Thiago2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/13210.21713/2358-2332.2007.v4.132RBPG; v. 4, n. 8 (2007)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 4, n. 8 (2007)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/132/126info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com - |
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O presente artigo discute a avaliação da internacionalização, com especial enfoque na pós-graduação brasileira. Para tanto, apresentam-se, em primeiro lugar, um conceito e os objetivos da internacionalização a partir da Constituição da República de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Em seguida, são classificadas as formas de internacionalização sob o ponto de vista da administração acadêmica. Enfim, busca-se verificar como os objetivos e as formas analisadas influenciam o processo de avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. |
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