A pós-graduação e a formação de recursos humanos para inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Benedito
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Assad, Ana Lúcia Delgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/157
Resumo: O presente trabalho constitui a síntese de uma pesquisa realizada por solicitação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, que tinha por objetivo central examinar as relações entre a pós-graduação nacional e o processo de inovação. A investigação procurou identificar as percepções dos diferentes atores que atuam tanto nos programas de pós-graduação quanto no meio empresarial, quanto as relações existentes entre esses dois segmentos. Buscou identificar iniciativas existentes voltadas para fortalecer a formação de recursos humanos para a inovação na pós-graduação, bem como detectar algumas sugestões e recomendações, visando estreitar a interação do meio empresarial com a pós-graduação nacional e incrementar sua participação no processo de inovação. A pesquisa foi baseada em observações de campo, realização de entrevistas com determinados coordenadores de programas de pós-graduação, lideranças acadêmicas e atores que atuam no meio empresarial. Apoiou-se também numa bibliografia internacional e nacional sobre relações entre formação na pós-graduação e setor produtivo. O país possui uma consolidada pós-graduação, que se destaca em termos de produção científica, na formação de profissionais com alta competência científica. No entanto, uma parte signifi - cativa dos recursos humanos formados pela pós-graduação possui pouco conhecimento do processo de inovação e do mercado que poderá atuar. Este não é um cenário exclusivamente brasileiro, mas se repete em maior ou menor proporção em outros países. Enfocando o contexto brasileiro, a pesquisa indicou que determinadas mudanças são possíveis visando ao incremento das relações entre esses dois segmentos. Nesse sentido, através de ações públicas é possível incentivar a parceria público-privada a incorporar mestres e doutores em empresas, incrementar a oferta de oportunidades de treinamento em empresas durante a pós-graduação e realizar mudanças curriculares em determinados programas. No entanto, essas e outras mudanças exigem uma profunda mudança de mentalidade tanto dos atores que atuam na pós-graduação nacional quanto do meio empresarial e não são de responsabilidade única da universidade, mas deve envolver todos os atores neste processo, cada um deles com sua cota de responsabilidade.
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This article consists of a synthesis of research that was solicited by the Center of Governance and Strategic Studies of the Ministry of Science and Technology. The central objective of the study was to examine relations between graduate study in Brazil and the process of innovation. The investigation sought to determine the perceptions of actors involved in graduate programs and in business enterprises about current relationships between these two segments. It attempted to identify existing graduate-level initiatives for fortifying the formation of human resources for innovation and detect suggestions and recommendations for improving the interaction between the two segments and for increasing their participation in the innovation process. The study was based on fi eld observations, interviews with graduate program coordinators, academic leaders and actors within the business enterprise milieu. It was also supported by a national and international bibliography on relations between graduate study and the productive sector. The research revealed that it is possible to improve relations between the two segments under consideration through public initiatives designed to (a) promote public-private partnerships for incorporating masters and doctoral degree holders into business enterprises, (b) increase enterprise-based training opportunities for graduate students, and (c) implement changes in the curriculum of certain graduate programs. These and other changes, however, require profound changes in the mentalities of all the actors involved, including those both within and outside the university community.
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