A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vânia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425
Resumo: This article aims at investigating ways in which the principles of Green Chemistry are included in Brazilian Graduate Programs in Chemistry. Part of the premise is: when facing today’s challenges concerning the production of knowledge and the formation of human resources focused on social and environmental sustainability, it has become necessary to reflect on topics, proposals, potentialities and limits related to Green Chemistry, which occur in the courses offered in over 40 Graduate Programs in Chemistry in the country. In almost all of these programs it is possible to observe that they include disciplines, groups, research lines and projects for development, analysis and formation which permit a rethinking of ways of creating green materials and processes in the contemporary Brazilian academic context.
id CAPES-1_3ddd666ac068eb81d36b1a954e663b5d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/425
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivasThe inclusion of green chemistry in post-graduate programs in Chemistry in Brazil: tendencies and perspectivesLa inserción de la Química Verde en los programas de posgrado en Química en Brasil: tendencias y perspectivasQuímica Verde. Pós-Graduação em Química. Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Sustentabilidade.Green Chemistry. Graduate Programs in Chemistry. Science, Technology and Innovation (ScT&I). SustainabilityQuímica Verde. Posgrado en Química. Ciencia, Tecnología e Innovación (CT&I). Sostenibilidad.This article aims at investigating ways in which the principles of Green Chemistry are included in Brazilian Graduate Programs in Chemistry. Part of the premise is: when facing today’s challenges concerning the production of knowledge and the formation of human resources focused on social and environmental sustainability, it has become necessary to reflect on topics, proposals, potentialities and limits related to Green Chemistry, which occur in the courses offered in over 40 Graduate Programs in Chemistry in the country. In almost all of these programs it is possible to observe that they include disciplines, groups, research lines and projects for development, analysis and formation which permit a rethinking of ways of creating green materials and processes in the contemporary Brazilian academic context.Este artigo tem como meta investigar as formas pelas quais osprincípios da Química Verde têm sido inseridos nos programas de pósgraduaçãoem Química brasileiros. Parte da premissa de que, diante dosatuais desafios que tocam à produção de conhecimentos e formaçãode recursos humanos voltados à sustentabilidade socioambiental, fazsenecessário refletir sobre os temas, as propostas, as potencialidadese os limites relacionados à Química Verde que ocorrem nos cursosofertados por mais de 40 programas de pós-graduação em Químicado País. Observa-se que a quase totalidade desses programasapresenta disciplinas, grupos, linhas e projetos de pesquisa para odesenvolvimento, a análise e a formação que permitem repensaras formas de geração de materiais e processos verdes no contextoacadêmico brasileiro contemporâneo.Este artículo tiene como objetivo investigar las formas mediante las cuales los principios de la Química Verde se están insertando en los programas brasileños de posgrado en Química. Se supone que, dados los retos actuales que afectan la producción de conocimientos y la formación de recursos humanos centrados en la sostenibilidad socioambiental, es necesario reflexionar sobre los temas, las propuestas, las potencialidades y los límites relacionados a la Química Verde que ocurren en los cursos ofrecidos por más de 40 programas de posgrado en Química de Brasil. Se observa que casi la totalidad de estos programas presenta asignaturas, grupos, líneas y proyectos de investigación para el desenvolvimiento, análisis y la formación que permitan repensar las formas de generación de materiales y procesos ecológicos dentro del contexto académico brasileño contemporáneo.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGomes, Vânia2014-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/42510.21713/2358-2332.2013.v10.425RBPG; v. 10, n. 21 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 21 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporenghttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425/355http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425/780##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
The inclusion of green chemistry in post-graduate programs in Chemistry in Brazil: tendencies and perspectives
La inserción de la Química Verde en los programas de posgrado en Química en Brasil: tendencias y perspectivas
title A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
spellingShingle A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
Gomes, Vânia
Química Verde. Pós-Graduação em Química. Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Sustentabilidade.
Green Chemistry. Graduate Programs in Chemistry. Science, Technology and Innovation (ScT&I). Sustainability
Química Verde. Posgrado en Química. Ciencia, Tecnología e Innovación (CT&I). Sostenibilidad.
title_short A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
title_full A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
title_fullStr A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
title_full_unstemmed A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
title_sort A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas
author Gomes, Vânia
author_facet Gomes, Vânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vânia
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Química Verde. Pós-Graduação em Química. Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Sustentabilidade.
Green Chemistry. Graduate Programs in Chemistry. Science, Technology and Innovation (ScT&I). Sustainability
Química Verde. Posgrado en Química. Ciencia, Tecnología e Innovación (CT&I). Sostenibilidad.
topic Química Verde. Pós-Graduação em Química. Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Sustentabilidade.
Green Chemistry. Graduate Programs in Chemistry. Science, Technology and Innovation (ScT&I). Sustainability
Química Verde. Posgrado en Química. Ciencia, Tecnología e Innovación (CT&I). Sostenibilidad.
dc.description.none.fl_txt_mv This article aims at investigating ways in which the principles of Green Chemistry are included in Brazilian Graduate Programs in Chemistry. Part of the premise is: when facing today’s challenges concerning the production of knowledge and the formation of human resources focused on social and environmental sustainability, it has become necessary to reflect on topics, proposals, potentialities and limits related to Green Chemistry, which occur in the courses offered in over 40 Graduate Programs in Chemistry in the country. In almost all of these programs it is possible to observe that they include disciplines, groups, research lines and projects for development, analysis and formation which permit a rethinking of ways of creating green materials and processes in the contemporary Brazilian academic context.
Este artigo tem como meta investigar as formas pelas quais osprincípios da Química Verde têm sido inseridos nos programas de pósgraduaçãoem Química brasileiros. Parte da premissa de que, diante dosatuais desafios que tocam à produção de conhecimentos e formaçãode recursos humanos voltados à sustentabilidade socioambiental, fazsenecessário refletir sobre os temas, as propostas, as potencialidadese os limites relacionados à Química Verde que ocorrem nos cursosofertados por mais de 40 programas de pós-graduação em Químicado País. Observa-se que a quase totalidade desses programasapresenta disciplinas, grupos, linhas e projetos de pesquisa para odesenvolvimento, a análise e a formação que permitem repensaras formas de geração de materiais e processos verdes no contextoacadêmico brasileiro contemporâneo.
Este artículo tiene como objetivo investigar las formas mediante las cuales los principios de la Química Verde se están insertando en los programas brasileños de posgrado en Química. Se supone que, dados los retos actuales que afectan la producción de conocimientos y la formación de recursos humanos centrados en la sostenibilidad socioambiental, es necesario reflexionar sobre los temas, las propuestas, las potencialidades y los límites relacionados a la Química Verde que ocurren en los cursos ofrecidos por más de 40 programas de posgrado en Química de Brasil. Se observa que casi la totalidad de estos programas presenta asignaturas, grupos, líneas y proyectos de investigación para el desenvolvimiento, análisis y la formación que permitan repensar las formas de generación de materiales y procesos ecológicos dentro del contexto académico brasileño contemporáneo.
description This article aims at investigating ways in which the principles of Green Chemistry are included in Brazilian Graduate Programs in Chemistry. Part of the premise is: when facing today’s challenges concerning the production of knowledge and the formation of human resources focused on social and environmental sustainability, it has become necessary to reflect on topics, proposals, potentialities and limits related to Green Chemistry, which occur in the courses offered in over 40 Graduate Programs in Chemistry in the country. In almost all of these programs it is possible to observe that they include disciplines, groups, research lines and projects for development, analysis and formation which permit a rethinking of ways of creating green materials and processes in the contemporary Brazilian academic context.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-14
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425
10.21713/2358-2332.2013.v10.425
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2013.v10.425
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425/355
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/425/780
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 10, n. 21 (2013)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 21 (2013)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075803512832